TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia e Mercado

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

Economia e Mercado

Economia é a área que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem aplicar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre grupos da sociedade, as várias pessoas com o objetivo de satisfazer as necessidades humanas.  

 

Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, entretanto as necessidades, humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso força a sociedade a escolher entre alternativas de   produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva, aos vários grupos da sociedade. Sistemas econômicos podem ser determinados como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade.

Para que a Economia possa alcançar esse objetivo, ela focaliza sua atenção sobre todo o processo de produção de produtos e serviços.

A economia está presente na atualidade e implica uma alta busca por atualizações e conteúdo conduzido para garantir vantagem competidora às empresas.
As organizações estão adotando a prática da terceirização do operacional de RH e isso gera benefícios não só para as empresas, mais também para os profissionais da área de Recursos Humanos.
Com a terceirização a procura aumentou e a empresa Vitasucos com seu modelo de gestão estrutura organizacional e inovadora, investiu em pesquisas salariais, cursos, benefícios, treinamentos e apoio educacional que atualmente destaca-se no mercado, retendo seus talentos e descobrindo novos, devido ao incentivo de acreditar no potencial humano.

Para atender essa finalidade a economia procura coligar:

  • A quantidade disponível desses recursos, a forma como esses recursos são empregados, quais tipos de produtos são produzidos com esses recursos;
  • A qualidade e quantidade dos produtos que são produzidos;
  • A que fins destinam esses produtos; como são distribuídos esses produtos em escala sociais procura ainda verificar se a quantidade e qualidade dos produtos são suficientes para atender as necessidades sociais, e assim sucessivamente.

Diante da capacidade empresarial queremos definir a capacidade empreendedora e criativa do gestor visando melhorar a posição econômico-financeira da empresa, através do uso de novos modelos, novas técnicas, novas formas de convivência de grupos produtivos, mobilização de recursos através da coragem e conhecimento, da visão do negócio, fazer novos empreendimentos, adoção de novas técnicas empreendedoras, diferenciando-o do gestor comum, que neste caso, é aquele que só acompanha o processo de produção.

Orientações dadas de um modo correto abrem caminhos e valoriza o modo como administra uma organização, ou seja,  para uma boa administração tem que haver economia e busca por novas metas, tecnologias e apostar em seus funcionários.

Enquanto as necessidades básicas para a sobrevivência humana (comida, água, abrigo, saúde e educação) são importantes no funcionamento da economia, os desejos humanos são a força que dá forma à demanda por bens e serviços.

Em uma crise econômica, basicamente o consumidor irá priorizar as necessidades básicas, consequentemente deixando de utilizar os produtos e serviços, afetando diretamente na lucro da organização.

Neste segmento de mercado, existem poucas empresas que concorrem entre si, exigindo mão de obra especializada em determinadas áreas. Consequentemente, este profissional é valorizado financeiramente.

Há relativa facilidade para ingresso de novas empresas no mercado. Essa facilidade é bem maior do que nas estruturas dominadas por oligopólios, mas algumas barreiras, como as ligadas à capacidade efetiva de diferenciação, tornam o ingresso difícil do que no caso da concorrência pura. A procura: conformação, elasticidade e deslocamentos. Ofertas, procuras e preços dos produtos (ou, então, remunerações, no caso de fatores de produção) são os elementos essenciais do conceito econômico de mercado. As formas como cada um desses elementos se manifesta, as forças dos agentes envolvidos nas transações, as características intrínsecas ou propagadas dos produtos e fatores e os poderes de negociação variam em função das diferentes estruturas de mercado. A procura de determinado produto é determinada pelas várias quantidades que os consumidores estão dispostos e aptos a adquirir, em função de vários níveis possíveis de preços, em dado período de tempo.As quantidades procuradas dependem de forma inversamente proporcional aos preços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com