TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Negociação

Artigo: Técnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  3.399 Palavras (14 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 14

Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera Uniderp Polo de Apoio Presencial de Caruaru

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina – Gestão do Conhecimento

Prof. Msc. Ademir Carvalho Leite

Acadêmicos: Antônio Marculino da Silva Junior – RA: 288037

Marcelo Mendonça Pereira – RA: 303421

Regiane Lima de Melo – RA: 293789

Tawan Salviano de Oliveira – RA: 298466

Caruaru/PE

Novembro de 2012

Acadêmicos: Antônio Marculino da Silva Junior – RA: 288037

Marcelo Mendonça Pereira – RA: 303421

Regiane Lima de Melo – RA: 293789

Tawan Salviano de Oliveira – RA: 298466

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina – Gestão do Conhecimento

Prof. Msc. Ademir Carvalho Leite

Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para avaliação da Disciplina Gestão do Conhecimento para atribuição de nota da atividade avaliativa.

Caruaru/PE

Novembro de 2012

INTRODUÇÃO

A Gestão do Conhecimento pode ser descrita como o aperfeiçoamento contínuo e integrado dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores de uma empresa visando atingir os objetivos estratégicos da organização. Competência é uma habilidade que permite a um indivíduo agregar valor à organização que ele trabalha. Logo, competência é uma característica pessoal, ou seja, está diretamente ligado ao funcionário como pessoa, e não como trabalho em si. Porém, existem fatores que influenciam a aplicabilidade no mundo profissional de cada um. Desempenhar de maneira satisfatória para a empresa não é apenas dever do colaborador. A empresa também é responsável, pois cabe à ela transmitir um esforço contínuo, integrar as pessoas com os instrumentos de gestão e de operação e respeitar as limitações de cada um dos envolvidos. Sem contar que ela deve analisar se existem programas de treinamentos apropriados para com seus colaboradores que permitam aprimorar seus desempenhos através dos conhecimentos, habilidade e atitudes. De nada adianta exigir cumprimento e metas e objetivos dos colaboradores se as empresas não souberem onde surgem as possíveis falhas e qual a melhor forma de ajustá-las. A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta que permite essa análise que não pode deixar de existir no processo de identificação de desempenho dos funcionários. Ser coerente é cobrar onde se deve cobrar e corrigir onde se é necessário. E não menos importante é o feedback, pois todo colaborador quer saber seu rendimento, que saber se ele desempenhas suas funções de maneira eficiente para com a empresa. Por isso, comunicação organizacional é tão importante tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

1. EMPRESA ALVO – MOTORAC LTDA.

O presente estudo foi desenvolvido na empresa Motorac Ltda. Situada à cidade de Santa Cruz do Capibaribe/PE. Nosso objetivo é a principio conhecer as ferramentas de gestão de pessoas aplicada no cotidiano da mesma.

Através de uma pesquisa, conseguimos identificar o objetivo para a criação da mesma, a visão, qual o objetivo da empresa para com o consumidor final. A Motorac hoje se resume em 7 concessões do ramo de motocicletas de marca Honda, a qual toda ela deve seguir os padrões de qualidade, conhecimento e atendimento ao mercado. A criação da Motorac se deu ao fato da precária situação de transporte na cidade e região, seu objetivo é facilitar a locomoção das pessoas vendendo motocicletas que é líder no mercado nacional.

Assim, foi ganhando nome e espaço no mercado e se tornando líder também na região.

Para favorecer a criação do conhecimento na Empresa

Promover a realização do sonho da motocicleta, favorecendo com preços justos todas as classes sociais oferecendo modelos compatíveis com todas as rendas.

Sem contar na independência de deslocamento, uma vez que seus clientes não mais precisarão depender do transporte coletivo da cidade e região.

Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem de conhecimento

No ingresso ao quadro de colaboradores da Motorac, todos passam por treinamentos que objetivam a disseminação da missão da empresa, onde se destaca a importância da oportunidade ali buscada pelos seus clientes a tornarem sonhos realidades. A visão organizacional é trabalhada fortemente a fim de não perder o foco da fidelização dos valores para com os seus clientes.

Como reter conhecimento do funcionário que se afasta da organização

O conhecimento não pode ser visto como uma apropriação, como um bem, desta forma os conhecimentos ditos por alguma colaborador que deixou e fazer parte da organização, deve ser multiplicado aos demais enquanto fizer parte da organização, pois tudo que ali se aprende, deve ser colado não apenas em prática, mas também disseminado, absorvido e praticado por outros, para que não haja perca de conhecimento associada a perca de uma colaborador.

INTERLIGAÇÕES DO CONHECIMENTO

Gestão do conhecimento enquanto prática que busca registrar, compartilhar e reter na empresa, os “fazeres” e os “saberes” exclusivos e que podem conferir valor e diferencial competitivo ao negócio. Porém, pouco se sabe acerca dos resultados concretos de projetos de Gestão do Conhecimento realizados no Brasil e, dentre os poucos conhecidos, percebe-se grande dificuldade em identificar ou mensurar retornos, geralmente porque se limitaram à implantação de tecnologias que nada mais são do que a ferramentas e que, portanto, não se constituem na gestão em si. A literatura e os eventos sobre Gestão do Conhecimento que proliferam no país reforçam, em grande parte, a supervalorização da importância da adoção de tecnologias em detrimento de soluções focadas em processos e pessoas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com