TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Negociação

Trabalho Universitário: Técnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Conceituação de Negociação

Para Mc Cormack (1984) diz que o tempo em si – ou o passar do tempo – poderá representar o seu mais valioso aliado no processo de negociação. A ansiedade e o desejo de ver o negócio realizado levam a um comportamento hipercinético. O negociador necessita tempo para conhecer a outra parte, para obter informações, para negociar e precisa conhecer bem o seu tempo limite e, se possível, o tempo limite da outra parte.

Para Sergio Vieira de Mello (2003) a negociação é um processo social utilizado para fazer acordos e resolver ou evitar conflitos .É utilizado quando as partes interessadas desejam estabelecer regras de relacionamento mútuos ou quando desejam mudar as regras de uma acordo já existente .

Para Mattos (2003) a negociação é um instrumento eminentemente educacional ,seu exercício efetivo conduz ao desenvolvimento cultural , à qualidade dos relacionamentos humanos ,à medida das condições de vida negociadas ,aos esforços consentido, à cooperação espontânea e o trabalho como meio de auto-realização ,negociação é basicamente conversão ,significando a prática habitual do diálogo.

Segundo Freund (1992), adotar uma postura de negociação inflexível ou transmitir informações que parecem aumentar a influência revela-se medidas eficazes, desde que o outro lado acredite no que lhe é apresentado. A arma mais forte ao se dar informações é a verdade. Quando os fatos apresentados não são verdadeiros, a tarefa torna-se muito mais difícil, sem falar na ética.Com a finalidade de reduzir a complexidade de informações a serem consideradas em uma negociação, os gerentes devem estabelecer regras simplificadoras.

Aspectos de negociação na vida pessoal

1- Dê alguns exemplos de negociação que você já se envolveu na sua vida

pessoal. Citar pelo menos um exemplo de: negociação com familiares , com amigos, negociação sobre uma viagem ou estudo ou outra questão pessoal. Você obteve sucesso nessas negociações? Se não, o que falhou?

Podemos citar a formação do nosso próprio grupo de estudos na faculdade o conflito ocorreu quando o número de pessoas excedeu a quantidade exigida que é de no máximo sete pessoas. Na primeira reunião pré-agendada duas pessoas não compareceram e na segunda três pessoas se ausentaram também por isso utilizamos o critério de participação e interesse para a formação do grupo .Não foi fácil ,mas foi necessário ,as duas pessoas que não continuaram no nosso grupo entraram em outro em uma das disciplinas, porém nas outras duas continuam com a gente ,pois duas pessoas não estudam todas as disciplinas.

2- Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com alguém da família e bem próximas a você? Resposta geral do grupo.

Acreditamos que seja mais difícil negociar com pessoas próximas ou da família por esse mesmo motivo ,por serem parentes e próximos porque muitas vezes não levam a sério o que é acordado , não cumprem com o que prometeram e acham que por fazer parte da família é mais fácil relevar e esquecer o compromisso .Exemplo: um dos membros da família está com restrição no CPF e precisa comprar um eletrodoméstico ou algum outro produto, pede ajuda aos pais, irmãos ou outro membro que tem crédito na praça e depois este descobre que o valor não foi pago e também fica com o nome restrito.

3 - O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo de negociação? Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido, sua postura ou atitude seria diferente em algum aspecto? O que seria igual? Justificar suas respostas a cada questão.

Conforme dito na questão anterior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com