TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resolução 649 Conselho Segurança ONU

Por:   •  21/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Resoluções do Conselho de Segurança sobre a Missão das Nações Unidas na Ilha de Chipre

Resolução 649 (1990): A Resolução de n. 649 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, foi adotada por unanimidade em 12 de março de 1990, depois de ser observado o relatório do Secretário-Geral sobre uma reunião realizada entre os líderes das "duas comunidades" ( República de Chipre e República Turca do Norte de Chipre), dessa forma, recordando a Resolução 367 ( 12 de Março de 1975 ), lamentou-se que, nos 25 anos desde a criação da Força de Manutenção da Paz das Nações Unidas em Chipre, não se tenha encontrado uma solução para a situação.

Em particular, o Conselho reafirmou as reuniões entre os dirigentes da República de Chipre e da República Turca do Norte de Chipre em 1977 e 1979, nas quais se comprometeram a criar uma "República Federal de Chipre" em duas comunidades. Exortou ambos a prosseguir seus esforços, juntamente com o Secretário-Geral, para encontrar uma solução mutuamente aceitável para o estabelecimento de uma federação, convocando ambos a concluir um acordo geral acordado em 1989.

A Resolução n. 649 solicitou ao Secretário-Geral que fizesse sugestões para ambos os líderes a fim de resolver a situação, e para que informassem sobre o andamento das discussões até 31 de maio de 1990.

A resolução n. 367 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, adotada em 12 de março de 1975, após receber uma denúncia do Governo da República de Chipre, o Conselho instou novamente todos os Estados a respeitar a soberania, independência, integridade territorial e não-alinhamento da República de Chipre.

O Conselho registou o seu pesar pela declaração unilateral de um "Estado Federado da Turquia", embora não desejasse antecipar a solução política final do problema. A resolução então solicita a implementação urgente e efetiva da resolução 3212 da Assembleia Geral, para solicitar que o Secretário-Geral realize uma nova missão para convocar as partes e as convidasse a cooperar. Por fim, o Conselho convidou todas as partes interessadas a absterem-se de qualquer ação que possa comprometer as negociações e solicitou ao Secretário-Geral que as mantenha informadas sobre a implementação das resoluções.

A resolução em questão, foi aprovada sem votação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com