TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância das Interfaces entre Governo e Empresas para estímulos as Atividades de Exportação

Por:   •  11/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual*

Módulo: 2

Atividade: Individual Incentivo às
Exportações Brasileiras

Título: A Importância das Interfaces entre Governo e Empresas para estímulos as Atividades de Exportação

Aluno:

Disciplina: Negócios Internacionais

Turma:

Introdução

Exportação é uma postura empresarial, uma alternativa estratégica de desenvolvimento, um ganho de experiência para a empresa que com isso, a empresa passa a ganhar uma competitividade e estímulo para ser mais eficiente.

Hoje vivenciamos em um mundo globalizado que exportar pode ser um bom negocio para a empresa desde que os dirigentes se conscientizem da importância do planeamento e de uma política que levem em conta o conhecimento e o domínio das regras e usos do comércio internacional. Caso contrário, as vendas ao exterior podem resultar em prejuízos e numa péssima experiência para a empresa, com consequente reflexo negativo para o país.

São muitos os fatores determinantes para a expansão das exportações brasileiras tanto em volume de produto quanto em volume financeiro. Cito como exemplo o setor de calçados, vamos ver de que forma este setor torna-se competitivo internacionalmente. Pequenas e Medias empresas, abrangendo exportação e importação, realizando acordos e parcerias com empresas no exterior para vendas a terceiros, tornando as micros e pequenas empresas brasileiras competitivas internacionalmente.

Desenvolvimento

É essencial que todos estejam envolvidos tenham disposição para investir na organização do seu mercado externo.

Para que tudo ocorra da melhor maneira é necessário observar um comportamento tanto no comercial e moral, assim ampliando suas relações como a clientela.

Temos:

- Cumprir sempre o que prometer.

- Lembrar que as formas de propaganda, publicidade e promoção de vendas de um produto devem estar sempre em perfeita harmonia com as peculiaridades de cada mercado.

- Estudar o mercado como qual deseja operar, de modo a avaliar suas efetivas possibilidades comerciais, focando primeiro o cliente e depois o produto, suas variedades e qualidades exigidas.

- Estudar as táticas comerciais dos países, ou seja, como são negociadas as mercadorias.

Uma das principais características e desafio da internacionalização é a competitividade, onde cada vez mais se relaciona ao desempenho de redes Inter organizacionais, assim cada empresa cultiva sua estratégica. 

A internacionalização de empresas consiste na sua participação nos mercados externos que se dá exportação de produtos e serviços.  Eliminando barreiras geográficas ou psicográficas, sendo uma importante decisão para que as essas empresas (pequenas e médias) se mantenham competitivas. O Estado deve ser um grande incentivador nessa direção, conscientizando dessa escala de crescimento e as fazendo sair da zona de conforto de facilidades fiscais (como a tributação SIMPLES) e as fazendo compreender que se a escolha for à produção exclusiva para o mercado interno, sofrerão queda ou possível quebra em função de concorrência das empresas estrangeiras dentro do próprio país sedentas por ganhos de mercado e lucros.

Vimos cada item citado acima, onde apresentam particularidades que impulsionam seu sucesso no mercado internacional, tendo em vista que, por exemplo: no setor de calçados, segundo os dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, Brasil é o 3° maior exportador de couros e calçados do mundo, tendo como reconhecimento como capacitação em design, marca e qualidade, obtendo vantagens em custos. Citado em pesquisas temos os Estados Unidos como principal importador aos nossos calçados brasileiros.

No Brasil possuímos produtos de qualidade internacional, como excelente matéria-prima como diferentes tecnologias e inovações.

Conclusão

Concluímos que existe uma dimensão quanto ao crescimento, focando a oportunidade de inovar sempre, e com isso, tendo como finalidade a lucratividade.

O Brasil é referência em tecnologias, matéria-prima, ou seja, criativo em seus negócios em todos os setores analisados. Além de matéria-prima, são seus diferencias que tanto atraem os olhos internacionais aos nossos produtos.

Todavia, é necessário ainda mais que incentivo político na incubação de pequenas e médias empresas que geram maiores lucros e competem pelo futuro, a inovação aborda profundas reflexões em aspectos gerais e diversos da chamada “sociedade do conhecimento”, em que ele (conhecimento) é aspecto central para a produção de produtos que ganham diferenciação e maior fatia  mercado por estar a frente e ditar a tendência. Lógico não deixando de citar o incentivo por parte do governo e os órgãos de apoio a empresas aos materiais brasileiros com a criatividade até seu acabamento.

Assim temos a visão de quanto mais o Brasil exportar, mais ele investirá em tecnologias.

Referências bibliográficas

Fonte: Carvalho, Dirceutornavos de: Lima, Gustavo Barbieri. Desafios Empresariais e acadêmicos da cooperação para internacionalização: um olhar sobre os consórcios de exportação. In V Workshop em internacionalização de Empresas, 2005, RJ, 2005.

Fonte: Cardoso, Fábio dos Santos. A influência da exportação no desenvolvimento de arranjos produtivos locais de moda no Estado do Rio de janeiro: RJ: Fundação Getúlio Vargas, 2006.

Fonte: Marketing Cachaça Export. Planejamento Estratégico na Exportação: uma abordagem da PME Cachaça Export.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com