TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia Como Passatempo Intelectual

Por:   •  13/4/2020  •  Resenha  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

Luíza Gomes Borges

BERGER, Peter. “A sociologia como passatempo intelectual” (cap.1) in: Perspectivas Sociológicas: Uma visão humanística. 25 Edição. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 9-77.

        Berger inicia o texto tratando da importância que um sociólogo tem na sociedade e quais são suas atribuições. O autor é bastante enfático sobre a distorção de imagem e da autoimagem dos sociólogos no primeiro capítulo de seu livro. O campo de estudo da Sociologia não necessariamente é empenhado em resolver os problemas das pessoas, mas visa estudá-los e entendê-los, de forma isenta e afastada de envolvimento. Berger cita Max Weber que coloca isso muito bem em sua obra quando classifica a Sociologia como “isenta de valores”.

        A imagem do sociólogo é muitas vezes confundida com um tomador de estatísticas da sociedade e de seus comportamentos, tentando definir tendências de grupos de maneira mais formal e evitando o empirismo para parecer mais profissionalmente produtivo. Na realidade o sociólogo é muito mais do que isso: é um estudioso que procura descobrir as implicações dos acontecimentos empregando para isso rigorosos meios científicos. Descobrindo estas implicações busca então obter uma visão mais ampla dos valores das instituições e da sociedade.

Em paralelo com isso tudo, o sociólogo investe muito tempo, estudo e esforço com o objetivo de construir e testar uma metodologia que possa estender suas descobertas a outros campos da sociedade. Um sociólogo, no exercício de sua função, mostra os fatos como eles são e não como ele ou as pessoas interessadas em sua investigação gostariam que fossem. Ele diz o que tem que ser dito, não o que as pessoas querem ouvir.

No segundo capítulo, Berger começa a tratar sobre a Sociologia como forma de pensamento. A Sociologia é uma forma de consciência crítica, moderna e ocidental, que tem como objetivo de estudo a sociedade, o social, a interação, inter-relação e reciprocidade na grande variação de relações humanas.

Faz-se necessário refletir sobre o que é “sociedade”, um termo de linguagem tão comum que não se limita a critérios quantitativos, mas pode ser determinado por um grupo de pessoas específico ou grupos mais restritos em que essas pessoas possuem prestígio e privilégio, por exemplo. Os sociólogos definem “sociedade” como um grande complexo de relações humanas, um sistema de interação que é analisado e entendido como uma entidade autônoma.

Max Weber define a sociedade como um complexo de fatos sociais, segundo o qual uma situação “social” é aquela que as pessoas orientam suas ações uma para as outras. A trama de significados, expectativas e conduta acaba por resultar na orientação mútua que constitui o material de análise sociológica.

Comparando o trabalho do economista com o do sociólogo, pode-se verificar que o economista atentará a processos puros da atividade econômica (alocação, distribuição, bens e serviços escassos numa sociedade), examinando os mesmos processos o interesse primordial do sociólogo será a grande variedade de relações e interações humanas.

Com isso é possível perceber que o que a perspectiva sociológica faz é “olhar além das fachadas”, ou seja, envolve um processo de ver além das estruturas sociais de versões oficiais, conhecendo assim sua realidade e os mecanismos que movem os fatos sociais e seus problemas. O problema sociológico é sempre a compreensão do que acontece em termos de interação social ou da situação social em seu todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com