TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Pesquisa de Mercado

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  1.143 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO VEIGA DE ALMEIDA

Aluna: Thays de Oliveira Eloi.               Matrícula: 20191301163

Professor: Rodolfo Exler.                     Turma: Pesquisa de Mercado (IL60090)

TRABALHO DISCIPLINAR AV2.

ATIVIDADE: Você deverá ler a reportagem disponibilizada na situação-problema apresentada e desenvolver uma reflexão acerca da aplicação do censo para o desenvolvimento de uma pesquisa. Sendo assim, espera-se que você diferencie o censo da amostra, sinalize os pontos positivos e negativos de ambos e analise se, na situação mencionada na reportagem citada, o censo foi à abordagem mais adequada para a situação.

RESPOSTA:

CENSO X AMOSTRA

Como expõe Paulo Freire, “é necessário enxergar a educação como instrumento de formação de uma consciência crítica e política dos indivíduos”, e para isso tem a análise do Censo Escolar em nosso país. Antes de definir o Censo Escolar vamos definir o que é Censo e seus pontos positivos e negativos.

O Censo é um estudo realizado para o levantamento de informações sobre a população do país e sua condição de vida. As informações coletadas dizem respeito a:

  • Quantidade pessoas que moram no país, Estados e municípios;
  • Quantidade de homens e mulheres;
  • Se existem mais pessoas morando na zona urbana ou rural;
  • Quantidade de pessoas trabalhando e desempregadas;
  • Renda salarial do povo brasileiro.

 Os pontos positivos são: a alta precisão dos dados. Os negativos são: como é realizado a cada 10 anos a nossa população tem uma alta crescente e com isso se torna algo infinito, igual ao Universo. Desse modo torna-se inviável e com custos elevados e demanda de tempo.

Já a amostra é uma pequena parcela desse grupo visando uma forma mais precisa dessa representação. Os pontos positivos são: os custos e tempos são reduzidos tornando uma pesquisa mais rentável. Os pontos negativos são: resultados estimados e globalizados.

O QUE SERIA O CENSO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA?

O Censo Escolar nada mais é do que a coleta de dados estatística educacional realizada em todo o país, que tem o objetivo de fornecer os dados e imagens da situação escolar no Brasil. De acordo com o INEP, a finalidade do Censo Escolar e para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como as escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.

A sua importância é apresentar o diagnósticos acerca do ensino no país, que oferece dados que servem para o planejamento, execução e o acompanhamento dessas políticas desenvolvidas através deste resultado, ou seja, resulta em melhoria no sistema de ensino do Brasil.

BIBLIOGRÁFIA

Fonte: https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-que-e-censo.htm

Fonte: https://blog.portabilis.com.br/a-importancia-do-censo-escolar-para-a-educacao-do-pais/

Fonte: http://portal.inep.gov.br/web/guest/censo-escolar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com