TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração De Um Diagnóstico Da Problemática Social Em Arapiraca E A Importância Dos Indicadores Sociais Na Construção Das Políticas De Proteção Ao Idoso

Casos: A Elaboração De Um Diagnóstico Da Problemática Social Em Arapiraca E A Importância Dos Indicadores Sociais Na Construção Das Políticas De Proteção Ao Idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 7

).

Na quinta e ultima desta fase, faz-se a coleta de dados, Esta coleta busca levantar informações, sendo assim o planejador relaciona as informações, programa as investigações e faz pesquisas de situações que julga necessárias para maior aprofundamento para iniciar as primeiras tomadas de decisão.

Esta analise inicial tem como função aproximar ou identificar área que demandem pesquisas que devem ser aprofundadas. No planejamento social,é extremamente importante a realização prévia de estudos de todos os aspectos relevantes para a situação abordada.

No momento da coleta de dados,estes devem referir-se aos seguintes aspectos: dados de situação; dados da instituição; dados das políticas públicas; da legislação; do equipamento jurídico; de rede de apoio existente e dados de prática(BAPTISTA, 2007, P.52).

As aproximações nos aproximam do objeto proposto e esta primeira fase é a fase da reflexão,

O planejamento existe para mudar uma certa realidade, ele transforma algo de uma realidade existente, mas para se transformar é necessário primeiro conhecer a problemática saber o que se quer mudar, o se deve ser transformado, em um caso em um asilo, um objeto pode ser a depressão nos idosos .

Deseja-se transformar este quadro,como eu vou trabalhar para mudar esta realidade, para que diminua esse índice de portadores de depressão.

O que é depressão, quais as causas e conseqüências, quais os profissionais necessários para o tratamento,precisa-se de uma reflexão critica e neutra da situação,conhecer o território todos os aspectos e todos os aparatos de como se trabalhar com esse problema.

Essencial para o trabalho de todo assistente social é o seu referencial teórico-pratico, ter definido a metodologia a ser utilizada a ação a ser aplicada é necessário primeiro conhecer para depois executar.

Questionar esta é uma forma de se fazer um levantamento da questão, no caso da depressão no asilo, O problema é somente do idoso? , A família tem uma parcela de culpa? , É necessário palestras de conscientização para os idosos e para família? . Estes questionamentos podem aparecer de formas implícitas ou explicitas .

E para concluir estas fase o levantamento de pressupostos estuda a situação ele levanta dados para buscar informações empíricas,estes dados podem ser coletados com entrevistas,estatísticas ... estes dados são coletados para se partir para uma ação para transformar a realidade, voltando a depressão nos idosos, 90 % dos idosos possuem capacidade para tomar decisões, com estes dados é possível criar passeios a locais públicos escolhidos por eles através de votação, eles passam a se sentir mais útil eleva a alto estima deles, o que ajuda e muito no tratamento, sendo que um grande problema para o idoso é ser discriminado e tratado por muitos como invalido tendo consciência destes fatos, o que gera um grande fator para desenvolver a depressão.

A segunda fase é denominada como fase da decisão, ela é composta da sexta à oitava etapa.

A sexta chama-se aproximação-organização e análise, ela é totalmente dependente das outras, nela observa-se se os dados obtidos no decorrer da investigação são suficientes para dar resposta aos objetivos propostos, caso contrário deve-se redefinir a fase reflexiva do planejamento.

O enfrentamento e a superação de uma determinada situação passam pela identificação das políticas públicas, das políticas específicas à área de intervenção, da legislação pertinente, do equipamento jurídico e do equipamento social (BAPTISTA, 2007,P.57).

A sétima denomina-se identificação de prioridade de intervenção, Elabora a matriz de cruzamento objetivos/processos, identifica as prioridades para intervenção nos processos, define as prioridades dos projetos e ações.

A oitava e ultima desta fase de decisões chama-se definição de objetivos e estabelecimento de metas.Os objetivos servem para fundamentar o processo de planejamento. Sem ele,os esforços poderiam estar em qualquer direção,o objetivo estão em posicionar a organização, orientar a ação, definir ritmos de planejamento,motivar pessoas, facilitar a avaliação do desempenho e incorporar intuição e racionalidade.Podem ainda,ser classificados em três aspectos:a abrangência (objetos gerais e específicos), o prazo (objeto de longo, médio e curto prazo) e a forma( quantitativos e qualitativos).

Refere-se aos alvos que deverão ser conquistados para transformar a visão em realidade, através de canalização de esforços e recursos ao longo do período predefinido.Os objetivos buscam alcançar resultados especificados em um horizonte de tempo pré-estipulado (TAVARES, 2005,P. 312) .

Sendo assim esta fase de decisão inicia-se depois que o profissional conhece bem o campo a qual ele vai trabalhar, a partir daí se observa os dados a qual foram coletados se eles foram o suficiente pode-se reformular o questionamento, com o objetivo definido pode-se partir para as metas, sendo que metas são desafios que traçam um rumo para cumprir os objetivos.

No caso fictício do asilo com idosos com depressão, com os dados coletados verificou baixa auto estima por conta dos idosos se sentirem excluídos pelos seus familiares, tendo conhecimento deste problema foram coletados mais dados a respeito dos idosos, foram criadas oficinas baseadas nas habilidades deles o que supriu as expectativas de todos,os idosos aumentaram sua alto estima e os familiares vendo eles em atuação conscientizaram que estes ainda são capazes de realizar tarefas.

A terceira e ultima fase é compostas das etapas nona à décima quinta é a fase da ação, Após uma realidade determinada. Inicia-se, então o trabalho de sistematização das atividades e dos procedimentos necessários para o alcance dos resultados previstos. Essas decisões são explicitadas, sistematizadas,interpretadas e detalhadas em documentos que representaram graus decrescentes de neveis de decisão: planos,programas e projetos.

O plano delineia as decisões de caráter geral do sistema, suas grandes linhas políticas, suas estratégias, suas diretrizes e precisa de responsabilidade.No plano,são sistematizados e compatibilizado objetivos e metas,procurando otimizar o uso dos recursos de organização planejadora.

"Programa é o documento que detalha por setor apolítica, diretrizes,metas e medidas instrumentais. É a setorização do plano." ( PINTO apud BAPTISTA,2008,p.100).É um desdobramento do plano. Permite projeções mais detalhadas é base de coeficientes e de informações mais especificas com relação aos diferentes níveis, modalidade e especificações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com