TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Negociação

Pesquisas Acadêmicas: Técnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

DIAGNÓSTIOCOS DOS PROBLEMAS

A empresa PET GLAMOUR é uma pequena empresa voltada especificamente em oferecer mão-de-obra especializada no banho e tosa de animais domésticos.

A empresa esta começando a apresentar queda no faturamento no último ano na ordem de 4%, o que já sinaliza que algo não esta correto na empresa, uma vez que o setor de Pet é um dos que mais cresceram nos últimos anos, e uma queda de 4% já é preocupante, pelo fato do mercado ter projeções de crescimento sempre positivas, conforme matéria da revista Negócios Pet, realizada no ano passado.

“O último estudo que considerou o número de pets shops, feito em 2005 pelo Sebrae-SP (Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), apontava a existência de cinco mil lojas somente em São Paulo e oito mil em todo o país. Atualmente, as estimativas da indústria apontam que o Brasil possui aproximadamente 30 mil pontos de venda.

Os números evidenciam o sucesso do setor que promete muito mais. Para o próximo ano, a Anfalpet prevê que o segmento permanecerá em um cenário de crise econômica mundial e de gastos mais contidos, o mercado pet se destaca a cada ano, se tornando cada vez com o crescimento de 13%. "Espera-se que seja mantido o crescimento de 13% no faturamento no mercado pet e um crescimento por volta de 6% para o volume de produção de pet food", estima França.

Já em relação à tendência para o próximo ano, não poderia ser outra se não os produtos voltados para as linhas mais naturais. Segundo o diretor da Anfalpet, esse perfil do mercado é fruto da alteração do estilo de vida da população brasileira e também mundial. “Os animais de estimação passaram a ser tratados como membros da família e com isso ocorreu esta alteração no comportamento e um maior cuidado na seleção dos profissionais que lidam com estes animais”,

A empresa tem vários problemas de relacionamentos no ambiente de trabalho, o que é o mais comum de ocorrer na maioria das empresas, seja ela de qualquer segmento.

Os sócios João e Alba precisam promover conversas semanais para identificarem possíveis erros na empresa e tentar solucioná-los antes mesmo que se tornem visíveis aos demais colaboradores, ao invés de um culpar o outro pelos problemas que estão ocorrendo. Os dois sócios devem participar igualmente da administração da empresa, para que um não acuse o outro pelos erros que possam ocorrer.

A comunicação significa compartilhar, e não apenas falar ou escrever, e na falta dela é que começam os problemas. No cotidiano do trabalho é importante divulgar com transparência as decisões e objetivos da empresa, para que tenha um retorno positivo.

O gerente Rui, parece ser o do tipo bonzinho, não tem autoridade para impor regras no ambiente de trabalho e fica a sombra dos proprietários, que estão no dia a dia ao seu lado, parece que a sua postura é aquela de que “se o patrão esta vendo tudo e não fala nada, porque eu vou criar atrito com meus subordinados”.

O colaborador Eder por sua vez é uma pessoa com o ego nas alturas, se acha o melhor profissional da empresa, sempre se colocando acima das colaboradoras, Léa e Anita, o que cria um ambiente ruim e uma relação negativa com os colaboradores da empresa.

As colaboradoras Léa e Anita estão desmotivadas no local de trabalho, por conta da falta de respeito do colaborador Éder, o que reflete significamente na realização dos trabalhos que terão que ser executados.

As colaboradoras Leila e Elaine não têm comprometimento com a empresa, não cumprem os horários e faltam muito por conta de consultas médicas, pois já perceberam que a empresa não tem regras claras que devem ser cumpridas, e que os superiores não tem liderança para implantar estas regras, então fazem o que querem com a certeza de que não serão punidas.

APRESENTAÇÃO DE SOLUÇÕES

Primeira providência que os sócios devem tomar é a de procurar uma consultoria especializada para implementar um novo modelo de gestão para a empresa, onde envolveria todos os níveis e setores da empresa, desde os sócios, passando por todos os colaboradores.

Realização de treinamentos para os colaboradores, participação de feiras, e eventos voltados ao setor Pet, realizar reuniões constantes com os colaboradores, e observar qual o motivo das intrigas, falta de controle, dentre outras avaliações para melhorar a empresa como um todo.

João deveria voltar a estudar e pensar em fazer uma universidade, para melhor capacitação, o que ajudaria consideravelmente na sua gestão de administrador.

Alba também deveria voltar a estudar e pensar em um curso para agregar valor para sua vida profissional e pessoal, o que também ajudaria consideravelmente seu irmão João na gestão dos negócios.

O colaborador Rui deveria ser demitido, pois não tem o perfil e nem as competências necessárias para desenvolver a função de líder.

O cargo de gerente deveria ser incorporado por Alba, pois uma empresa que ficaria com apenas cinco funcionários, não necessitaria de gerente, podendo muito bem ser administrado por Alba.

As colaboradoras Léa e Anita deveriam realizar cursos de aperfeiçoamento no setor de banho e também no setor de tosa, pois colaboradores treinados rendem muito mais para as empresas.

As colaboradoras Elaine e Leila deveriam ser repreendidas imediatamente por seu comportamento nada profissional, para se enquadrarem na nova visão da empresa, e caso não mudem, também devem ser demitidas, e substituídas por profissionais comprometidas com a organização.

Para aumentar o faturamento a empresa deveria oferecer um novo produto, o que nosso grupo apontaria como o pulo do gato, seria o atendimento móvel a domicilio, pois muitas vezes o grande transtorno para os consumidores é levar o animal de estimação até o local, por falta de tempo e compromissos profissionais.

Esta etapa muitas vezes acaba atrapalhando o negócio, então com este serviço as vendas de serviços aumentariam consideravelmente já nos primeiro meses.

Com este serviço conseguiriam atender uma faixa bastante significativa de consumidores, que são os da terceira idade, que tem ainda mais dificuldades em transportar seus bichinhos ao Pet, necessitando de ajuda de filhos e parentes para realizar esta tarefa, e com esta comodidade e segurança, os consumidores da terceira idade se sentiriam mais seguros em verem seus bichinhos serem cuidados ao alcance de seus olhos, que muitas vezes são tratados como filhos, e são a única companhia.

BIBLIOGRAFIA:

Comportamento Organizacional e Comunicação.

Geraldo R. Caravantes, Monica C.Kloeckner, Claudia Caravantes.

Revista Negócios Pet.

...

Baixar como  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »