TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia - Durkheim

Por:   •  26/6/2019  •  Resenha  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS DE TOCANTINÓPOLIS

NOME

MARIANA MOREIRA

Solidariedade – Émile Durkheim

Fichamento entregue para a disciplina Sociologia, no curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

TOCANTINÓPOLIS - TO

2019

Para Durkheim a divisão do trabalho tem uma função de criar entre as pessoas um sentimento de solidariedade, como as sociedades de amigos e a sociedade conjugal. Durkheim afirmava que amor geralmente cria uma certa harmonia de pensamentos e de sentimentos entre essas pessoas, sem contar da atração sexual que é bastante impressionante na divisão do trabalho, até porque a atração sexual só é sentida entre indivíduos da mesma espécie, e o que faz acontecer essa união e essa criação de sensações e sentimentos para Durkheim não é a semelhança, mas a dissemelhança das naturezas.

Exemplo citado por Durkheim é que homens e mulheres se distinguem entre si, e que por essa dissemelhança buscam-se com a paixão, todavia, não é um contraste puro e simples que faz eclodir tais sentimentos recíprocos: só as diferenças que se supõem e se completam podem ter essa virtude.

A divisão do trabalho não é simplesmente ornamentar ou melhorar as sociedades existentes, mas torna possível as sociedades que, sem ela, não existiriam. Fazei retrocede a divisão sexual do trabalho até um certo ponto e a sociedade conjugal tende a desaparecer, para existirem apenas as relações sexuais acima de tudo efêmeras, seria algo passageiro, de curta duração. “Se os próprios sexos não tivessem se separado inteiramente, toda uma forma de vida social deixaria de nascer.”

A solidariedade social segundo Durkheim se daria pela consciência coletiva, pois essa seria responsável pela coesão, ou seja, a ligação entre as pessoas.

“Quanto mais solidários sejam os membros de uma sociedade, mais eles mantêm relações diversas, seja uns com os outros, seja com o grupo tomado coletivamente. Porque se os seus contatos fossem raros, eles não dependeriam uns dos outros senões de maneira frágil e intermitente.”

“O estudo da solidariedade pertence pois à Sociologia. É um fato social que só se pode conhecer por meio de seus efeitos sociais.”

Compreende-se que a solidariedade sendo um fato social de primeira categoria depende do nosso organismo individual, ou seja, para ela existir, é necessário que a constituição física e psíquica se comporte.

Para Durkheim a solidariedade mecânica é característica das sociedades primitivas ou arcaicas, até porque a permanência do direito é punitiva, onde os agentes e as forças de trabalho são pouco divididas, ou seja, não há divisão do trabalho, os indivíduos da solidariedade mecânica compartilham das mesmas noções e valores sociais, como nas crenças religiosas, como também em relação aos seus interesses.

A solidariedade orgânica é a do tipo de que predomina nas sociedades, além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastantes distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada, a divisão econômica do trabalho social e mais desenvolvida e complexa.

A solidariedade orgânica é a que predomina nas sociedades ditas como mais complexas ou modernas, que atua como uma organização onde o trabalho se fundamenta a partir de relações, onde os indivíduos não compartilham dos mesmos valores e crenças e por conseguintes, possuem interesses bastante distintos, sem contar que a consciência de cada indivíduo é mais acentuada, e a divisão econômica do trabalho social é bem mais desenvolvida e complexa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com