TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL)

Artigo: A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) foi criada em 1948 pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas com o objetivo de incentivar a cooperação econômica entre os seus membros. Ela é uma das cinco comissões econômicas da Organização das Nações Unidas (ONU) e possui 44 estados e oito territórios não independentes como membros. Além dos países da América Latina e Caribe, fazem parte da CEPAL o Canadá, França, Japão, Países Baixos, Portugal, Espanha, Reino Unido, Itália e Estados Unidos da América.

Tem como objetivo a interação econômica entre essas nações, no qual o Brasil tem papel de destaque. Uma revisão geral dos resultados obtidos e dos aspectos que ainda demandam modificações sugere que o processo de reformas no Brasil dos anos 90 não seguiu necessariamente a sequência indicada na literatura sobre reformas, ilustrando a necessidade de se contar com melhor programação dessas reformas. No que se refere aos gastos sociais, a análise mostra um esforço intenso de mudança na lógica dos gastos sociais, com ênfase crescente na descentralização desses gastos.

É importante ressaltar que a CEPAL, desde 1948 tem cooperado através de debates com a economia, apresentando idéias de políticas públicas, identificando características que nos distinguem de outras regiões. Sempre mostrou desafios contra a desigualdade e a luta contra a pobreza, luta pela democracia, justiça e paz.

A CEPAL no Brasil tem mantido relações com diversas organizações da administração federal para uma melhor cooperação técnica em relação as mudanças na economia brasileira. O país cresce através do conhecimento melhorando a qualidade de vida da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com