TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnologia De Gestão

Artigos Científicos: Técnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  4.170 Palavras (17 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 17

Conteúdo

Desafios para o gestor contemporâneo 1

Processos-chaves ou primários: 3

Processos de Apoio: 3

A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ORGANIZACIONAL E DA CONSULTORIA 4

CONSULTORIA: 4

DEFINIÇÃO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL: 6

DEFINIÇÃO DE QUEBRA DE PARADIGMA: 6

Gestões da qualidade total 8

Tendências para a Gestão contemporânea da qualidade. 9

Tecnologias 9

Sistemas de Informação 11

Etapa 4 14

Desafios para o gestor contemporâneo

A empresa escolhida para ser feito a entrevista sobre mudança organizacional foi a Xavier Comercial Ltda. Localizada na rua Tiradentes nº 507 no centro da cidade Araras, esta empresa tem o segmento no ramos de venda no varejos e os produto mais comercializados são móveis e eletrodomésticos. Está empresa é considerado de porte médio em seu ramos e sua missão é: “Trabalhar para o sucesso de seus clientes e fornecedores”

Esta Empresa foi escolhida porque um dos integrantes da equipe é funcionário da mesma e também foi o entrevistado para a realização deste trabalho, o Sr. Marcio Djard é gerente comercial da filial de Araras/SP. Ele está gerenciando a Loja de Araras a 2 anos e está neste ramo a mais de 12 anos, com experiência em duas Empresas do mesmo ramo de porte maior (Cybelar e Lojas Cem).

Neste trabalho estaremos falando sobre mudanças organizacionais, mas o que vem a ser isso? As empresas estão inseridas em um ambiente em constante mudança, influenciando e sofrendo influência deste e, portanto, aprendendo e ensinando ou, em outras palavras, temos a aprendizagem organizacional, em que todos os agentes estão envolvidos e os trabalhadores o conhecimento apresentam um diferencial: trabalham melhor em equipe.

As empresas, assim como os indivíduos,aprendem continuamente, por sofre influências desse ambiente, e desenvolvem mecanismos por intermédio de procedimentos e rotinas que passam a fazer parte de sua cultura; assim, a empresa aprende.

Sabemos que mudanças exigem comprometimento, envolvimento e objetivos clara-mente estabelecidos e difundidos entre todos os envolvidos no processo. A mudança quando envolve o conhecimento individual, é relativamente simples e demanda pouco tempo de re-cursos. No entanto, quando se almeja a mudança de comportamento e um grupo, é preciso que se considere que tanto o grau de dificuldade quanto o tempo envolvido no processo são maio-res, pois estes contemplam aspectos motivacionais. O que impulsiona as ações são os motivos e eles determinam o comportamento dos indivíduos.

Toda mudança deve ser bem definida e delimitada, considerando que, uma vez deter-minados os objetivos, identifica-se qual é o estado atual do grupo envolvido qual o tipo de mudança que é almejada. Quando se identifica uma necessidade de mudança e está é adequa-damente implantada, o resultado é o de se ter uma empresa flexível e pronta para se adaptar, aprender, inovar e enfrentar turbulências do ambiente de negócios global, os avanços tecnoló-gico significativos, os aspectos sociais e o cenário político-tributário dos governos local e mundial.

O conhecimento individual e o relacionamento interpessoal dos colaboradores, quando bem administrados, conduzem à criatividade e a iniciativa, pois a motivação para o comparti-lhamento do conhecimento parte do bem estar, da satisfação e do comprometimento de todos os envolvidos. A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa , o nível de alcance de seus objetivos. O dina-mismo em obrigado as empresas criarem procedimentos que diferenciem seus produtos ou marcas para que sobrevivam nesta realidade mercadológica.

As organizações precisam estar atentas às novas demandas da moderna sociedade, porque ela está mais exigente e não somente quanto aos avanços tecnológicos e inovações, mas também quanto as ações empresarias, pois tem cobrado transparência e responsabilidade.Para as organizações, o ambiente está em freqüente movimento e mudança, portanto, elas devem ter um olhar atento para os seus sistemas e o ambiente em que estão inseridas, afim de que possam adaptar seus processos e mudar, sempre que necessário. Um dos primeiros passos para a mu-dança organizacional é a quebra dos paradigmas antigos e a colocação de novos paradigmas. É possível afirmar que os paradigmas, que são em sua essência, as teorias dominantes num certo período, têm função normativa, pois postulam o que é ou não possível , e portanto, oferece uma visão acerca do mundo, e também um conjunto de problemas para serem resolvidos, contudo,quando muitas questões surgem e já não são solucionadas pelo paradigma vigente, a teoria entra em crise e dá início a uma revolução e a um novo paradigma.

Outro ponto importante da mudança organizacional é o processo, pois ele é, em sua essência, um conjunto de atividades que transforma os insumos (imput ou entradas), agregan-do-lhes valores (processo) a fim de produzir um produto ou serviço que será entregue ao cli-ente interno ou externo(output ou saída).

Processos-chaves ou primários:

• Logística interna;

• Operações;

• Logística externa;

• Marketing e Vendas;

• Serviço;

Processos de Apoio:

• Infraestrutura da Empresa;

• Gerência de Recursos Humanos;

• Aquisição

Enfim, podemos associar o conceito de processo empresarial a idéia de cadeia de va-lor: um coleção de atividades que envolve a empresa de ponta a ponta, com o propósito de entregar um

Resultado a um cliente ou usuário final.

A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ORGANIZACIONAL E DA CONSULTORIA

A palavra “gestão” vem do latim gestione, ato de gerenciar e administrar, o gestor or-ganizacional terá de adotar um modelo orientado por vários princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo. Deve ainda ser capaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com