TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inserção do Brasil

Por:   •  15/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

A inserção do Brasil no sistema internacional no século XX se iniciou com a política externa do Barão do Rio Branco, que afetou as táticas brasileiras nas duas Guerras Mundiais e impulsionou a participação do Brasil no cenário internacional.

Como resultado da política pragmática, diplomacia de prestígio e o interesse nacional do Rio Branco foram elaboradas ações com efeitos positivos no que tange a aproximação com a nação estadunidense nos campos políticos e econômicos.

Devido à política externa desenvolvida por Rio Branco, Getúlio Vargas apresentou um interesse nacional desenvolvimentista com uma política conhecida como equidistância pragmática e devido à barganha nacionalista adquiriu vantagens na disputa de poder entre Estados Unidos e Alemanha. Dessa forma, ocorreu uma incongruência do governo no qual existiam duas tendências, uma para o lado dos alemães e outra aos estadunidenses.

A participação brasileira nos dois grandes confrontos internacionais (Primeira e Segunda Guerra Mundial) apresentaram similaridades, onde em ambos os conflitos o Brasil apresentou uma reação inicial de neutralidade, preservando assim sua economia referente às exportações.

A entrada brasileira nas duas Guerras Mundiais foi impulsionada pelo torpedeamento de navios mercantes brasileiros causando rompimento diplomático e declarando estado de beligerância contra a Alemanha e seus aliados. Ademais, existiu forte pressão popular para uma resposta brasileira diante deste conflito.

Na Primeira Guerra Mundial, a nação brasileira forneceu para seus parceiros e aliados: médicos, militares, navios e suprimentos agrícolas. Na Segunda Guerra liberou o litoral do Nordeste para a construção de bases aéreas, venda de minerais estratégicos para os Estados Unidos e envio de tropas.

A posição do Brasil nos dois conflitos mundiais acarretou efeitos benéficos, principalmente no que se refere à conquista de prestígio internacional. No pós-Primeira Guerra o Brasil apresentou atuação na fundação da Liga das Nações, recebimento de indenizações, saldo da balança comercial favorável e a participação nas negociações de paz. Na Segunda Guerra ocorreu o reaparelhamento das forças armadas, desenvolvimento industrial, construção da base área e siderúrgica, aumento comercial e bélico e uma aspiração por um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU).

No que tange à projeção de poder naval, a Marinha do Brasil recebeu a Missão Naval Norte Americana com o objetivo de modernizar as técnicas e meios utilizados em suas ações, estratégia esta que foi fundamental durante a Segunda Guerra Mundial. A Marinha aspirava estruturar uma componente oceânica com projeção de poder, aumentando assim sua participação e influencia nas decisões estratégicas.

Posto isto, é perceptível que a participação brasileira nas duas Guerras Mundiais apresentou inúmeros impactos positivos na área política e econômica do país e sua política externa pragmática que visava os interesses nacionais apresentou efeitos satisfatórios diante do cenário internacional da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com