TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Negociação

Ensaios: Técnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS Técnicas de Negociação

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO ETAPA 1

CONCEITOS DE NEGOCIAÇÃO

Conceito segundo Max Genhriger

"Negociar é o que as pessoas mais fazem todos os dias”

Segundo Max Gehringer a negociação é algo simples e objetivo, não é algo distante das pessoas, e que só se da através de grandes empresários, é algo cotidiano que fazemos muitas das vezes sem nem perceber.

Conceito segundo Roberto Justus

Negociação é a possibilidade de se fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta; por outro lado, não deverá ser surpresa, caso as ações de não negociação provem ser o meio superior de realizar algo

Conceito segundo Consultor Sebrae/SP

Negociar é, antes de tudo, uma troca na qual nenhum lado quer sair perdendo. O objetivo é chegar a um consenso. Para isto, é importante que todos saibam os resultados que desejam alcançar e que sintam que seus posicionamentos foram ouvidos

Conceito segundo Julio Kyosen Nakatani

Devem-se buscar opções que proporcionam benefícios mútuos.

O acordo deve refletir algum padrão razoável e que seja um consenso entre as partes envolvidas.

Esses critérios devem ser claramente definidos, na medida do possível.

Ao discutir as soluções, nenhum dos lados precisa ceder, devem aceitar uma solução justa, baseada em critérios previamente discutidos e aceitos.

EXEMPLOS DE NEGOCIAÇÕES PESSOAIS

Dar alguns exemplos de negociação que você já se envolveu na sua vida pessoal. Citar pelo menos um exemplo de: Negociação com familiares (pais, cônjuge, filhos ou irmãos); negociação com amigos; negociação sobre uma viagem ou estudo ou outra questão pessoal. Você obteve sucesso nessas negociações? Se não, o que falhou?

R: Toda sexta feira eu Tenho que negociar com minha esposa, quem faz o que no serviço doméstico, pois os dois trabalham, as vezes eu fico com a pior parte, e quando terminamos lá por volta de 01:30hs as vezes nossa filha de 5 meses acorda ai então surge outra negociação de quem fica com ela pra faze-la dormir, e na maioria das vezes eu fico com ela pois os argumentos da minha esposa são mais convincentes.

Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximas a você? Exemplo: Ter que negociar algum assunto importante com o cônjuge, com os filhos, com os pais ou com algum amigo íntimo (seja uma viagem, uma aquisição, definir alguma prioridade doméstica, mudança no emprego ou de cidade etc.).

R: Em minha opinião negociar com a família é mais difícil, porque com as pessoas do nosso convívio diário que trabalhamos em uma equipe sempre terá negociação que temos que ganhar, e só nos importamos em ganhar independente das situações. Muitas das vezes as negociações entre familiares não dão muito certo por pensamentos diferentes que entram em conflitos e as vezes por termos intimidade acabamos nos cedendo para não prolongar a negociação e não se transformar em uma discussão.

O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo de negociação? Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido, sua postura ou atitude seria diferente em algum aspecto? O que seria igual? Justificar suas respostas a cada questão.

Resposta: A proximidade com as pessoas que iremos negociar auxilia e já tem um ponto positivo, pois se uma pessoa negociou com você no passado e está querendo negociar novamente é porque ali foi construída uma relação duradoura. Já a intimidade demais acaba atrapalhando, pois a amizade e o negócio podem acabar se confundindo tornando um resultado final ruim para as duas partes. A postura de negociação com desconhecido é sempre mais séria, portanto o risco de atrapalhar é menor e sempre será diferente, a postura, a forma do diálogo, pois devido a sabermos dos riscos que corremos de sermos enganados, criamos um bloqueio natural e interpretamos um papel mais agressivo e confiante.

Nas suas negociações em família, você sente que os dois lados ganham ou só

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com