TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO POLÍTICXO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTANCIA PARA A ESCOLA

Por:   •  20/11/2013  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

UNIUBE

O PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO

E SUA IMPORTÂNCIA PARA A ESCOLA

LEIDINALVA CAMPOS PATUSSI MANZOLI

CASTELO- ES

2013

INTRODUÇÃO

O que chamou a minha atenção nesta etapa, foi o componente o Projeto Político-Pedagógico que tem sido objeto de estudos para professores pesquisadores e instituições educacional em nível nacional, estadual e municipal. Em busca da melhoria da qualidade do ensino.

O presente estudo tem a intenção de refletir acercada construção do PPP, entendido como própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo, é importante que se fortaleçam as relações entre escola e sistema de ensino.

A minha concepção de ensino mudou muito depois de ter estudado este componente, o Projeto Político-Pedagógico, eu vejo o ensino com outros olhos como está sendo feito para ter uma aprendizagem de qualidade, ele organiza o ensino como um todo, em todos os sentidos da escola.

O que é o projeto político-pedagógico?

Ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos o que temos intenção de fazer, de realizar. Lançamo-nos para diante, com base no que temos, buscando o possível, é antever um futuro diferente do presente.

Todos os envolvidos com o processo educativo da escola, tem uma importante participação na construção do Projeto Político-Pedagógico, nos encontros presenciais da faculdade, aprendi muito sobre a participação de todos para a escola sempre caminhar organizada, o ensino tendo melhorias.

Nessa perspectiva, 0 PPP vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído, e em seguida arquivado ou encaminhado as autoridades educacionais como provas do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos por todos da escola.

Eu fiz um trabalho que gostei de realiza-lo sobre o PPP, a importância para uma escola, com ele ajuda no processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico, que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racional da burocracia, que permite as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho, que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.

Desse modo, o Projeto Político-Pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico, como organização da escola como um todo, e como organização da sala de aula.

Não é necessário convencer os professores, a equipe escolar a e os funcionários a trabalhar mais, ou mobiliza-los de forma espontânea, mais propiciar situações que lhes permitam a aprender a pensar e a realizar o fazer pedagógico de forma coerente.

O ponto que nos interessa a reforçar é que a escola não tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo, e na ótica do poder centralizador que dita as normas e exerce o controle técnico burocrático. A luta da escola é para a descentralização em busca de sua autonomia e qualidade.

O Projeto Político-Pedagógico não visa simplesmente a um rearranjo formal da escola, mas uma qualidade em todo processo vivido. A organização do trabalho pedagógico da escola, tem a ver com a organização da sociedade. A escola nessa perspectiva é vista como uma instituição social, inserida na sociedade capitalista, que reflete no seu interior as determinações e contradições dessa sociedade. O Projeto Pedagógico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com