TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A União Europeia

Por:   •  20/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO MÉDIO GONÇALVES DIAS

ENSINO MÉDIO

JOÃO GOMES SILVA

PABLO MENDES

LUCIANO CARCKOFF

ADRIANO SILVA

UNIÃO EUROPEIA

Triunfo – RS

2017

Sumário

INTRODUÇAO3

1 UNIÃO EUROPEIA4

1.1 PROBLEMAS ENFRENTADOS4

2 A INSTITUIÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA5

3 A CRISE NA UNIÃO EUROPEIA5

4 REINO UNIDO NA UNIAO EUROPEIA6

4.1CONSEQUÊNCIASDOBREXIT........................................................................................................7

CONCLUSÃO.........................................................................................................................................8


INTRODUÇÃO

A União Europeia pode ser considerada o maior bloco politico mundial, unindo vinte e oito países, colaborando entre si para uma melhor forma distribuição de politicas e a união de decisões econômicas favoráveis para os Estados-membros da constituição. O refugio de imigrantes e desolados que fogem de suas cidades ou buscam uma qualidade de vida melhor nos países europeus foi um dos motivos para a união deles, e uma melhor forma de circulação do dinheiro e de matérias-primas.


1 UNIÃO EUROPEIA

A União Europeia é resultado de uma tentativa bem sucedida de integração de países, que ocorreu na segunda metade do século XX. Teve seu inicio em 1951, quando seis nações devastadas pela Segunda Guerra Mundial decidiram unir suas matérias-primas industriais de carvão e aço para evitar a guerra entre elas. Para tanto, a França e a Alemanha Ocidental se unem com a Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Os seis países se tornam a Comunidade Econômica Europeia (CEE). O tratado de Roma entra em vigor em 1958, incluindo Reino Unido, Irlanda e Dinamarca, somente em 1973, formando o Mercado Comum Europeu (MCE). Sete anos depois, aderem ao grupo a Grécia, Portugal e a Espanha. Com o Tratado de Maastrich, em 1991, o bloco dos 12 países passa a denominar-se União Europeia (UE). Este ultimo tratado foi considerado um dos mais importantes para a historia da formação do bloco europeu. Este estabeleceu um cronograma de procedimentos para a criação de uma moeda única e determinou critérios para o ingresso de novos países. Em 1995, Suécia, Finlândia e Áustria ingressaram na União Europeia.

Quase dez anos mais tarde da ultima ingressão no bloco, Chipre, Malta, Estônia, Letônia, Lituânia, Hungria, Polônia, República Tcheca, Eslováquia e Eslovênia aderiram ao grupo, mostrando as condições necessárias para aderirem à União Europeia. No mesmo ano que esses países aderiram ao bloco, mais exatamente em Maio de 2004, a Europa continha 450 milhões de habitantes registrados e passou a reunir 25 países. Em 2007 a Romênia e a Bulgária foram consideradas como preparados para aderirem à união, somente então em 2008 que a Croácia fechou o grupo com 28 países que formavam a UE.

1.1 PROBLEMAS ENFRENTADOS

Apesar dos incentivos e colaborações dos países que já formavam o grupo, as dificuldades foram grandes. A criação de um organismo de integração dos países da Europa foi lenta e enfrentou vários obstáculos , desde o Tratado de Roma até o Tratado de Maastrich (1958 – 1992) que instituiu a União Europeia. Alguns problemas enfrentados foram:

  • A noção de soberania e territorialidade, que envolve sentimentos muito profundos no espírito da população de alguns países europeus, como a Alemanha, Reino Unido e França.
  • As desigualdades econômicas entre países que desejavam uma integração mais ampla.
  • A rivalidade histórica entre alguns dos países, membros do grupo, como Reino Unido e a França.
  • Questões políticas internas, dos países do bloco, como os governos ditatoriais da Grécia, Portugal e Espanha, que passaram por um processo de redemocratização antes de serem na Comunidade Econômica.

2 A INSTITUIÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA

A UE conta com um sistema institucional único no mundo, com três organismos principais (Parlamento Europeu, Conselho da União Europeia e Comissão Europeia), além de um Tribunal de Justiça e um Tribunal de Contas. O conselho é a principal instância da União Europeia, partilhando com o Parlamento decisões legislativas, econômicas, orçamentarias e de políticas de segurança.

A Comissão Europeia representa a instituição em escala mundial. O Tribunal de Justiça resolve os litígios entre os países integrantes. Cabe ao Tribunal de Contas fiscalizarem a legalidade das despesas da União e garantir a correta gestão financeira do orçamento.

3 A CRISE NA UNIÃO EUROPEIA

Nos Estados Unidos uma crise financeira teve inicio em 2008, provocando certas consequências na Europa. Surpreendidos pelo abalo financeiro, os bancos europeus acusaram queda nos investimentos e descapitalização, enfrentando processos de falência e venda de títulos. Os governos de alguns países tentaram, para solucionar a crise, realizar uma operação para salvar os bancos, comprometendo, dessa forma, somas enormes de fundos públicos. Ao contrário do que se esperavam, porém, a crise não foi convertida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com