TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PEDAGÓGICO DE INTEGRAÇÃO ENTRE UMA ESCOLA E UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Monografias: PROJETO PEDAGÓGICO DE INTEGRAÇÃO ENTRE UMA ESCOLA E UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  2.253 Palavras (10 Páginas)  •  6.472 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O zoológico é uma das instituições mais visitadas no mundo e tiveram sua origem no século XVIII, na Europa. A grande atração desses espaços sempre foi a exposição dos seus animais, a qual motiva diferentes públicos (crianças, adolescentes, adultos e melhor idade). As instituições zoológicas possuem um grande potencial para disseminação de informações da fauna e flora silvestre e, consequentemente, a formação de hábitos e atitudes positivas em relação à conservação da natureza. Mas de que forma aproveitar e trabalhar todo esse potencial para desenvolver a aprendizagem?

Essa pesquisa vem relatando como integrar ambientes educativos formais (as escolas), com ambientes não formais, nesse caso, o zoológico. O projeto visa mostrar como esses ambientes podem ser usados em parcerias com escolas, a fim de ampliar o potencial de aprendizado de cada aluno; para tanto, foi elaborado um projeto educativo, seguindo uma metodologia criteriosa. Esta foi subdividida em vários tópicos, como ambientes educativos escolares e não escolares, sujeitos envolvidos e suas funções dentro do projeto, propostas de ação, a fim de desenvolver corretamente as atividades necessárias com os alunos.

Além disso, disciplinas como língua portuguesa, matemática, biologia, inglês e geografia foram estudadas pelos alunos no espaço do zoológico, sofrendo adaptações para o ambiente proposto. A pesquisa tem por objetivo, revelar como os profissionais da educação envolvidos nessa modalidade de ensino atuam para o bom andamento do mesmo .

O estudo aqui apresentado revela que é possível inovar a maneira de se educar, já que no Brasil existem diversos e variados espaços não escolares, devido a sua grande biodiversidade natural e espaços físicos em abundância.

1. Objetivos gerais

Integrar um ambiente educativo não escolar com as diversas disciplinas estudadas num ambiente educativo formal.

1.1 Objetivos específicos

• Identificar a contribuição do zoológico como ambiente de ensino e aprendizagem para os alunos da 5ª série do ensino fundamental.

• Identificar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos em cada disciplina estudada no zoológico.

• Analisar a estrutura do projeto e fazer as devidas observações para melhor implantação do mesmo.

2. Integração entre um ambiente escolar formal e um ambiente escolar não formal

A fim de esclarecer o assunto que será abordado logo a seguir, é necessário definir o que é um espaço de educação formal e um não formal. O espaço formal é o espaço escolar, que está relacionado as instituições escolares da educação básica e do ensino superior, definidas na Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 2. É a escola, com todas as suas dependências: salas de aula, laboratórios, quadras de esportes, biblioteca, pátio, cantina, refeitório.

Posto que espaço formal de educação é um espaço escolar, é possível inferir que espaço não formal é qualquer espaço diferente da escola onde pode ocorrer uma ação educativa. Seguindo essa lógica duas categorias podem ser sugeridas: locais que são instituições (museus, centros de ciências, parques ecológicos, parques zoobotânicos), etc. E locais que não são instituições, nessa categoria podem ser incluídos teatro, parque, casa, rua, praça, terreno, cinema, praia, caverna, rio, lagoa, campo de futebol, etc.

Todo educador sabe, hoje, que as práticas educativas ocorrem em muitos lugares, em muitas instâncias formais, não-formais, informais. Elas acontecem nas famílias, nos locais de trabalho, na cidade e na rua, nos meios de comunicação e, também, nas escolas. Não é possível mais afirmar que o trabalho pedagógico se reduz ao docente nas escolas [...]. (PIMENTA, 2002, p. 29).

Considerando a citação de Pimenta (2002) os espaços não formais devem também servir como uma alternativa à prática pedagógica das escolas, já que estes espaços representam uma oportunidade para o processo ensino-aprendizagem dos estudantes, uma vez que tanto os espaços formais e não formais tem o papel de educar.

Libâneo (2002, p. 31) destaca que “[...] a educação não formal seria a realizada em instituições educativas fora dos marcos institucionais, mas com certo grau de sistematização e estruturação”. Assim, é fundamental que o profissional busque em outros ambientes uma maneira de ampliar o seu próprio conhecimento bem como dos seus alunos.

3. Metodologia

O foco dessa pesquisa é analisar o processo de aprendizagem, que no zoológico de Araraquara é objeto de investigação e vem despertando o interesse dos profissionais que atuam na instituição bem como no público que frequenta esse espaço.

Atualmente, a existência social de um zoológico tornou-se fundamental nas cidades, não só pelos animais que são expostos e pela área verde que ocupa, mas principalmente pelo processo educativo que se desenvolve ali.

Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é revelar como se dá o processo educativo envolvendo as diversas disciplinas estudadas no universo escolar através dos objetos biológicos conservados (patas, crânios, ovos, etc.) no zoológico de Araraquara, a partir da atividade educativa visita orientada, a qual justifica o uso desse material.

Essa atividade envolve vários elementos, tais como: os sujeitos participantes (alunos, professor e monitor), os recursos utilizados e explorados (os objetos biológicos e os próprios animais vivos da exposição) e a relação estabelecida entre esses elementos, que ocorre de diversas maneiras, por meio das interações sociais via linguagem, os textos explicativos sobre cada espécie animal, o uso de outro idioma em diversos objetos.

A análise dos elementos envolvidos na atividade educativa fornecem subsídios para responder as questões propostas nesta pesquisa:

A atividade educativa com o uso do material biológico possibilita a aprendizagem? Qual o papel do objeto biológico na aprendizagem de conceitos em Biologia , Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e Geografia? Como esse ambiente não escolar pode tornar-se parte integrante de uma escola de educação formal, ampliando o conhecimento dos alunos?

Para responder às questões acima, será feito uso da abordagem qualitativa de pesquisa, já que a intenção é a observação, descrição, interpretação e verificação do processo de construção do conhecimento no contexto em que ocorre, considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com