TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Europa Depois do Tratado

Por:   •  8/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

A Europa depois do tratado

O capitulo começa, como o próprio autor diz, de uma forma pessimista. Ele retrata os acontecimentos na Europa após o tratado de paz, no fim da Primeira Guerra Mundial. O conselho dos quatro(formado por Estados Unidos da América, Grã-Bretanha, França e Itália) não tinha em mente o impacto econômico causado na Europa e as consequências que tal fato traria. Eles focavam somente em seus interesses pessoais. Com isso, o tratado não possuía um plano de recuperação econômica nem uma política que mantivesse a harmonia entre os países europeus.

Logo em seguida o autor situa os leitores sobre a realidade europeia, explicando como sua população esta habituada a uma vida de auto padrão e que, diferente de outros continentes, a Europa não é autossuficiente na questão alimentícia. Antes da guerra, seus habitantes conseguiam produzir uma certa quantidade de alimento com poucos excedentes, e após a guerra é inviável e importação dos recursos necessários. Então, a Europa enfrenta uma queda súbita no padrão de vida.

Ao mesmo tempo a Alemanha se encontra diante de um tratado que levaria o país a ruina, pois a redução da produção industrial e a perda das colônias, diminuirá suas condições de importação de matéria prima. Consequentemente, a fome e o desemprego atingirão seus habitantes, que não terão nem a chance de migrar para outro país, já que imigrantes alemães não serão aceitos.

Ao mesmo tempo que todos os problemas econômicos estão ocorrendo na Europa, surge também uma desordem social, devido a um desequilíbrio de riquezas entre os cidadãos. A inflação monetária empobrece a maioria da população e enriquece uma minoria constituída de empresários. Então, a burguesia e o proletariado concentram todo o seu descontentamento na classe empresarial.

O texto segue falando da desvalorização da moeda de vários países.

Se o governo não intervém para balancear a discrepância do valor da moeda refletido nos produtos, então estes ficarão muito caros e inacessíveis a população não-rica.

Basicamente todas as áreas possíveis dos países europeus foram comprometidas, a produção alimentícia, os meios de transporte, a importação de matéria prima, o sistema monetário e a geração de emprego.

Diante de todo o caos que se espalhou pela Europa, fica evidente que o tratado de paz não trouxe paz ou prosperidade a nenhum dos países europeus, em especial á Rússia, Hungria e Áustria que já enfrentam o que os outros países ainda tem como previsão. Dessa maneira, entra em questão o que esse sofrimento causará ao homem e o que ele estará disposto a fazer para acabar com ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (30.6 Kb)   docx (316 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com