TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra dos 30 Anos

Por:   •  13/4/2019  •  Abstract  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

Antecedentes: século XVI - começo da colonização européia, das américas e outras zonas desconhecidas; reforma protestante - quebra da unidade do mundo cristão, provocando série de turbulência e guerras internas e internacionais.

Entrelaçamento: Guerras de religião - motivos ideológicos, culturais e políticos X Habsburgo na tentativa de dominar toda a Europa.

Sacro Império Romano:

  • Império da Casa de Habsburgo.
  • Liderança: Imperador Carlos V (ou Carlos I da Espanha).
  • Se colocam ao lado da Igreja Católica numa tentativa para eliminar os protestantismos (vários igrejas fazem parte; não há um só protestantismo).

  • Guerras de religião foram sempre em prol da hegemonia dos Habsburgos, embora também tivessem outras dentro de Estados

Inimigos do Sacro Império Romano:

> França

  • Francisco I.

> Inglaterra

  • Henrique VIII.
  • Estabelece a igreja anglicana na Inglaterra.

> Príncipes protestantes luteranos

  • Lutaram no Norte e Centro da Alemanha.

> Império Turco Otomano

  • Muçulmanos.
  • Realizam aliança com a Igreja Católica francesa para conter o avanço da Casa de Habsburgo.

SÉCULO XVI

1.0 - O Imperador fracassa na tentativa de derrotar os protestantes e os demais inimigos, se estabelecendo uma paz religiosa na Alemanha - Paz de Augsburg

  • Paz de Augsburg estabelece que cada príncipe  do Sacro Império Romano pode determinar se a população deve ser católica ou luterana.

1.1 - 1555: Carlos V abdica, partilhando o império, deixando o lado oriental (lado austríaco) do Sacro Império Romano para seu irmão, Fernando, que também recebe a coroa e a dignidade imperial. Para o filho, Filipe, ele deixa a Espanha, tornando-se Filipe II da Espanha.

2.0 - Espanha atinge seu auge como império colonial na segunda metade do século XVI, porém gasta seu enorme lucro com inúteis guerras contra protestantes, muçulmanos e outros inimigos geopolíticos. Filipe assume, mas não consegue suprimir as revoltas nas Dezessete Províncias (Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, parte da França e da Alemanha), falhando na imposição de uma intolerância contra os protestantes. - Nessas revoltas os Países Baixos tornam-se independentes.  

2.1 - Parte meridional (Sul) dos Países Baixos é re-conquistada pela Espanha, tornando-se uma colônia, e sofrem a recatolização.  

2.2 - Filipe II obtém algumas vitórias contra os muçulmanos no mediterrâneo, porém falha em explorar politicamente essas vantagens militares, portanto o equilíbrio entre turcos e espanhóis se mantém.

2.3 - A igreja anglicana da Inglaterra cada vez mais se aproxima dos ideais protestantes, levando a Inglaterra a procurar equilíbrio dentro da europa, sempre tentando enfraquecer o mais forte (Espanha) e fortalecer o mais fraco (protestantes).

2.4 - Elizabeth oferece ajuda financeira, política e militar para os protestantes. Espanha tenta então punir a Inglaterra com a Armada Invencível (marinha), afundando na costa inglesa em 1588.

2.5 - Filipe II assina uma trégua com os inimigos, morrendo 1 ano depois.

3.0 - França adentra às suas próprias guerras internas de religião, entre uma maioria católica e uma minoria calvinista, que acabam por destruir grande parte de seu território.

3.1 - Henrique vence os calvinistas, mas garante liberdade à minoria para exercerem sua fé.

SÉCULO XVII - GUERRA DOS 30 ANOS 1618-1648

  • Todas as potências européias participam, culminando em quase uma guerra mundial, visto que os impérios possuíam colônias por todo o mundo.

4.0 - O principal objetivo da guerra foi restabelecer o absolutismo Habsburgo católico na Alemanha.

4.1 - A guerra destrói o território de forma catastrófica o que hoje reconhecemos como Alemanha, o Sacro Império Romano.  A tamanha destruição faz com que a região fique em crise por quase dois séculos.

4.2 - A guerra termina com a primeira paz pan-européia, a Paz de Westfália, que ocorre pois ambos os lados se encontram exaustos. Ela retira o elemento da religião das relações internacionais, porém dentro dos Estados, ela permanece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (290.4 Kb)   docx (494 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com