TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Caracterização da empresa e da atividade

Por:   •  12/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.476 Palavras (22 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

Licenciatura em Finanças Empresariais – 5.º Semestre

2014/2015

Docente: Dr. Gabriel Alves

Auditoria

[pic 2]

Trabalho realizado por:

Bruno Cabecinha nº 20130096

Filipe Rodrigues nº 20130722

Flávio Rodrigues nº 20130723

Tiago Nunes nº 20131073

Lisboa, 4 de Maio de 2015

ÍNDICE GERAL

1. Caracterização da empresa e da atividade…………………………………………………….…..3

2. Modelo de governação da empresa……………………………………………………………....4

3. Referencial contabilístico adotado e apresentação das demonstrações financeiras…………...…...6

4. Estrutura do anexo e apreciação das principais políticas contabilísticas adotadas, ao riscos e as

estimativas……………………………………………………………………………………...….7

5. Estrutura do relatório de gestão…………………………………………………………….......10

6. Declaração do órgão de gestão quanto à fiabilidade das demonstrações financeiras……….….....11

7. Breve referência a contas intercalares apresentadas………………………………………….….11

8. Áreas chaves das demonstrações financeiras e riscos associados………………………………..12

9. Análise do relatório do órgão de fiscalização da empresa……………………………………......15

10. Análise de Certificações Legal de Contas………………………………………………………17

11. Apresentação do plano global da auditoria……………………………………………………..29

12. Programa de trabalho para a área de maior risco……………………………………………….21

13. Conclusão…………………………………………….………………………………………..22

Anexo……………………………………………………………………………………………...24

1.Caracterização da empresa e da atividade

A Águas de Portugal, fundada em 1993, é um grupo empresarial do setor do ambiente em Portugal, constituído por acionistas públicos, que têm como prioridade a resolução dos problemas nacionais nos domínios de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais e do tratamento e valorização de resíduos. No entanto, a resolução tem de ser realizada dentro de um enquadramento de sustentabilidade económica, financeira, social e sobretudo ambiental, necessários para a evolução pretendida. Assim, o grupo tem como missão proteger e valorizar o ambiente natural e humano.

Na área do abastecimento de água e saneamento de águas residuais, o grupo AdP atua em todas as fases do ciclo urbano da água, integrando a captação, o tratamento e a distribuição de água para consumo público. Nessa actividade, a empresa tem de ter em conta os padrões elevados de qualidade em relação à recolha, ao tratamento e à rejeição de águas residuais urbanas e industriais. A reciclagem, a reutilização, o tratamento e a valorização dos mesmos resíduos sólidos também têm de ser tido em consideração.

 O grupo AdP, através de empresas constituídas em parceria com os municípios, é responsável pela gestão e exploração de Sistemas Multimunicipais, cuja prioridade é dotar o País das infraestruturas que permitam nivelar o atendimento das populações e a qualidade de serviço com a média europeia e dos países mais desenvolvidos.

A Adp integra o setor empresarial do Estado, na medida em que assume um papel de grande contribuidor para os objetivos operacionais dos planos estratégicos sectoriais do País, nestes, uma vez que serve cerca de 95 por cento da população com sistemas públicos de abastecimento de água e de 90 por cento com sistemas públicos de saneamento de águas residuais urbanas. O seu modelo de gestão visa a redução de resíduos em aterro e o aumento das recolhas seletivas de materiais de embalagem e de resíduos urbanos biodegradáveis.

Nos últimos anos, através de parcerias com empresas e entidades locais que permitiram dimensionar as intervenções e aceder a financiamentos têm sido desenvolvidos diversos projetos em países como Angola, Argélia, Brasil, Cabo Verde, Marrocos, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, quer num formato de prestação de serviços de assistência técnica, quer através da gestão de concessões de serviços de águas e resíduos.

          O grupo AdP tem assumido igualmente um papel de relevo no domínio da promoção dos Objetivos do Desenvolvimento do Milénio para a água e saneamento, nomeadamente contribuindo para o aumento do número de pessoas com acesso à água potável e ao tratamento adequado das águas residuais, enquanto bens essenciais para a saúde e bem-estar das populações e para o desenvolvimento económico das sociedades.

 Atualmente, o grupo AdP aglomera mais de 40 empresas que atuam nos domínios do abastecimento de água, do saneamento de águas residuais, do tratamento e valorização de resíduos, na área das energias renováveis, em serviços partilhados e em mercados internacionais.

        

2. Modelo de governação da empresa

A Águas de Portugal, SGPS, S.A. (AdP) é uma empresa gestora de participações sociais, que reveste a forma de sociedade anónima, de capitais públicos, que se rege pelo regime jurídico do setor empresarial do Estado (RJSEE), tal como definido no Decreto-Lei nº 133/2013, de 3 de outubro, e subsidiariamente pelo Código das Sociedades Comerciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)   pdf (625.4 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com