TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramenta pedagógica importante de um projeto político na construção de uma escola democrática

Resenha: Ferramenta pedagógica importante de um projeto político na construção de uma escola democrática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2014  •  Resenha  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto Político Pedagógico instrumento importante na construção de uma escola democrática

A elaboração do projeto político pedagógico é de extrema importância para a instituição escolar, regendo seus passos em busca de um ensino de qualidade, norteando todos que fazem parte desta. O projeto deve ser construído de acordo com a realidade de onde a escola está inserida, traçando metas e objetivos que visem à melhoria de toda a comunidade escolar. O projeto político pedagógico não é uma construção individual e sim coletiva, envolvendo pais, professores, alunos, direção e demais funcionários da escola, todos dando sua parcela de contribuição, refletindo e agindo em busca dos ideais que levarão a escola a consolidar a sua democratização. Este trabalho teve como objetivo analisar como o projeto político pedagógico da escola contribui para a consolidação da gestão democrática.

A gestão da educação enquanto tomada de decisões se realiza a cada momento da vida escolar, quer planejando, construindo o projeto político pedagógico, quer avaliando a realidade educacional que subsidiará esta construção.

Os projetos pedagógicos ganham sua significação na articulação com um projeto mais amplo de sociedade que se deseja ter e pela qual se luta. Na verdade nenhuma sociedade se organiza a partir da existência prévia de um sistema educativo, o que implicaria na tarefa de compreender um certo perfil ou tipo de ser humano que, na seqüência, poria a sociedade em marcha. Projeto é meta, mas torna concreto e gerador de movimento quando transposto para a compreensão das pessoas e por elas assumida.

O termo projeto implica sempre na memória lançada para frente, é um exercício prospectivo, uma vez que organizamos algo que está por vir, mas que tem como referência o caminho já percorrido e, mais ainda, o ponto e as circunstâncias em que se está. Projetamos quando temos a nossa frente algo que queremos e para trás algo que nos dá referência. Sem dúvida, a importância e a necessidade da escola construir o seu projeto pedagógico têm sido enfatizadas com bastante freqüência pela literatura pedagógica recente preocupada, sobretudo, com a democratização dos espaços escolares e a articulação da escola com a sociedade mais ampla

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com