TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA INTRA FAMILIAR CONTRA IDOSO

Por:   •  9/5/2017  •  Bibliografia  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

1. Tema: A VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA IDOSO

2. Justificativa

¬

A violência em oposição ao idoso no meio familiar é uma adversidade que se aumenta e se amplia cada vez mais, pouco a pouco, nos dias atuais. O idoso torna-se uma vítima central fácil, por repetidamente, necessitar de seus familiares em meio a diversos aspectos, seja no zelo dada a saúde, nos convívios sociais, na subordinação financeira ou também no convívio em meio aos familiares.

As negligencias em discordância ao idoso, demonstra uma seria transgressão de seus direitos como cidadãos comuns, comprovando assim, o regresso do melhoramento social quanto às alegações dos direitos dados aos humanos, pois as modificações acontecem frequentemente não somente no Brasil, como em todo o mundo.

De acordo com SCHRAIBER et at. (2006):

[...] a violência contra idosos é considerada, mundialmente, como violação de direitos, uma questão não somente social, mas de saúde pública embora com expressões variadas em diferentes contextos.

Levantando o interesse do fenômeno ocorrente, para a população depois de duas décadas, conseguindo visar melhor seus direitos e abrindo a visão sobre o âmbito familiar do idoso.

Sendo assim, afirmando MINAYO (2004, p.68) relata que ainda sim as violências contra os idosos se rebelam de maneira fundamental, sendo aquela que acontece pela diferença social e é também consequentemente naturalizada nas intermediações pobre.

Com o Estatuto do Idoso Lei 10.741 de 1° de outubro de 2003 dado como mais um recurso para a melhoria da cidadania. O idoso possui a posse da liberdade, da integridade, da educação, da saúde, a um meio ambiente de qualidade, dentre diversos direitos essenciais de qualidade, levando tudo isso como responsabilidade para os familiares, Estado e Sociedade, cuidarem desses direitos.

De acordo com Zimerman (2000):

A violência contra o idoso no âmbito familiar nos leva a refletir mais sobre o laço familiar no convívio dentro do espaço doméstico que implica a proximidade do agressor com a vítima. A forma como tratam o idoso não é só por falta de experiência, mas sim, a má vontade de cuidar, dar carinho e atenção necessária para o seu bem estar físico e social.

Link: http://www.webartigos.com/artigos/as-causas-da-violencia-contra-o-idoso-no-ambito-familiar/109765/

¬¬No âmbito familiar o idoso carece de oportunidade para ter acesso nas reuniões familiares e também nas conversas e procuram repassar seus conhecimentos e habilidades ganhos ao decorrer de sua existência, onde inúmeras vezes não se dá a devida atenção aos seus valores ou sendo postas como ultrapassadas, como uma geração velha. Outro fato é o do idoso está causando muito trabalho em casa, é mais viável direciona-lo ao um asilo esperando a hora para a morte. Muito não tem mais ânimo para recorrer a sua dignidade, embora outros se fecham para não pedir ajuda por dias melhores. Nesta situação entra o Assistente Social, dando a autovalorização ao idoso, levando com que ele se sinta contido em meio a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com