TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia durkheim

Por:   •  22/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

1 1) De acordo com Durkheim, as ciências sociais não eram apenas os fenômenos individuais tratados coletivamente, mas sim algo totalmente novo, sendo o objeto de estudo dessa nova ciência. Essa ciência social tinha como principal aspiração, criar métodos e regras, que generalizassem todos acontecimentos na sociedade, se inspirando assim no positivismo, que era sustentado pela  observação dos fenômenos, e por meio de experimentos, se comprovando por métodos científicos.

2) O Objeto de estudo da Sociologia, definido por Durkheim, seriam os fatos sociais, esses seriam aqueles que por definição, são exteriores ao ser individual, tendo uma "existência própria", e que é capaz de exercer sobre o ser individual uma coerção, ou seja, capaz de agir e influenciar os indivíduos formar de se realizarem as atividades, impondo certo padrão ou norma.

3) Um exemplo concreto do "objeto" da Sociologia, um fato social, seriam as regras jurídicas impostas pelo Estado, estas seriam "maneiras de ser", a forma de atuar/agir na sociedade também se caracteriza como fato social, por exemplo, toda a tradição de se vestir de um povo, estes fatos sociais são passados ao indivíduo pela educação.

4) Para Durkheim todos os acontecimentos sociais e fenômenos, não são decompostos em seres individuais, a associação dos indivíduos cria algo totalmente novo e externo a estes, seria algo mais complexo, seria o "todo", assim caracterizando esse fenômeno como uma "síntese", distintivamente da adição de fatores individuais, sendo este novo fenômeno, a Sociedade.

5) O principal pressuposto de Durkheim gira em torno do pensamento grupal, em que o grupo de indivíduos possuem uma consciência diferente do ser individual, defende a existência dos "fatos sociais", estes seriam coercitivos e inseridos pela educação, defendendo o método positivista, para que o estudo das ciências sociais fosse feito por meio do empirismo. As pesquisas do sociólogo têm de demonstrar que os fatos sociais, são interiorizados no sujeito por sua educação, criando hábitos, de acordo com as normas da sociedade no meio em que se encontram, assim comprovando a hipótese de Durkheim.

6) Os fatos sociais se originam de forma que vários indivíduos ao realizarem uma mesma ação, tenham como produto algo novo e exterior a ação individual, tendo assim, suas raízes em uma origem social, por uma "consciência coletiva", tendo uma natureza coercitiva, imposta pela educação do sujeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com