TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Pessimista E Otimista Para Economia.

Artigos Científicos: Visão Pessimista E Otimista Para Economia.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

Visão pessimista e otimista para Economia.

A inflação como sabemos é a alta persistente dos preços, tendo origem por questões sazonais, oferta e demanda pressões do mercado e devido a mudanças na política econômica vigente.

Economistas na maioria dos casos têm visões ambíguas sobre ela, mas quando há uma tendência de convergência de opiniões, acende o sinal de alerta de que as coisas ou estão muito bem ou mal.

No atual contexto, com inflação em elevação, o pior cenário que temos é a queda das taxas de crescimento, uma diminuição na confiança dos empresários e investidores, gerando incertezas, fazendo com que haja erros específicos na condução da política econômica.

Mas, há o outro lado da moeda, com este cenário haverá uma redução no consumo, gerando um aumento da poupança, que no futuro poderá financiar projetos, alavancar um novo ciclo de crescimento.

Isso impacta em nossas vidas, pois quem está com dívidas, ou deseja empreender sofre com a inflação, pois o governo para manter a inflação em níveis mais baixos, irá aumentar a taxa de juros, com isso diminuindo o dinheiro no mercado, gerando queda do emprego, salários e investimento.

1. O que mostra a curva de produção ou curva de transformação? Justifique e exemplifique.

É o limite máximo que uma economia pode produzir bens e serviços, sem gerar esforços extras.

A curva de produção mostra-nos como a escassez de algum recurso impõe limite a capacidade produtiva, ou seja, quanto mais produzimos alimentos, menos máquinas produzirão, devido ao limite imposto talvez pela falta de mão de obra, capital, etc.

2. Quais fatores podem deslocar a curva de demanda para direita? Justifique e exemplifique.

São a renda, mudança de preços de produtos similares, aumento da produção.

Havendo aumento da geração de renda, aumenta-se a demanda por bens, ocorrendo aumento da população, aumenta-se a demanda total por produtos e serviços.

3. Por que, em geral, as curvas de oferta de mercado se indicam para cima? Justifique e exemplifique.

Porque representa um bem ou serviço que está com um preço atraente, fazendo com que as empresas estejam dispostas a produzi-las, com isso maximizando o seu lucro.

Pois para produzir um bem ou serviço, se os recursos empregados se mantiverem constantes, com o aumento do preço, a quantidade ofertada também aumenta por isso o gráfico possui forma ascendente.

4. Qual seria o formato da curva de possibilidade de produção, se os custos de oportunidades fossem constantes? Justifique e exemplifique.

Seria uma reta decrescente, pois para aumentar a produção de um determinado bem, isto implicaria na redução de outro bem nas mesmas proporções, conclui-se que se mantiveram constantes os recursos de mão de obra, capital, sendo escolhidos qualquer um dos bens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com