TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Falta De Água Em São Paulo

Artigo: A Falta De Água Em São Paulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 3

A FALTA DE ÁGUA EM SÃO PAULO

1- O risco de racionamento no fornecimento de água na região metropolitana esta relacionado a quê?

Esta relacionada aos baixos níveis de armazenamento de água nas represas do Sistema Cantareira, que estavam com 16,9% da sua capacidade em 25 de fevereiro, por conta da falta de chuva.

2- Qual a importância do Sistema Cantareira?

É importante por ser responsável pelo fornecimento de 33mil litros de água por segundo, onde abastecem cerca de 8,1 milhões de pessoas da zona norte, central e partes das zonas leste e oeste, municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba, São Caetano do Sul,Guarulhos, Barueri, Santana do Parnaíba e Santo André, sendo 44% da população Metropolitana.

3- O que é a Sabesp?

Sabesp é a empresa que faz a distribuição de quase toda a água da RMSP (Região Metropolitana de São Paulo), ela retira água de 8 sistemas de produção, fazendo a reserva, captação, transporte e tratamento, atendendo a 20 milhões de pessoas, fornecendo 67 m³/s a população.

4- Relacione os problemas que causam esse racionamento.

Os problemas não se restringem a alta do consumo ou as elevadas temperaturas ou mesmo a falta de chuvas, pois os problemas mais graves são os estruturais que acabam sendo omitidos pela Sabesp e pelo Governo do Estado de São Paulo e a falta de planejamento nas estruturas e infraestruturas do desenvolvimento da cidade que sofrem inúmeras carências de investimento causando aí mais um obstáculo a ser resolvido e infelizmente a falta de conscientização permanente.

5- O que se faz para enfrentar as horas de crise?

As crises devem ser evitadas ou enfrentadas de forma preventiva, integralizando toda a macrometrópole paulista. As campanhas também devem ser constantes, mesmo que isso possa afetar a economia da empresa que é mista, pois a água é um bem natural e deve ser muito bem preservado independente de lucro.

Deve-se também expandir a todos o desconto quando este faz economia, mas infelizmente isso não acontece por conta do lucro perdido, pois menos consumo significa menos dinheiro. Deve-se saber que a educação é primordial, mas conscientizar não significa responsabilizar, pois aquele que tem o dever de cuidar e receber o lucro deve ser o maior responsável se comprometendo a não ter mais tantas perdas elevadas de água.

6- Explique como esta sendo realmente desperdiçada a água:

A Sabesp deve pedir a população que economize água, mas essa consciência deve começar por ela, pois a Arsesp vem fiscalizando a Sabesp e concluiu que 31,2% de água foram perdidos pelo caminho em 2013 e que este volume de água daria para abastecer a cidade do Rio de Janeiro, no entanto a empresa só divulga 24% de perdas.

Sabendo que a mídia é o caminho certo para a manipulação constante, vimos serem colocados sentimentos de culpa e responsabilidade somente a população, mas essa mesma mídia deveria usar de suas artimanhas para abordar o problema total, criando um debate que obrigaria os verdadeiros responsáveis a tomar providencias.

CONCLUSÃO

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com