TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  12/5/2012  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  2.059 Visualizações

Página 1 de 2

/RESPOSTAS:

1. Suponha uma situação inicial de equilíbrio no mercado de sorvetes e a ocorrência de um aumento no preço do açúcar (matéria-prima para a produção de sorvetes). Esse acontecimento provoca que tipo de deslocamento na curva de oferta?

A curva de demanda se desloca em relação à sua posição original quando uma daquelas variáveis que supusemos constantes quando traçamos a curva mudar de valor. Ela se deslocará então para a esquerda da posição original, pois contribuiu para diminuir a demanda.

2. Caracterize monopólio, oligopólio e concorrência perfeita em relação à:

a) Tamanho do mercado

Quanto menor for o mercado, maior será o probabilidade do monopólio favorecendo o oligopólio devido a falta de compradores. Para se ter uma concorrência perfeita é preciso um maior número de vendedores disputando o mercado.

b) Tipo de produto

O produto pode variar pela qualidade ou exclusividade, o qual pode ou não favorecer o oligopólio levando ao monopólio do mercado. É preciso uma maior variedade de produtos do mesmo tipo para gerar uma concorrência saudável.

c) Formação de preço (se as empresas influenciam ou não na formação)

Os preços só podem ser agradáveis ao consumidor se houver uma grande variedade de produtos distribuídos por diversos vendedores, criando assim uma concorrência perfeita.

3. Por que o IDH é um indicador mais adequando que o PIB para avaliar a qualidade de vida de um país?

Este indicador é mais adequado por levar em conta não apenas a renda per capita de cada indivíduo, mas por avaliar a qualidade e expectativa desde o nascer passando por todos os componentes mais importante para existência humana.

Explique seus componentes.

A esperança de vida ao nascer tende a levar cada cidadão a ter um mínimo de 25 anos de vida podendo chegar até aos 85 anos.

A alfabetização é o item mais importante para uma boa qualidade de vida, sendo assim a Alfabetização de adultos (de 15 anos ou mais), precisam ser avaliadas em percentuais de 0% 100%.

Já na taxa de escolaridade bruta combinada, que é avaliada também percentualmente de 0% 100%, leva em consideração o nível educacional que cada indivíduo alcança dentro da tabela de ensino básico considerado mínimo para cada cidadão.

Já o PIB real per capita (avaliado em dólares PPC) pode variar de 100 US$ 40.000 US$. Este leva em conta a capacidade individual de obter renda.

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com