TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Sadia

Artigos Científicos: Universidade Sadia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  1.436 Visualizações

Página 1 de 8

• Nome da empresa

Universidade corporativa sadia (Uni S)

• Setor de atuação

• Tipo

Histórico

Fundada em 7 de junho de 1944 por Attilio Fontana. É líder nacional em várias atividades ligadas ao setor alimentício. O nome foi composto a partir das iniciais SA de Sociedade Anônima e das três últimas letras da palavra Concórdia, DIA, e virou marca registrada em 1947. Com cerca de 38 mil funcionários a empresa tem doze unidades industriais e exporta para vários países abrangendo América Latina, Europa, Ásia, Oriente Médio e Extremo Oriente. Sua fábrica de Chapecó, SC, foi o primeiro abatedouro-frigorífico do Brasil a ser certificado com a ISO 9001 e a ISO 14001, respectivamente.

Companhia aberta desde 1971, a Sadia é reconhecida pelo mercado de capitais como uma empresa transparente, com condutas pautadas nas melhores práticas de governança corporativa. Em 2001, lançou seus American Depositary Receipts (ADRs) na Bolsa de Nova York e aderiu ao nível l de governança corporativa da Bovespa. Sua visão preconiza que a empresa "se diferenciará pela imagem de sua marca, por excelência nos serviços, inovação e qualidade dos produtos".

A Sadia acredita que a competência é o fator que irá diferenciar as pessoas neste mercado cada dia mais competitiva. Para garantir que as pessoas tenham aptidão - que se traduz nos conhecimentos que possui, na atitude de querer por em prática este saber e na habilidade, que só é conseguida com o treino constante - além de buscar profissionais qualificados no mercado, a empresa deve investe em educação, treinamento e no desenvolvimento das pessoas.

Por isso em abril de 2003foi criada a Universidade Sadia (Uni`S) com o propósito de conectar a educação à visão e estratégia da companhia, para garantir resultados cada vez melhores. Atendemos, atualmente, todos os empregados da empresa (48 mil no total) e temos alguns programas direcionados a colaboradores integrados, terceiros e/ou fornecedores.

A missão da Universidade Corporativa da Sadia (Uni`S) é capacitar as pessoas para atingir metas,contribuindo para o aumento da competitividade, com o objetivo de desenvolver nas pessoas as competências necessárias para agregar valor ao negócio. A Universidade Sadia (Uni S) surge com a participação do diretor presidente, com o propósito de alinhar a educação com a visão estratégia da empresa.

A missão da Universidade Sadia é contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da empresa, desenvolvendo nas pessoas as competências necessárias em toda a cadeia de geração de valor, e assim alavancar o poder estratégico da marca.

O objetivo da Uni S é reter e gerir o capital intelectual, tratando-o como recurso estratégico para o estabelecimento dos diferenciais competitivos, declara Walter Fontana Filho, presidente da Universidade Sadia. Espera-se, portanto, que a Uni S crie forte impacto.

VALORES

Responsabilidade organizacional, Social e Ambiental;

Respeito pela Legislação vigente e Código de Ética;

Respeito pelo ambiente interno e externo;

Ambiente de trabalho Seguro.

Profissionalismo e Competência;

Transparência e Confiança;

Compromisso Social e Ético;

Esmero no atendimento ao cliente;

Respeito à pessoa e às diversidades.

CURSOS OFERECIDOS

Curso presencial, Curso online e os Cursos in company

MODALIDADES

Curso presencial

Os cursos presenciais são oferecidos aos profissionais que já estão no mercado de trabalho ou quem deseja ou necessita aprimorar conhecimentos.

O conteúdo programático é focado em temas atuais e os cursos são ministrados de forma dinâmica, com trabalhos vivenciais e exposição de casos reais que aproxima a teoria da prática, para tanto contamos com Know-How de nossos professores/instrutores.

Curso online

Educação à distância é a modalidade de ensino que permite que o aluno não esteja presente no ambiente formal de ensino e a interligação se dá por meio de tecnologias.

Algumas vantagens da Educação à distância (EaD):

• Conhecimento disponível a qualquer hora e em qualquer lugar;

• Difusão do conhecimento e atualização dos conteúdos de forma rápida;

• Evolução no conteúdo de acordo com o ritmo

• Menores custos comparados à formação convencional.

Cursos in company

No mercado competitivo atual, as empresas devem ter profissionais capacitados e atualizados, pois o maior valor que as empresas possuem é seu CAPITAL INTELECTUAL.

