TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Negociação

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.575 Palavras (15 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 15

CURSO]

[Nome do Aluno]

[ATIVIDADE]

[resumo da atividade ex: Atividades Práticas Supervisionadas apresentada a disciplina de Organização de Computadores, como requisito a adquirir conhecimento e parcialmente frequência avaliativa para conclusão do semestre.]

Orientador:

        


[SUMÁRIO]


Introdução

No mundo atual é cada vez mais natural que as pessoas incluindo as crianças, iniciem desde cedo nas primeiras etapas das suas vidas o processo de negociação, seja pelo melhor lugar á mesa, a maior fatia de bolo, quem escolhe o que vai assistir, ou seja, passamos boa parte das nossas vidas negociando, onde houver mais que uma pessoa com pensamentos, ideologias e interesses divergentes e convergentes haverá sempre uma negociação para se chegar ao acordo.

  1. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

 

A arte de negociar salário é um processo delicado e que exige preparação, planejamento, variedades de informações e principalmente, clareza diante do alvo que pretende alcançar como conquistar uma remuneração ou um aumento salarial satisfatório. Por tanto, faz-se necessário estabelecer e focar nos pontos favoráveis e desfavoráveis, como analise de habilidades, desempenho, responsabilidades e estratégias desenvolvidas, também o trabalho coletivo, facilitando o desenvolvimento desse processo de negociação por saber expor os argumentos.

Enfim, é preciso que tenhamos consciência de tempo coerente para a busca destas perspectivas, considerando as condições da instituição empresarial, evitando assim tomar decisões precipitadas e incoerentes.

Você estaria preparado para receber uma resposta negativa?

Sim, pois o não serviria para rever as ações, as atitudes e métodos adotados e despertar uma visão abrangente sobre as habilidades e estratégias necessárias para adquiridas e serem aplicadas com maior maturidade e dedicação promovendo assim o maior desempenho e conquista de novas competências, ou seja, o não hoje serviria de reflexão para garantir o sim no futuro, através de processo de integração entre o profissional e a instituição empresarial.

Qual seria a sua reação?

Diante desta situação não devo me desmotivar, pois isso servirá para rever alguns conceitos profissionais e pessoais que possam me levar á atualização, fazer uma reflexão sobre o meu perfil e adquirir mais maturidade profissional, levando-me a percepção do momento certo de ir novamente para uma negociação satisfatória tendo maiores habilidades e argumentação ao meu favor.

Como administraria a situação?

Diante de uma negociação salarial, o negociador deve apresentar uma coerência de valores, comprometimento em suas decisões para que haja uma ótima relação com a empresa, não tomar decisões precipitadas. No entanto é necessário que se faça refletir com a organização, buscando em seus conhecimentos habilidades e competências na execução do trabalho. Acho que, o bom profissional deve estar preparado para administrar a frustração causada pelo não focado em seus objetivos nos momentos positivos do seu trabalho para buscar cada dia não só adquirir novas habilidades, mas principalmente aperfeiçoar as já adquiridas e assim despertar a percepção dos superiores para favorecer a auto-valorização.

Quais “seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial”?

O primeiro argumento é o comprometimento, assumido as responsabilidades, executando todas as tarefas com maturidade e confiança para que alcançasse os resultados positivos.

Minha experiência e dedicação também são importantes para meu desenvolvimento e crescimento da empresa. Ou seja, apresentaria todos os resultados obtidos, toda a dedicação na empresa e o meu desempenho tanto pessoal quanto profissional a fim de estabelecer uma negociação ganha-ganha para ambos os lados.

                

TEXTO 1.

1.1ESTILOS DE NEGOCIADOR

O conhecimento dos estilos de negociação é conveniente para avaliar certas questões importantes, tais como qual deve ser um comportamento efetivo numa negociação.

Um entendimento do conceito dos estilos de negociação e de seus limites pode ser útil, seja em termos conceituais, seja em termos pratico tanto no que se refere ao desenvolvimento de habilidades, como para enfrentar uma situação corrente de negociação.

O modelo de estilos apresentado por Carl Jung, citado por Oliveira (1994), alia a capacidade que o individuo tem de controlar ou aceitar o controle em relação ao aos outros com grau que ele tende a considerar ou desconsiderar-nos outros indivíduos os quais se relaciona.

  • Estilo Restritivo: este estilo mostra como os indivíduos combinam o controle com a desconsideração com o outro. Os negociadores que adotam esse estilo agem apenas conforme seus interesses.
  • Estilo Confrontador: o confrontador combina com o controle com confiança no outro. Trabalha em colaboração.
  • Estilo Ardiloso: a desconsideração aliada á deferência pressupõe que os negociadores dever ser evitados ou mantidos a distancia,pois representam uma fonte de aborrecimentos.
  • Para o ardiloso a negociação é sempre com base em regras e procedimentos.
  • Estilo Amigável: o negociador amigável combina a consideração com a confiança para manter um relacionamento cooperativo e simpático com seu oponente, independente do fato de alcançar ou não seus objetivos.

  • Aplicabilidade de cada estilo
  • Restritivo: parece sábio quando é fundamental se chegar a um acordo.
  • Ardiloso: trabalha bem com questões rotineiras com muitos detalhes ou quando se chegar um acordo não é prioridade.
  • Amigável: é aplicável em casos que requeiram entusiasmo e diplomacia, como para acalmar irritações.
  • Confrontador: é o mais adequado em questões que exijam o melhor ou envolvam altos interesses.

TATICAS DE NEGOCIAÇÃO DE CADA ESTILO

Restritivo

- Representante: usa um representante para ganhar tempo enquanto analisa o oponente sem revelar sua posição.

- Rebaixar o oponente: em posição inferior descreve negativamente o outro para obter igualdade.

- Tática do choque: o negociador age sem informar seu oponente para desviar seu pensamento da questão.

Ardiloso

-Falsa retirada: age como se estivesse cedendo para conquistar a confiança do outro.

-Informações seletivas: apresenta um numero grande de informações com excesso de detalhes para disfarçar a ausência de dados específicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (215.6 Kb)   docx (58.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com