TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira guerra mundial não foi bem resolvida: Os problemas deixados pela primeira, geraram a segunda

Por:   •  27/5/2018  •  Abstract  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Primeira guerra mundial não foi bem resolvida, os problemas deixados pela primeira, geraram a segunda.

Contexto: tratado de Versalhes, penalizaram demasiadamente, alta divida de guerra, proibiram de ter exército superior a 100.000 homens, desmilitarizar fronteira com França, não ter indústria de armas efetiva, vingança. Crise do capitalismo e democracias liberais. Alemanha destroçada, revanchismo. Hitler ambição/quer criar terceiro império alemão, começando política expansionista, desobediências do tratado de versalhes. EUA envolto na crise, grande depressão, está isolado (isolacionismo EUA), tinha sugerido liga das nações depois da primeira guerra, sem participar (europa problema dos europeus, EUA cuida das américas). URSS, não foi convidada para participar da LdN – medo da implementação do comunismo -isolada. As grandes potências do mundo pareciam não estar dispostas a barrar o avanço do nazismo. ING e Fr potencias europeias, democracias liberais, adotaram a política do apaziguamento (deixando Hitler se expandir).

No inicio Hitler visava o Lebensraum (espaço vital), mais ao Leste europeu – austria, sudetos (estava indo em direção a URSS), um dos grandes interesses de ING e FR era que Hitler e Stalin se envolvessem em uma guerra e se destruíssem nessa guerra. Democracias liberais , regime stalinista e nazista se destruíssem, estavam deixando Hitler crescer. E elas só faziam menções a Hitler (faziam de conta que estavam preocupados, mas deixam crescer para ver se ele vai para cima). HITLER ARQUITETANDO A FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO, ACORDO COM DIVERSOS PAÍSES (MUSSOLINE E JAPÃO), AUSTRIA ANEXO, TCHECOSLOVAQUIA E POLONIA PEGO, INCLUSIVE PARCERIA COM URSS – ribentropp-molotov 1939 (não agressão por cinco anos, prevista a partilha da polônia (ALE, queria corredor polonês – tomou a polônia, URSS se prepara para tomar sua parte) ING e FR sabendo disso set 1939 declarando guerra a Hitler. Politica de apaziguamento não deu certo, uma vez que Hitler não se lançou sobre união soviética, pelo contrário, fez acordo  (anteriormente, já havia firmado o pacto com o Japão, ANTIKOMINTERN, contra comunismo internacional; pacto de aço com ITA – eixo)

Conferencia de Munique: ing, fr, italia e ale

Permitia Hitler pegar parte da Tchecoslováquia.

Mesmo depois de declarar guerra, FR e ING não atacam Hitler, permitem que ataque diversos países, 1940 FRA é atacada por Hitler

Produção industrial normalizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com