Nosso trabalho é construído junto ao cliente, com a garantia do sigilo das informações estratégicas da organização. Propiciamos o processo de construção ou adaptação do conteúdo, bem como a aplicação e análise dos resultados após as soluções implementadas.

Algumas das vantagens dos cursos in company são:

- A customização do conteúdo focado nas necessidades empresariais identificadas com base no diagnóstico realizado;

- A manutenção da cultura da empresa, quando sólida, ou o processo de construção de cultura fortalecida, gerando melhoria direta na produtividade;

- O alto grau de aproveitamento pelos envolvidos, em virtude das experiências compartilhadas pelos participantes;

- A aplicação direta das aulas no ambiente de trabalho;

- A comodidade em permanecer em sua estrutura ou em outro local, conforme suas necessidades;

- Os custos reduzidos em comparação ao treinamento individual;

AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

A Uni S não se localiza num espaço físico determinado. Diferentes recursos e metodologias de ensino-aprendizagem estão sendo integrados para criar e multiplicar o conhecimento e apoiar o desenvolvimento dos líderes da empresa.

CERTIFICAÇÃO OFERECIDA

A Sadia tinha um objetivo: captar, desenvolver e reter 35% de seus executivos-chave, de várias áreas, para torná-los sucessores na companhia. "Queríamos desenvolver a visão sistêmica dessas pessoas, porque muitos eram gerentes de áreas técnicas e conheciam muito do mesmo. Nosso intuito era desenvolver neles a visão da empresa como um todo, em relação ao mercado, à concorrência, às oportunidades no ambiente nacional e internacional. Assim, eles estariam aptos a sugerir mudanças para o futuro da companhia", explicou Margareth Chiaramellli, reitora da Universidade Corporativa da empresa.

Mas a Sadia encontrou um obstáculo: como ter um programa absolutamente customizado para o negócio, a um custo compatível com o valor disponibilizado? "Não poderíamos ter um programa com duração de um ano como é a maioria dos MBAs, tampouco um programa de 6 meses, porque eu teria 35 pessoas das mais diversas regiões do país juntas num único lugar. Não daria para tirar tanta gente de seus ofícios", lembra. A partir disso, em 2002, a empresa foi atrás de alguma instituição de ensino que oferecesse um programa modular que pudesse ser adaptado ao ambiente Sadia. Mas, em um primeiro momento, nenhuma das IES aceitou fazer algo do gênero. "Os valores no mercado eram bem maiores do que o que tínhamos disponível. Na época, as IES ainda eram resistentes para colocar seus professores trabalhando nos finais de semana.

Então, resolveram solucionar a questão criando seu próprio MBA. Montaram um programa de 4 módulos, de 12 dias cada (420 horas), com 15 disciplinas, a princípio apenas com participações especiais de clientes dando depoimentos, e de consultores que conheciam o negócio. Depois, aprimoraram o curso trazendo professores de universidades tradicionais e consultores para falar genericamente de uma disciplina, acompanhados, logo em seguida, da exposição de um diretor da Sadia para falar do mesmo assunto, mas com foco específico na Sadia. Para cada disciplina, havia um tutor da Sadia, indicado pelos próprios profissionais de sua equipe. A turma é composta de 30 a 35 pessoas, profissionais prioritários ou potenciais no processo de meritocracia (processo que avalia as pessoas em termos de metas, alinhamento à cultura, e liderança de acordo com a pesquisa de clima) dentro da empresa.

Hoje, o MBA Sadia evoluiu. Para que o certificado do curso fosse reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) algo almejado pelos profissionais foi necessário que a empresa fizesse parceria com uma Instituição de Ensino Superior. Depois de muito buscar, conseguiram fechar parceria com a Unicamp (Universidade de Campinas), que até cedeu um espaço dentro do Campus (a Casa do Professor Visitante) para que os alunos fiquem durante os 12 dias de cada módulo hospedados, isolados do ambiente de trabalho. Desta forma, não seriam incomodados pela rotina do escritório. São aulas intensivas das 8h às 19h, intercaladas com breaks para alimentação e exercícios físicos. No final, os alunos são avaliados por provas e obrigados a ter 70% de aproveitamento. Até o ano passado, apenas supervisores podiam fazer o MBA, mas a partir deste ano a empresa vai fazer o mapeamento dos técnicos para entrar no programa.

