TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Da Coreia

Por:   •  7/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Guerra da Coréia

A Guerra da Coréia foi um conflito entre as Coréias do Norte e do Sul, que ocorreu na década de 50 e durou 3 longos anos. Foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria, contudo também foi a primeira batalha militar entre Socialistas (URSS) e Capitalistas (EUA) e também porque houve um risco eminente de uma guerra nuclear.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Coréia, que ainda era um único pais, foi ocupada pelos japoneses que com isso começavam a se render ás tropas aliadas. Esses lideres eram os EUA e URSS, em comum acordo, concordaram em dividir a rendição, ficando para um lado as tropas japonesas que ficavam no norte da Coréia para os soviéticos e para outro lado os soldados do sul com os americanos.

A divisão ocorrida na Coréia teve inicio após a Segunda Guerra Mundial. Após a saída dos japoneses o norte se aliou com os soviéticos e o sul com os norte americanos.

Tiveram várias tentativas de derrubar a Coréia do Sul, porém em 1950 a Coréia do Norte invadiu a Coréia do Sul conquistando o capital, tendo como propósito unificar os dois países, levando o socialismo para os sul coreanos, porem os EUA (que controlava a Coréia do Sul) lutou para a expulsão dos ideais soviéticos de seu território.

Em 1950 os norte-coreanos iniciam as operações cruzando o paralelo 38°. Em algumas semanas eles tomariam Seul e forçaram os sul-coreanos a recuar para o sul da península. Um acontecimento não previsto pelos comunistas, mudaria os rumos da guerra: dois dias após o início do conflito, o governo norte-americano declara guerra à Coréia do Norte.

Durante a Guerra, as nações enviaram tropas a fim de resgatar a região, buscando devolver o comando de Seul para os sul coreanos. Ao decorrer dos dias mais tropas e soldados foram enviados para guerrear ao lado da Coréia do Sul. Nesse período a China começou apoiar o lado norte, fazendo com que as tropas recuassem do Paralelo 38°. O líder MacArthur, furioso com o recuo das tropas, resolveu exigir armas nucleares e nesse mesmo período houve uma série de ataques bem sucedidos contra o lado Sul.

Em 1952, ocorram batalhas onde milhares de soldados morreram dos dois lados e com o andamento da Guerra, a situação das Coréias só pioram mais a cada dia. Esses conflitos provocaram a morte de aproximadamente 4 milhões de pessoas, onde em grande quantidade eram civis (crianças, adolescentes e adultos).

De uma forma geral, podemos mostrar um balanço de perdas que a guerra da Coréia teve: as tropas da ONU tiveram 118.515 mortos, dos quais cerca de setenta mil eram sul-coreanos, 33.729 americanos e 4.786 de outras nacionalidades; e 264.581 feridos. Na ausência de cifras oficiais, estimou-se em 1.600.000 o número de baixas entre norte-coreanos e chineses. Calculou-se ainda que morreram cerca de 4 milhões de civis norte-coreanos e 500.000 sul-coreanos.

Em 1953, começaram a tentar por fim na Guerra da Coréia, mais como nenhum dos lados era capaz de vencer uma batalha sobre o outro, algumas negociações seguiam em frente, exemplo a troca de prisioneiros de guerra, esses tipos de negociações tinham como objetivo acabar com a Guerra.

As Nações Unidas, apoiada pelos EUA e pelos Chineses, assinaram um termo do armistício em 27 de julho de 1953, tornando assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com