TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DO DESIGN

Por:   •  17/9/2020  •  Resenha  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

UMA INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DO DESIGN

Apresenta a história do design a partir de uma perspectiva brasileira.

História: n é apenas um conjunto de fatos. Os fatos podem ter seu sentido inteiramente desvirtuado de acordo com a versão contada, outros tem a sua importância relativizada com o decorrer do tempo. A história implica em um processo complexo de seleção de fatos e de avaliação de sua importância. N é apenas um conjunto de fatos, mas um processo contínuo de interpretar e repensar velhos e novos relatos. O historiador interpreta os fatos e constrói s sua versão. Toda versão histórica é uma construção e, portanto, nenhuma delas é definitiva e, embora se tratando do passado, toda versão histórica é escrita no presente.

O passado não muda, mas uma mudança na sua interpretação pode alterar completamente sua visão, não somente no presente como também no futuro. É preciso tomar cuidado com o historicismo.

 As primeiras histórias do design, escritas durante o período modernista, tendem a impor uma série de normas e restrições ao leitor, do tipo, isto é, design e aquilo não. (no começo houve a necessidade de delimitar a abrangência do campo e a consagração de práticas e praticantes)

A história do design deve ter como prioridade a abertura de novas possibilidades que ampliem os seus horizontes, sugerindo a partir da riqueza de exemplos do passado formas criativas e consciente de se proceder no presente.

O livro se trata das grandes tendências sociais e culturais que condicionaram o desenvolvimento do design, e não biografias de designers famosos. História social do design.

Cultura material gerada pelo design.

A NATUREZA DO DESIGN

Origem imediata da palavra é do ingles no qual design se refere tanto a ideia de plano, desígnio, intençao/ configuraçao, arranjo, estrutura (não se refere apenas a objetos feitos pelo humano: design em uma molecula).

Origem mais remota: do latim designare: designar desenhar

Os dois já contem ambiguidade: sentido abstrato (projetar/atribuir/conceber), sentido concreto (registrar/ configurar/ formar) --- atribui forma material a conceitos intelectuais. Gera projetos, esboços, modelos.

Proximidade com o fazer artesanal- se diferencia pela separaçao entre o projetar e fabricar.

Definição tradicional: elaboração de projetos para a produçao em serie de objetos para a produçao em serie de objetos por meios mecanicos.- problematica no sentido de que a transiçao não ocorreu de forma simples ou uniforme. Na antiguidade já havia tecnicas basicas. Insereçao em meios mecanicos: imprensa com tipo moveis na europa do sec 15. Sec 18 introduz alto grau de divisão no trabalho. O primeiro emprego da palavra designer data do sec 17.  a palavra começam a ser empregada mais frequentemente no sec 19 na inglaterra primeiro e dps nos outros paises da europa, inicialmente ligados a confecçao de padroes ornamentais na industria textil. Divisao do trabalho: necessidade de estabelecer o design como uma etapa especifica do progresso produtivo. - A existencia de atividades ligadas ao design antecede a figura do designer. Esses profissionais são provenientes da promoçao  por experiencia ou habilidade em outros cargos.

Transformaçao da origem operaria em um proficional liberal- longo processo evolutivo: início: primeiras escolas de design no sex 19.

INDUSTRIALIZAÇAO E ORGANIZAÇAO INDUSTRIAL, SEC. 18 E 19

-REVOLUÇOES INDUSTRIAIS E INDUSTRIALIZAÇAO

2 acontecimento mais importante dps do advento da agricultura.

-sec: 18 e 19

  • Transformaçoes nos meios de fabricaçao: sistema de produçao em massa para ganhar o max de lucro e ter o minimo de gastos. Por o custo ser tao baixo o sistema n depende mais da demanda existente mas gera o seu proprio mercado.
  • Primeira REV: inglaterra- 1750 - a inglaterra tinha um mercado suficientemente grande e um retorno crescente do monopolio do comercio exterior. Isso propiciou a acumulaçao de capital necessaria para financiar a transiçao de pequenas oficinas artesanais para grandes fabricas- mecanizaçao do trabalho/inovaçoes tecnologicas que permitiram o aumento constante da produtividade e baixa de custos com a rapidez da produçao e diminuiçao da mao de obra. Os produtos se tornaram tao acessiveis que mesmo as classes mais baixas conseguiam compralos - o sistema passa a gerar uma demanda em vez de apenas suprila. Essa demanda crescente surgiu devido ao acumulo de riqueza liquida por 100 anos. No sec 18 já havia uma classe consumidora numerosa que detinha um forte poder de compra e  que já começava a exigir bens de consumo mais sofisticados.

PRIMORDIOS DA ORGANIZAÇAO INDUSTRIAL

As primeiras fábricas eram do estado.

  • Consolidaçao dos estados nacionais- eixo central do comercio se torna o atlantico- com o sistema mercantilista, os estaados investem mt na produçao de bens de consumo. Fundaram manufaturas reais orincipalmente de artigos de luxo, mas as primeiras manufaturas a serem monopolizadas foram as de fabricaçao de armas e construçap naval (industrias estrategicas para garantir a sobrevivencia do estado naçao) - luiz 14: cria um polo centralizado de de oficinas que fabricam artigos reais a fim de racionalizar a produçao e fortalecer a hegemonia francesa.- criaçao do estilo de vida frances- no ponto de vista do design, se destaca o pintor charles le brun: criava formas pra serem fabricadas- já existia uma separaçao plena entre projeto e execuçao.
  • Fabrica Meissen- louças
  • A partir do sec 18 começaram a surgir importantes industrias de iniciativa privada –lyons na frança: ectro internacional de fabricaçao de sedas.
  • Fabrica de josiah wedgwood: em 1750 haviam mt oficinas pequenas na regiao. Em menos de duas decadas se transformou numa industria internacional. Tecnologia e comercio-design. O mercado de classe media queria possuir louças de qualiddade , mas n tinham condiçoes de compralas. Era preciso uma louça que se parecesse com a porcelana e fosse acessivel- conseguiu aperfeiçoar um tipo de ceramica esmaltada (creamware) foi um avaço tecnico. Outra inovaçao foi a aplicaçao pordecalque de decoraçoes pintadas. Contudo a maior inovaçao foi a venda de louças poe encomenda a paartir de catalogos. Compra personalizada. Peças inspiradas na arte neoclassica e na antiguidade, linhas que elevaram a cotaçao das peças comuns. Nova tecnica: ceramica leve. Percebeu que o maior fator de diferenciaçao dessaa peças estava nos motivos ornamentais que ostentassem: colaboraçao com o desenhista  John Flaxman: trabalhou como free-lance. 1750 já era comum empregar pessoas para fazer as modelagens: garantia n somente que as peças tivessem uma maior aceitaçao comercial como tbm centralizavao controle sobre os aspectos mais decisivos do processo produtivo.

Escala de produçao aumentando

Aumentava o tamanho das fabricas e oficinas (mais traalhadores e investimento em equipamentos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com