TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade

Monografias: Universidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 9

1. Um dos principais entraves à ação do consultor está relacionado a uma espécie de dilema. Este dilema envolve a necessidade de tocar um trabalho sem que se tenha o controle sobre todas as pessoas envolvidas, isto é, sobre os colaboradores da empresa que atuam no processo. Isto se traduz como problema por que:

a. Aumenta necessariamente os custos do trabalho, o que pode inviabilizar o lucro que espera obter com o serviço.

b. Envolve a necessidade de um aprimoramento técnico maior do consultor, para projetar sua competência sobre todos.

c. Exige um maior esforço de convencimento do consultor, para garantir a união de todos em torno do objetivo traçado.

d. Exige um maior estudo dos aspectos externos da organização, para que o trabalho seja mais bem conduzido.

e. O consultor deve se subordinar à equipe e isto pode trazer conflitos, inclusive do ponto de vista ético.

0,8 pontos

PERGUNTA 10

1. A consultoria pode ser realizada de diferentes formas, a depender de quem o executa, como é tocado o procedimento geral e sua forma de remuneração, para se citar apenas alguns dos fatores que diferenciam os diversos tipos de consultoria. Quanto à origem, a consultoria pode ser classificada como:

a. Investigativa: realizada por profissionais de dentro da empresa que têm uma maior habilidade na área do problema; e de auditoria: realizada por profissionais de fora da empresa, tendo a função de contribuir para melhoria de alguma situação dentro da empresa.

b. De baixo impacto, em função da pouca experiência geral que o consultor possa ter; e de alto impacto sobre os problemas encontrados.

c. Interna: realizada por profissionais de dentro da empresa que têm uma maior habilidade na área do problema; e externa: realizada por profissionais de fora da empresa, tendo a função de contribuir para melhoria de alguma situação dentro da empresa.

d. Previne sobre os problemas, permitindo uma ação menos particularizada do que aquela necessária para corrigir problemas já manifestados nas empresas; e orientativa, prestigiando trabalhos focados na cadeia produtiva do setor onde o cliente atua.

e. De formação, de desenvolvimento de competências e de resolução de problemas, a depender das variáveis externas que dominam o negócio.

0,8 pontos

PERGUNTA 11

1. A contratação de consultores ajuda, via de regra, as empresas a conseguirem melhores resultados em diversas situações. Mas isto não é algo totalmente livre de desvantagens. Assinale abaixo o item que é uma desvantagem na contratação de um Consultor Externo:

Experiência em várias empresas e situações, onde circunstâncias semelhantes àquela que a empresa vivencia ocorreram.

Maior aceitação na empresa, pois a contratação é feita pela alta administração, o que reduz a resistência frequentemente observada em relação às sugestões de colegas, por motivos diversos.

Maior possibilidade de expor suas ideias sem constrangimento, já que ele foi selecionado para o trabalho e tem uma prévia aprovação da alta direção.

Maior imparcialidade, por ter menor dependência de seu sustento com a empresa (espera-se que não seja seu único cliente).

Tem menor conhecimento dos aspectos formais da empresa.

0,8 pontos

Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.

GESTAO

1. Leia a frase abaixo a escolha a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Um problema relacionado com os suprimentos é o do __________________________________. Comumente, os executivos de Compras consideram desejável limitar a participação de um fornecedor entre 20% a um máximo de 50%, faixa frequentemente estabelecida nas políticas corporativas e nas orientações departamentais. Representar mais de 50% da produção de um único fornecedor cria uma dependência indesejável e perigosa, limita a liberdade de manobra do comprador e origina certo mal-estar com a excessiva dependência.

a. Fornecedor que não paga;

b. Fornecedor variável do setor industrial;

c. Fornecedor de valor único e não vital;

d. Fornecedor problema;

e. Fornecedor cativo.

0,8 pontos

PERGUNTA 3

1. O preço de compra é a principal preocupação das atividades regulares de Compras.. Desde que os preços são afetados pelos custos, pelo menos em longo prazo, uma função importante dos compradores é trabalhar com colegas e fornecedores, para erradicar os custos desnecessários. Com relação às ações que podem reduzir custos de aquisição é incorreto afirmar:

a. Compra de um item não padronizado, quando um padrão alternativo é aceitável;

b. Eliminação da embalagem desnecessária;

c. Redução do excesso de especificações;

d. Compra frequente de pequenas quantidades;

e. Negociação dos custos de transporte, quando estes são significativos.

0,8 pontos

PERGUNTA 4

1. Quando o gestor de compras decide iniciar uma negociação com um fornecedor internacional, ele já sabe que vai precisar enfrentar barreiras culturais, políticas e cambiais. Entretanto ele tem consciência que isso é bom para a empresa e para ele próprio como profissional. Quantos aos benefícios do fornecimento internacional, podemos afirmar:

a. Atendimento ao consumidor por meio de preços competitivos e aos fornecedores;

b. Atendimento ao consumidor de bens não duráveis;

c. Atendimento aos consumidores de bens duráveis;

d. Custo de fabricação dos importados voltados à tecnologia;

e. Custos de fabricação mais baixos, originalidade das mercadorias, existência de zonas de comercialização.

0,8 pontos

PERGUNTA 5

1. O comprador tem diversos desafios estratégicos a serem superados, como por exemplo tentar aliar preços competitivos a um produto e serviço de qualidade. Quanto às formas de comprar baseados na Unidade 2 que gestor de compras pode encontrar, temos:

a. Compra a prazo e à vista a longo prazo;

b. Por ofertas e por especificação;

...

Baixar como  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »