TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A União Europeia Estado-Nação

Por:   •  28/6/2021  •  Ensaio  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

Para os realistas, o Estado-Nação é a figura central do Sistema Internacional e, devido à sua condição anárquica, rejeita outros autores, tal como é o caso das Organizações Internacionais. “Os atores fundamentais do sistema são os detentores do poder, ou seja, os Estados. Devido à ausência de um governo internacional, os estados vivem numa luta constante pelo poder. Esta busca pelo poder começa, em primeira instância, pela própria sobrevivência dos estados.”[1]. Deste modo, podemos dizer que os realistas são negativistas quanto ao sucesso das relações de cooperação entre as unidades do sistema.

Voltando a Morgenthau, “Logo nos primeiros parágrafos de A Política entre as Nações, Hans Morgenthau coloca como divisor de águas entre as correntes do pensamento político moderno, e em consequência das relações internacionais, os diferentes conceitos de natureza humana: a conceção liberal, provinda de Locke e Kant; e a realista, provinda de Hobbes, (...).”[2].

 Para compreender melhor a importância de Morgenthau, é essencial compreender em que consiste a teoria realista que, tal como o liberalismo, veio dar origem a teorias contemporâneas. Deste modo, o realismo foi desenvolvido consoante as obras de Maquiavel e Hobbes, apesar de só na década de 40 passar a ter o “estatuto” de teoria. Segundo o realismo, existem três características principais das relações internacionais: a condição anárquica da política internacional, o poder como fator determinante na estrutura do sistema internacional e, os estados, como principais detentores do poder e atores fundamentais do sistema internacional. Para além disso, introduziu importantes preposições teóricas na disciplina, bem como: a teoria da balança de poder que teve o seu corolário com Waltz, a teoria da balança da ameaça e a teoria do dilema de segurança, assim como a consequente offense-defense theory.


[1] (Mendes, 2019, p. 96)

[2] (Serrano Ferreira, 2010, p. 27)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com