TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DA MARKETING PARA A SEGURANÇA DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

Tese: USO DA MARKETING PARA A SEGURANÇA DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Tese  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 9

A UTILIZAÇÃO DO MARKETING PARA PROMOVER A BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL.

RESUMO

O avanço tecnológico e a facilidade de obter informações pelos meios de comunicação e também pela internet. A importância da leitura. Frequência com que deparávamos com pessoas lendo livros está cada vez mais rara. Na realidade atual, crianças que preferem jogos eletrônicos e televisão, ao invés da atividade lúdica ou até mesmo a ler um livro. Incentivo à leitura. Biblioteca Pública Municipal Prefeito Bento Pereira Louzada, composta por um grande e variado acervo, que, mesmo à disposição da população é pouco aproveitada pela sociedade. Com a utilização do marketing pode-se mudar a situação atual.

Palavras chave: capital intelectual, marketing, informação, promoção, livros, leitura.

DESENVOLVIMENTO

Na época do feudalismo, sistema caracterizado especialmente pela economia de consumo, as famílias produziam para sua subsistência e faziam escambo (troca de mercadorias) para conseguirem o que faltava. Depois, com a evolução, as pessoas param de produzir e, com surgimento dos grandes latifúndios, ocorre o êxodo rural. As pessoas mudam para as cidades passam a trabalhar nas fábricas e indústrias para ganhar dinheiro.

Este processo do aumento de produção deu-se com a Revolução Industrial que ocorreu no século XVIII.

“Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos e de processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros bicombustíveis pelo carvão. A revolução teve início no Reino Unido e em poucas décadas se espalhou para a Europa Ocidental e os Estados Unidos.”(WIKIPEDIA,10/08)

O aumento do consumo e produção ocorreu depois da 1º Guerra Mundial, pois os conflitos armados destruíram muitas cidades e países por inteiro, interferindo na fabricação de produtos, e apenas os países que injetaram dinheiro na guerra, financiando seus aliados é que saíram ilesos, e puderam continuar com suas produções.

Desta maneira, os países tinham que produzir o suficiente para suprir a grande demanda existente. Mas, antigamente não existia planejamento e nem estratégia de administração, e com isso a demanda começou a ser maior que a oferta e às vezes a oferta ser maior que a demanda, tornando então difícil agradar ao mercado.

Surge a necessidade de administrar as fábricas e seus processos produtivos até o momento que o produto chega ao cliente. Para conseguir realizar a administração com sucesso é muito importante possuir informações sobre todos os assuntos relacionados com a empresa em questão.

As informações, juntamente com o conhecimento, são ferramentas valiosas para o desenvolvimento e manutenção das empresas. Estas informações proporcionam o conhecimento, um recurso fundamental e indispensável para a vida do homem.

Neste momento econômico em que vivemos, as organizações têm acesso a diversas informações e tecnologias com muita rapidez e isto torna o campo competitivo cada vez mais complicado para conseguir o sucesso e estabilidade.

Assim, o conhecimento, ou seja, o capital intelectual que cada integrante da empresa possui é o diferencial para se sobressair no mundo dos negócios de hoje.

“O conhecimento será a principal vantagem competitiva das empresas por muitos anos do século XXI. Capital intelectual é o conjunto dos conhecimentos existentes em uma empresa.”(MAXIMIANO, 2010, p.67)

Com esta visão da importância do conhecimento e da formação do capital intelectual podemos estudar, analisar e tentar mostrar como é possível promover o hábito da leitura, para isso utilizando o marketing, no que diz respeito à coleção de conhecimentos presentes na biblioteca local.

O acervo de informações da biblioteca local teve início quando da criação do Município de Porecatu, através da lei estadual nº 02, de 10 de outubro de 1947. O primeiro prefeito de Porecatu foi nomeado pelo Governador do Estado, e seu nome era José Patrocínio Silva.

Nessa época, foi organizada a Prefeitura Municipal de Porecatu, consistente no Poder Executivo do Município. Porecatu foi elevado à condição de município pelo seu desenvolvimento econômico. Com o avanço da cidade foram realizadas diversas obras importantes.

O fato marcante aconteceu no dia 26 de outubro de 1978, quando foi sancionada a seguinte lei:

A Lei n. 514 – de 30 de outubro de 1978 que denomina a biblioteca pública municipal de Biblioteca Pública Municipal Prefeito Bento Pereira Louzada.

Depois de 35 anos, e com várias mudanças de local, sem que ficassem documentadas todas as localizações, está ela localizada atualmente na Rua Governador Paulo Pimentel, nº. 52, no centro da cidade.

Conforme informações retiradas de um documento atualizado pela última vez em 2005, o centro de informações reuniu documentos que relatam a história do município, o seu potencial e inúmeros acontecimentos importantes.

A Biblioteca Pública Municipal Prefeito Bento Pereira possui um acervo de 24.500 livros, distribuídos em 5 corredores com 14 estantes em cada corredor, compostas de 5 repartições com aproximadamente 70 livros em cada repartição. Os livros infantis ficam separados em 2 estantes.

No seu amplo espaço, existem 6 mesas com 5 cadeiras, totalizando 30 lugares disponíveis para realização de leituras e pesquisas. Na área infantil existem 3 mesas e 14 cadeiras.

No espaço destinado ao Telecentro, existe o chamado Espaço Cidadão, que reúne centros de aperfeiçoamento profissional e repasse de conhecimento para todos os paranaenses, de forma a viabilizar o crescimentos em suas carreiras, ou ainda começar um novo ofício, com isso melhorando cada vez mais sua qualidade de vida. Na Biblioteca é composto por 10 mesas e 5 computadores em funcionamento.

A área administrativa é composta de 2 mesas, 2 cadeiras, 2 arquivos, 1 telefone fixo e um móvel e dois balcões para atendimento.

A Biblioteca Pública Municipal Prefeito Bento Pereira está ligada diretamente ao Setor de Cultura do município, e tem como funcionários 2 estagiários selecionados para a função.

O atendimento é voltado para a comunidade, composta por pessoas de faixas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com