CONTRIBUIÇÃO PARA A COMUNIDADE A QUE SERVE

Em julho de 1999, por ocasião da inauguração da nova fábrica de Duque de Caxias, RJ, a empresa inaugurou um arrojado sistema de tratamento de efluentes. Um projeto de US$ 1,5 milhão, permitindo que as águas servidas cheguem inteiramente tratadas e íntegras ao rio Colombé, importante afluente da Baía da Guanabara, integrando um programa conjunto entre o governo fluminense, as empresas e o Banco Mundial para a despoluição da baía.

Também em 99 a Sadia obteve uma das conquistas mais significativas que uma empresa pode almejar em ecologia: em outubro, sua unidade produtora de Chapecó, SC, tornou-se o primeiro abatedouro-frigorífico do Brasil a receber a certificação ISO 14001, norma internacional de padronização que atesta a conformidade do sistema de gestão ambiental da indústria e sua adequação ao ecossistema onde está situada, dentro do conceito de desenvolvimento sustentável. A unidade produtora recebeu a certificação pelo BVQI – Bureau Veritas Quality International – organismo credenciado no Brasil para a auditoria, aplicação, comprovação e certificação internacional oficial da norma.

Em 2000, a unidade de Toledo, PR, recebeu o Prêmio Paraná Ambiental, do Governo do Estado do PR, pelas iniciativas da unidade em prol da proteção dos recursos hídricos. Nesse mesmo ano, várias unidades implementaram projetos de preservação ambiental, merecendo destaque: a Conscientização Ambiental, implantada junto às granjas produtoras de aves e suínos para evitar a contaminação dos lençóis freáticos; a Praia Limpa-Praia Sadia, junto ao litoral catarinense em prol da limpeza das praias no alto verão; o de reciclagem de material orgânico e inorgânico, junto às unidades fabris de Santa Catarina e Paraná e o Câmbio Verde, em Paranaguá, de coleta de material reciclável em troca de cesta de alimentos não perecíveis.

Além do programa de repovoamento dos rios regionais no Sudoeste do Paraná, pela unidade de Francisco Beltrão e no Triângulo Mineiro, pela unidade de Uberlândia, e implantação de nova estação de tratamento de resíduos em Paranaguá, PR.. A empresa firmou parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de Hannover (Alemanha) para a cooperação binacional de pesquisa de adoção da técnica de biofiltros para depurar a água na fase final de tratamento, através da utilização de plantas.. O sistema foi inicialmente instalado, de maneira experimental, na unidade produtora de Faxinal dos Guedes, SC. Iniciativas inovadoras na preservação e economia dos recursos hídricos levou fábricas como as de Toledo, PR, São Paulo, SP e Duque de Caxias, RJ, a criar práticas inéditas e seguras de racionalização e reaproveitamento da água, sem prejuízo dos métodos e padrões de higienização.

Em 2001, a Sadia iniciou sua parceria com o Comitê para Democratização da Informática (CDI), organização não governamental que combate a exclusão digital. Funcionários da companhia foram treinados pelo CDI e vêm trabalhando como voluntários na capacitação de jovens que entram no mercado de trabalho, além de idosos e deficientes físicos. Desenvolvida primeiramente, em 2001, em São Paulo e em Toledo (PR), em 2002, ingressaram no projeto as unidades fabris de Concórdia (SC), Duque de Caxias (RJ) e Paranaguá (PR), o que propiciou a formação, em 2002, de 82 pessoas.

Como uma das co-patrocinadoras do Canal Futura, canal de educação para toda a população brasileira, a Sadia ainda desenvolveu programas especiais, que foram ao ar na rede em 2002, transmitindo noções de segurança alimentar, nutrição, preparo e conservação de alimentos. Dentro do Programa Alfabetização Solidária, a empresa, que adotou, desde 1997, o município de Caracol (PI), contribuiu, até o final de 2002, para a alfabetização de 2.750 jovens e adultos. De acordo com o IBGE, a taxa de analfabetismo em Caracol que em 1991 atingia 60,2%, reduziu-se para 40%, em 2002. Fornecedora, desde 1997 de pulmões suínos para os Projetos Surfactante Pulmonar, do Instituto Butantã, em 2002 a empresa intensificou e aumentou o fornecimento dessa matéria-prima única na produção do medicamento que é utilizado em bebês prematuros que sofrem da chamada síndrome da deficiência respiratória. Em 2002, a Sadia recebeu o Prêmio Racine por seu apoio ao Projeto Surfactante Pulmonar do Instituto Butantã.

REFERÊNCIAS:

http://www.sadia.com.br

Currículo São Paulo SP, Catho Online

...

Baixar como  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »