TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viabilidade De Um Projeto De Investimento

Casos: Viabilidade De Um Projeto De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  5.021 Palavras (21 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 21

PROJETOS DE INVESTIMENTOS, EMPREENDEDORISMO E ASPECTOS DE MERCADO: CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES

Resumo: Um dos grandes desafios e objetivos das organizações é garantir que suas estratégias se transformem nos resultados esperados. Os projetos de investimentos têm papel fundamental neste processo, pois são eles que materializam as estratégias empresariais, integrando recursos e esforços rumo aos objetivos organizacionais. Nesse sentido o objetivo deste trabalho é identificar alguns aspectos fundamentais no processo da tomada de decisão, destacando algumas considerações acerca de projetos de investimento, bem como elencando algumas pré-condições necessárias para a implantação e viabilização de determinados empreendimentos, tais como empreendedorismo e questões referentes ao mercado. É possível identificar, a importância da realização de projetos que antecedam os investimentos, bem como suas principais fases e indicadores que auxiliam sobre a aceitação ou rejeição de determinado projeto de investimento, visto que muitos empreendimentos iniciam sem o devido levantamento dos principais aspectos referentes à necessidade de capital para o investimento inicial, e sem o devido conhecimento e dimensionamento do mercado, não conseguindo, assim, firmar-se no negócio. E para finalizar cabe ainda destacar alguns elementos, tais como a globalização e abertura de mercados, que fazem dos investimentos um dos fatores mais importantes para a obtenção da vantagem competitiva.

Palavras-chaves: projetos de investimento; empreendedorismo; mercado; tomada de decisão; gestão de projetos.

Abstract: one of the biggest challenges and objectives of an organizations is to guarantee that their strategies become in waited results. The investment projects has fundamental role in this process, because that is them which materialize the organization’s strategies, integrating resources and struggle toward the organization’s objectives. So the objective of this work is to identify some main reasons in the process of making decision, highlighting some considerations toward the investments projects as well as listing some pre-conditions needed to the implantation and viabilization of some achievements, such as Entrepreneurship and questions related to the market. It is possible to identify, the importance of doing projects before the investments, as well as the main phases and indicators which help about the acceptation or rejection of a determinated investment project, because many investments begin without the necessary research about the main aspects referring to the need of capital to the initial investment, and also without the knowledge of the market, not being able in this way to go well in the business. To end it is important to highlight some elements, such as the globalization and the opening of the markets, which make the investments of the main factor to obtain the competitive advantage.

Key-words: investment projects; entrepreneurship; market; making decision; project administration

INTRODUÇÃO

O ambiente econômico no qual as empresas operam, tornou-se mais dinâmico e competitivo, com isso imprevisível, explicado, em partes, pela globalização, abertura de mercados, migrações de capitais financeiros, e em partes pela indução das mudanças tecnológicas que tomam parte dos mercados.

Sabe-se que um dos desafios das organizações é garantir que suas estratégias se transformem nos resultados esperados. Os projetos de investimento têm papel fundamental neste processo, pois são eles que materializam as estratégias empresariais, integrando recursos e esforços rumo aos objetivos organizacionais.

2

Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é identificar alguns aspectos fundamentais no processo da tomada de decisão, destacando algumas considerações acerca de projetos de investimento, bem como elencando algumas pré-condições necessárias para a implantação e viabilização de determinados empreendimentos, tais como empreendedorismo e questões referentes ao mercado.

To tocante a forma de condução da discussão, utiliza-se uma abordagem metodológica sustentada nos princípios da análise exploratória bibliográfica. Essa abordagem conduz a uma compreensão, por parte do leitor, da discussão dos fundamentos e do pano de fundo em que estão inseridos os projetos de investimento.

O trabalho é dividido em dois capítulos. O primeiro retrata algumas considerações acerca de projetos de investimento de capital, com a definição de investimento e de projeto de investimento, bem como levantando alguns aspectos referentes à administração financeira de projetos e à análise de investimentos, destacando alguns indicadores que auxiliam na tomada de decisão sobre a aceitação ou rejeição de determinado investimento.

Em seguida, no segundo capítulo, são identificadas algumas pré-condições necessárias para a implantação e viabilização de empreendimentos. Destaca-se que além da realização de criteriosos projetos de investimento, são necessárias outras características e atividades para que realmente o empreendimento tenha sucesso, tais como empreendedorismo e conhecimento das questões referentes ao mercado.

Para finalizar, são levantadas algumas conclusões sobre o trabalho, destacando o contexto e a importância da gestão de projetos, bem como reforçando algumas de suas principais características.

2 METODOLOGIA

A metodologia que norteia o desenvolvimento/construção desse artigo está sustentada nos pressupostos da revisão. A partir da literatura especializada sobre o assunto em questão, faz-se uma abordagem sustentada no método de procedimento do tipo exploratório bibliográfico.

O método de abordagem que melhor se adapta a discussão é o da dedução, ou seja, discutem-se aspectos em âmbito geral, considerando que os casos concretos se comportam conforme os padrões pré-definidos. As bases bibliográficas utilizadas estão contempladas no item de referências bibliográficas.

3

3 CONSIDERAÇÕES ACERCA DE PROJETOS DE INVESTIMENTO DE CAPITAL

No ambiente econômico atual, onde as informações circulam em um curto espaço de tempo e com a abertura dos mercados internacionais, entre outras atividades importantes, os administradores das empresas lidam diariamente com questões relacionadas à captação de recursos para implantação de Projetos de Investimentos de Capital, necessários para o desenvolvimento e sobrevivência das organizações, na medida em que a concorrência estará sempre pressionando as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com