TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra da Coreia

Por:   •  10/5/2023  •  Resenha  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 4

Guerra da coreia

A guerra da coreia se inicia em 1950-1953 , foi um dos conflitos mais mortais no século 20, causando cerca de 2,5 milhões de vitimas .

A guerra foi o resultado da divisão que existia na península e que foi imposta pelos estados unidos e a união soviética, no final da segunda guerra mundial. O que só aumentou a tensão no mundo no contexto da guerra fria.

Desde do inicio do século xx que a península da coreia se tornou alvo da interferência estrangeira principalmente dos japoneses, que tinha anexado a coreia ao seu território em 1910. A ocupação do Japão na coreia se da através do acordo de anexação coreia- Japão. Que deu inicio a ocupação de cidadões japoneses na coreia.

Com a ocupação dos japoneses na coreia se materializou a formação de colônias no território coreano. Os japoneses tomaram as terras para ele, terras ocupadas pelos cidadões coreanos e forçavam o trabalho forçado dos coreanos muitos eram enviados para o Japão para prestar serviço forçado. Alem dos crimes sexuais que os japoneses cometiam com as cidadãs coreanas.

Por conta da violência japonesa os coreanos se alinharam com os estados unidos e a união soviética no auge da guerra fria. O objetivo era expulsar os japoneses e se tornarem independentes.

E foi durante a conferência de postdam, realizada em julho de 1945. Americanos e soviéticos dividiram a península em duas zonas de influência o paralelo de 38 que seria o marco divisor. A parte norte foi entregue para os soviéticos e a parte norte para os americanos.

Com a divisão da coreia os governos tinham que ser formados do lado norte temos  Kim Il-sung e do lado sul syngman Rhee, ambos os governos tinham a esperança de unificação porém Kim II- Sung queria tomar o governo da coreia somente para ele, tanto que matinha um contato direto com os soviéticos o que lhe garantiu um apoio econômico e militar. Já na coreia do sul, o governo passou a perseguir qualquer cidadão que tivesse ligação com o comunismo .

A ocupação militar dos soviéticos terminou em 1948 e a dos americanos em 1949. A tensão das coreias se intensificou após o fracasso das eleições em 1948 .

A intenção de invadir a coreia veio pelo governante norte coreano Kim II sung, que queria unificar a península sob o seu controle, para que isso fosse possível ele procurou ajuda dos soviéticos mais precisamente de Josef Stalin o primeiro ministro da união soviética . De inicio o governante soviético ficou receoso, pois temia que tal ação chamasse a atenção dos americanos para um confronto direto.

 Stalin apoiou os norte coreanos, pois temia que os chineses ganhassem influencia caso os soviéticos recusassem a cooperar , e  porque os nortes coreanos afirmaram que seria uma invasão rápida que não chamaria a atenção dos estados unidos.

Com isso os soviéticos forneceram suprimentos e armas, no dia 25 de junho de 1950,as tropas norte coreanas  ultrapassaram a fronteira estabelecida que era o paralelo 38.

Com a invasão iniciada a reação internacional foi imediata, no dia 27 de junho 1950 , foi divulgada a resolução 83 do conselho de segurança da ONU, na qual foi aprovada intervenção estrangeira.

ECONOMIA:

Com o fim da guerra, as duas Coreias permaneceram divididas e os conflitos geopolíticos continuaram, embora não fossem mais para a área militar. Os dois países passaram por um período de dificuldades econômicas em função das perdas materiais e humanas.

Coreia do Sul, um exemplo de país líder e vanguarda econômica

Após a assinatura do acordo de armistício entre os Estados Unidos e a Coréia do Norte, a península coreana foi oficialmente dividida entre duas nações soberanas, Coréia do Sul e Coréia do Norte, ambas separadas pela Zona Desmilitarizada da Coréia, localizada ao longo do paralelo 38.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com