TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 3

   

[pic 1]

[pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Gestão do Conhecimento

Curso: Administração

Professor: Clarissa Carneiro Mussi

Nome do aluno: Luiz Henrique Latrônico de Oliveira

Data: 11/08/2018

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

No link a seguir você encontrará um vídeo e informações sobre a aplicação da Gestão do Conhecimento na Embraer. Leia as informações disponíveis e assista o vídeo.

http://www.fnq.org.br/informe-se/artigos-e-entrevistas/cases-de-sucesso/a-gestao-do-conhecimento-na-embraer

Considerando as informações que você leu e o apresentado no vídeo, bem como o estudado sobre Gestão do Conhecimento no seu livro didático, responda as seguintes questões.

1)  Explique qual a importância da Gestão do Conhecimento para o posicionamento da Embraer no mercado. (2,5 pontos)

R: De acordo com o conteúdo do vídeo, a Gestão do Conhecimento é trabalhada na Embraer em varias formas no intuito de incentivar e inspirar a criação e inovação. Essa motivação que a empresa proporciona deixa os funcionários mais a vontade, fazendo eles criarem mais. Funcionais mais criativos acabam tornando a empresa mais inovadora e assim mais forte perante a concorrência.

Além a criação e inovação a gestão do conhecimento também é gerenciada nos processos, implementando práticas gerenciadas, incorporando o conhecimento, ganhando ciclo e qualidade através do reuso de conhecimento.

2) Escolha dois processos da Gestão do Conhecimento estudados no tópico 3 do livro didático. Identifique, no mínimo, três práticas/atividades utilizadas na Embraer relacionadas a cada um dos processos. Descreva como as práticas identificadas ocorrem na Embraer.  (5,0 pontos)

R: Criação do conhecimento: Comunidades de praticas, grupos de pessoas com assunto de interesse em comum com o objetivo de melhorar aquele assunto dentro da organização, as comunidades integram as pessoas pelos assuntos, mesmo que essas pessoas não estejam no mesmo local

 A partir de práticas estimuladas, onde as pessoas não faziam por obrigatoriedade, mas sim porque identificavam utilidade,

Praticas gerenciais onde há prazo e objetividade, incorporando o conhecimento, ganhando ciclo e qualidade através do reuso de conhecimento.

Mentorias, transferência de conhecimento de pessoa a pessoa, cada mentor tem um ou mais mentorados, transferindo conhecimentos de determinados assuntos ou tecnologias.

Programas de capacitação, como exemplo o PEE, Programa de Especialização em de Engenharia, nesse programa os melhores engenheiros das melhores faculdades do país ficam um ano e meio apenas estudando com professores do ITA e da Embraer e desenvolvem um projeto e no final recebem o título de Mestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (290.4 Kb)   docx (75.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com