TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Geopolítica

Por:   •  1/4/2020  •  Abstract  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução à Geopolítica

Geografia política é o estudo da geografia sobre os estados é aplicar os conceitos geográficos e grandes ciências geográficas sobre a ideia de como surgiu é gerenciado e se mantém um estado.

Determinismo geográfico determinismo positivismo a localidade determina as potencialidades humanas e econômicas outra coisa é o chamado espaço vital como a região onde vai haver um desenvolvimento deste estado essa região pode determinar o direcionamento do estado os indivíduos são determinados pela localidade onde nascem e os estados são definidos pela localidade onde estão inseridos devidas as potencialidades que eles podem desenvolver. Nessa ideia pode haver estados mais organizados, mais capacitados e estados inferiores, nessa ideia alguns estados crescem e podem expandir aderindo novos estados sendo uma espécie de evolução como um organismo vivo a chamada visão de expansionismo.

O destino manifesto na prática da geografia política foi chamado geopolítica os estados com maior capacidade orgânica, organizarão o mundo de acordo com a sua ordem. Organização pela visão daquele estado. Podemos analisar com as nações que lideram nas áreas militar, econômica e tecnológica como os estados unidos. A língua inglesa sendo o dominante na indústria musical e cinematográfica comprovam que essa é uma aplicação da geopolítica.

Aplicação geográfica estratégica para manutenção, posse e expansão do estado todas trabalhando juntos com a geografia política. A partir da visão do estado vital é trabalhada a teoria de heartland ou terra central que seria um território do gigantesco, onde haveria uma grande abundância de recursos naturais, uma grande biodiversidade e um grande acúmulo de população, possibilitando o desenvolvimento de uma forte marinha e de uma forte infantaria. Essa é a ideia trouxe à tona a visão de que a capital deve estar no interior.

Periferização do poder para manter e conservar o estado ou o estado de visão é necessário intervir por apoio ideológicos políticos através de consultas ou através de intervenção direta com construção de bases militares sendo assim materialização do poder pois a ideia não é possuir uma linha limite mas sim uma sobre camada criando sistema de camadas para que qualquer possível avanço seja atacado ou contido ao longo do caminho, se necessário militarmente, já ideologicamente sempre. Entramos na construção da chamada indústria cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (27 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com