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UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO MUSICAL A PARTIR DA INTERNET COM A UTILIZAÇÃO DE NOVOS SOFTWARES

Por:   •  25/4/2018  •  Bibliografia  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

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RAFAEL DE OLIVEIRA PEREIRA

UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO MUSICAL A PARTIR DA INTERNET COM A ATILIZAÇÃO DE NOVOS SOFTWARES


Introdução

As novas tecnologias vem criando novas formas de disseminar a música, facilitando o acesso a artistas e compartilhamento de arquivos na web. Segundo SANTINI, a Internet altera o modo de fazer e experimentar cultura e arte. A música na era na Internet vive profundas mutações nos meios e processos de difusão.  

Ouve uma grande preocupação do mercado musical sobre o surgimento do Mp3. O MP3 começou a ser utilizado em 1992 para gravação de áudio em CD-ROM mas
foi com a Internet que ele ampliou suas possibilidades de uso (SANTINI,2005; p.7); essa nova forma de compressão de áudio era mais facilmente compartilhada na rede de computadores e não havia controle algum da indústria fonográfica, obtendo assim perigos eminentes como a pirataria. Os executivos das gravadoras
têm se preocupado mais em criar programas de computador de criptografia do que em
encontrar alternativas para seus produtos chegarem às mãos do consumidor. (SANTINI,2005; p.7)
; a solução para resolver esse problema é se adaptar as novas tecnologias. O streaming é uma tecnologia que envia informações multimídia, através da transferência de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet (fonte: https://www.significados.com.br/streaming/. Acesso em: 21/11/2017), pode-se dizer que é uma boa alternativa pois utiliza-se transferência em tempo real sem precisar baixa-lo, facilitando a venda via internet.

II- Objetivos:

II.I Gerais

 Compreender as diversas formas de tecnologias disponíveis para o consumo e produção de música; abarcar o impacto na indústria fonográfica e no consumo de cultura.

II.II Específicos

         Entender quais as alternativas que a indústria fonográfica, produtores musicais e artistas estão encontrando para resolver certos problemas como a pirataria decorrente da livre circulação de arquivos musicais. Conhecer os novos softwares que são mais utilizados atualmente (tais como: Spotfy, YouTube, Vevo) para a divulgação e compartilhamento de música e como as redes sociais também podem facilitar tais serviços.

III- Justificativa

A importância desse trabalho para o curso de licenciatura em música da UFMS é o entendimento de como novas tecnologias de divulgação e consumo de música modifica a produção e disseminação de cultura. Para minha formação pessoal foi escolhido esse tema por que é uma área que muito me interessa, tanto como consumidor de tecnologia e música como educador musical; A internet está presente e auxiliando muitas áreas: entretenimento, cultura e conhecimento gerais e específicos; na música não é diferente, a internet e os novos softwares aproximam cada vez mais a música na vida das pessoas, dando um grande número de opções e um certo controle do consumidor sobre o que escutar.

A música tem de ser uma arte acessível a todos, tanto aprender música com também apreciar sem ter custos muito autos para isso, com as facilidades da internet talvez há uma certa democratização dos arquivos musicais, criando facilidades e problemas também. Isso sempre vai evoluindo à medida que a tecnologia vai avançando; pensar sobre isso e criar uma visão é um princípio de posteriores pesquisas sobre esse assunto.

IV- Metodologia

         Para a pesquisa serão utilizados artigos retirados da internet: Difusão de música na era da internet e Produção de música com as novas tecnologias de informação e comunicação (feito por dois autores em conjunto da área de comunicação Rose Marie Santini e Clóvis Ricardo de Lima); também será feita pesquisas em sites e revistas on line, para comentar sobre determinadas situações ou definir certos termos empregados durante o texto.

        

VI- Cronograma e atividades previstas.

Fevereiro:  Apresentação da disciplina. Normas de TCC. Apresentação do projeto de pesquisa na mostra de pesquisa do curso de Música da Ufms (Art.8-II)

 Definição do orientador; 1º Conversa com orientador; Definição final do tema e dos materiais bibliográficos.

Março: Ter lido os textos e conseguir mais matérias para ajudar; Escrever as primeiras páginas sobre o assunto, mas sem a formatação ainda. Ir falando com o orientador para tirar dúvidas por e-mail.

Abril: Continuar o trabalho de escrita e começar a formatar, iniciando assim uma introdução e 2º conversa com o orientador e entrega da ficha de aceite do orientador com o título do projeto.

Maio: Ter escrito mais e mandar para o orientador ler e corrigir as ideias e concordâncias da monografia.

Junho: Texto em ordem revisão do orientador e entrega a 1º Banca.

Submissão do trabalho monográfico ou do artigo cientifico ao exame de qualificação.

Agosto: Continuação da pesquisa, seguindo as recomendações apontadas no exame de qualificação(Art.8-III); 3º Reunião com o orientador para definições a partir do resultado da 1º banca.

Setembro: Ter terminado a redação completa do trabalho monográfico.

Outubro: 4º Reunião com o orientador, com o trabalho e a apresentação para a sessão pública e defesa de monografa já bem estruturada.

Novembro: Versão final do trabalho terminado. Me preparar para a apresentação final.

Dezembro: Etapa final, trabalho impresso e encapado; Encaminhamento para a versão final do trabalho aprovado pela banca examinadora para arquivamento físico e digital (Art.8-III).

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