TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MORTE DOS CORAIS

Por:   •  10/10/2018  •  Artigo  •  3.849 Palavras (16 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 16

A MORTE DE CORAIS

Cristian Alves Moreira de Almeida[1]

Charles Alexandre Souza Armada[2]

RESUMO

O consumo desenfreado vem causando grandes perdas para vários ecossistemas, o “possuir” tem substituído o “necessito”. O sistema capitalista nos diz para acumular e ganhar cada vez mais, porém este pensamento tem trazido impactos prejudiciais ao meio ambiente como um todo, desde descuidos durante extrações de combustíveis ao transporte de cargas, com esse aumento irresponsável no consumo os níveis de emissões de carbono na atmosfera têm crescido cada vez mais e várias espécies estão sofrendo as consequências, assim como os corais, que a cada dia morrem devido às ações humanas. O presente artigo tem como objetivo: Capítulo 1: Evidenciar a grande demanda de produtos e como a sociedade “impõe” o consumismo, mesmo o “comprar” não trazendo maior nível de felicidade individual; Capítulo 2: Demonstrar a irresponsabilidade do descarte de produtos, os impactos que têm os lixos no mar; Capítulo 3: Ressaltar como o aquecimento global mostra-se prejudicial para o habitat marinho, em específico para os corais, com o aumento da temperatura dos oceanos e da acides das águas, demonstra também como um coral morre devido a este aquecimento. A relevância deste estudo dá-se pela grande importância que a vida marinha tem, em específico aos corais e os problemas que estão afetando-os. A metodologia de pesquisa é do tipo investigatória e bibliográfica. Quanto à análise e interpretação dos resultados, a pesquisa utilizará o método cartesiano. Com esta pesquisa, espera-se atingir o objetivo geral e servir de base para consultas nas próximas pesquisas.

Palavras-chave: Consumo. Meio Ambiente. Corais.

RESUMEM  

El consumo desenfrenado viene causando grandes pierdas para varios ecosistemas, el “poseer” tiene sustituido el “necesito”. El sistema capitalista nos dice para acumular y ganar cada vez más, sin embargo, este pensamiento ha traído impactos perjudiciales al medio ambiente como un todo, desde descuidos durante las extracciones de combustibles al transporte de cargas, con ese aumento irresponsable en el consumo los niveles de emisiones de carbono en la atmósfera han crecido cada vez más y varias especies están sufriendo las consecuencias, así como los corales, que cada día mueren debido a las acciones humanas. El presente artículo tiene como objetivo: Capítulo 1: Evidenciar la gran demanda de productos y cómo la sociedad "impone" el consumismo, incluso el "comprar" no trayendo mayor nivel de felicidad individual; Capítulo 2: Demostrar la irresponsabilidad del descarte de productos, los impactos que tienen los residuos en el mar; Capítulo 3: Resaltar cómo el calentamiento global se muestra perjudicial para el hábitat marino, en específico para los corales, con el aumento de la temperatura de los océanos y de la acidez de las aguas, demuestra también cómo un coral muere debido a este calentamiento. La relevancia de este estudio se da por la gran importancia que la vida marina tiene, en específico a los corales y los problemas que están afectando a ellos. La metodología de investigación es del tipo investigadora y bibliográfica. En cuanto al análisis e interpretación de los resultados, la investigación utilizará el método cartesiano. Con esta investigación, se espera alcanzar el objetivo general y servir de base para consultas en las próximas investigaciones.

Palabras Clave: Consumo. Medio Ambiente. Corales.

INTRODUÇÃO

Historicamente, o homem civil busca aumentar cada vez mais suas riquezas, para tal, a exploração não conhece limites, sendo de outros homens, animais ou do meio ambiente. Porém, desde a Primeira Revolução Industrial, essa exploração, acumulação e consumo desenfreado tem causado sérios danos ao meio ambiente, devido ao seu uso irresponsável. Nota-se, cada vez mais que o consumo deixou de ser uma necessidade básica, tornando-se uma necessidade que foi socialmente imposta, percebe-se isso não apenas observando o indivíduo, mas também os países, conforme ressalta Armada: “Promover o consumo tem sido a estratégia de muitos países para o crescimento econômico[3]”. Essa irresponsabilidade ao consumir tem gerado um aumento da emissão de gás carbono, tal fato mostrou-se prejudicial não apenas para a vida humana, mas também para outras formas de vida, como os corais marinhos, que veem morrendo gradativamente ao redor do globo, como destaca Thiago Camara, em sua matéria no jornal “o Eco”:  “debaixo d’água as consequências podem ser graves já no final deste século. Tudo porque as emissões de dióxido de carbono na atmosfera provocam mudança no pH das águas e consequentemente um aumento na acidez dos oceanos[4]”.

A partir deste estudo, busca uma melhor compreensão do consumo desenfreado e o porque as pessoas têm comprado em demasia. Sendo assim, este presente trabalho visa um entendimento, conscientização e um alerta sobre o que vem acontecendo no habitat marinho, desde lixos nas praias à vida subaquática. Busca-se também entender os efeitos do aquecimento global e os resultados da grande emissão de carbono na atmosfera para a vida coralínea.

1 CONSUMO INCONSEQUENTE

Escravos e servos não faziam compras, tampouco tinham dinheiro para isso, porém, essa realidade começa a mudar com a Revolução Industrial na Grã-Bretanha, com escalas de produções altas e uma necessidade de expandir seus mercados, Ferguson destaca que, “a sustentabilidade da industrialização foram os trabalhadores se tornarem, ao longo do tempo, também consumidores[5]”,  dado esse aumento nas demandas de consumo, o autor entende que foi a “massificação da sociedade de consumo a partir do Ocidente (EUA), mas globalizando-a com força maior a partir do Oriente (China), com o barateamento dos bens de consumo duráveis e não-duráveis produzidos em grande escala[6]”.

É possível observar um ciclo de consumo e descarte, ciclo este que fica cada vez mais acentuado, “tem-se o consumidor, comprando, consumindo, descartando e comprando novamente, mas ele não tem o entendimento de por que faz isso[7]”, ou seja, historicamente, percebe-se que a engrenagem que gira o capitalismo prega maior consumo e uma velocidade impressionante na evolução e na criação de novos produtos.

Em nenhum momento da história tivemos tanta abundância escolher o que comprar, sendo assim é possível constar que “[...] nós dedicamos uma grande parte de nossos recursos atrás da “vida boa” – uma de contentamento, prazer e felicidade[8]”, ou seja, estamos sempre tão preocupados em consumir que nos esquecemos de viver, como Aristóteles observa ao citar que “os homens acham que os bens materiais são a causa da felicidade[9]”, porém essa felicidade não é genuinamente verdadeira, uma vez que vivemos para comprar coisas, com intuito de nos fazer feliz, sendo assim, [10]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (267.5 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com