TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valor de diferenciação

Tese: Valor de diferenciação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  3.062 Palavras (13 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

Curso de Administração

GESTÃO DO CONHECIMENTO:

Da Administração à Promoção do Conhecimento

Diferenciação de Valor: Organização do Know-What para a Inovação do Conceito de Produto

MAIO 2012

SÃO PAULO - SP

Bianca Tiemi Ueno

Caroline L. Demarchi

Danilo A. Benedikt

Gabriela Pereira

Sara Ferreira Marques

Tamires Ramalho

Thiago Chaves da Silveira

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Trabalho de Atividade Prática

Supervisionada; com objetivo de

aprovação em disciplina.

Professor Jonas – Gestão do Conhecimento

MAIO 2012

SÃO PAULO – SP

1.Introdução

Desde o início da década de 90, a administração do conhecimento tornou-se o assunto do momento, os pesquisadores da administração, os consultores e os especialistas da mídia de todo o mapa global estimulavam as empresas atuais a considerar a criação do conhecimento uma fonte de vantagem competitiva, para enfocar as necessidades dos trabalhadores do conhecimento.

A Unilever, Siemens, Nokia e GE são exemplos de empresas pioneiras, que reforçaram o interesse pela administração do conhecimento, através de seu sucesso e também mudaram significativamente a maneira como operam.

Muitos administradores hoje admitiram prontamente que a criação do conhecimento tem importância para suas empresas, principalmente se trabalharem para empresas de alta tecnologia que dependem de inovação.

Porém, apoiar e sustentar a criação do conhecimento é muito mais difícil do que parece e pode com frequência tornar-se uma fonte de tensão na organização. Em muitas organizações, o interesse legítimo na criação do conhecimento tem sido reduzido a uma ênfase excessiva sobre a tecnologia da informação ou outros instrumentos de medição, entretanto, os processos humanos envolvidos - criatividade, conversação, discernimento, ensino e aprendizado, são difíceis de quantificar tornando difícil criar uma cultura que valorize o aprendizado.

Algumas empresas talvez admitam que deram prioridade a criação do conhecimento, através de workshops especiais, novos procedimentos, escolha de um responsável pelo conhecimento, utilização extensiva de tecnologia da informação e assim por diante.

Mas na prática o conceito se apresenta muito limitado, a criação do conhecimento é um processo frágil, que não é passível das técnicas da administração tradicional devido as características do conhecimento em si.

O conhecimento é tácito e também explícito. É um produto social, gerado pela interação íntima entre as pessoas, portanto deve ser gerado em um ambiente verdadeiramente empático, onde as pessoas importam-se com as experiências individuais genuínas.

Mas, como veremos mais a frente existem barreiras individuais e organizacionais para a criação do conhecimento organizacional, os indivíduos podem não aceitar novas lições, ideias ou observações devido as suas "barreiras individuais", além disso, a empresa pode se tornar uma arena desafiadora para a criação do conhecimento devido as suas "barreiras organizacionais". Seus membros talvez tenham que superar severas barreiras para compartilhar o conhecimento com outros, incluindo a reprovação de um superior ou de outro executivo ao expressarem uma ideia impopular.

Os administradores que tem consciência da necessidade da criação do conhecimento reconhecem esses fatores humanos básicos que funcionam como barreiras à criação do conhecimento organizacional, em vez de ignorá-los, transformando os desafios da interação humana em novos pontos fortes.

Neste trabalho é analisada a gestão do conhecimento com foco na mudança da cultura organizacional, pois não compensará desenvolver um sistema ou modelo de gestão do conhecimento se a organização não estiver preparada. Para quebrar esse paradigma cultural é necessário criar um espírito motivacional dentro da empresa, pois quando se fala de pessoas e implantação do “novo”, no caso um sistema de gestão do conhecimento, torna-se obrigatório falar de incentivo, estímulo, fazendo com que as pessoas compartilhem o que sabem, ou seja, o seu conhecimento; e a empresa tenha, assim, maior capacidade de criar soluções inovadoras, como também melhorar sua produtividade.

Diante da sociedade do conhecimento na qual vive, torna-se indispensável à gestão dos processos e rotinas de uma organização envolvida pelo conhecimento e a experiência das pessoas. As organizações precisam direcionar os seus esforços na aquisição, organização e disseminação do conhecimento para se manterem no mercado e apresentarem vantagem competitiva.

BARREIRAS À CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO

Barreiras Individuais:

Resistência à Mudança da Auto-Identidade

Acomodação Limitada e Ameaça à Auto Imagem

O conhecimento é definido como uma crença verdadeira justificada (Nonaka e Takeuchi);

Durante toda a vida, as crenças são obtidas através da criação e da integração em uma família, da educação e do treinamento; das expectativas sociais; dos estados emocionais; dos pontos de mudança e das tarefas relacionadas com o trabalho e dos gostos e preferências baseadas em muitos experimentos.

As pessoas lidam com a alimentação sensorial através dos processos gêmeos de:

Acomodação e Assimilação

A assimilação é o processo pelo qual o cérebro se "alimenta" e integra dados vindo do ambiente em suas experiências existentes, em outras palavras, os indivíduos "fazem sentido de" e "compreendem" o mundo através da assimilação.

A acomodação é o processo pelo qual as pessoas dão significado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com