TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violação dos Direitos do Idoso: Violência no Âmbito Familiar

Por:   •  27/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHNAGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Violação dos Direitos do Idoso: Violência no Âmbito Familiar.

Produção de Projeto de Pesquisa Para a Obtenção de Nota da Disciplina de Pesquisa em Serviço Social.

CAXIAS-MA

ABRIL/2014

SUMÁRIO

Introdução 4

Levantamento de Literatura 5

Problema 5

Hipótese 6

Objetivo geral 6

Objetivos Específicos 6

Justificativa 6

Violação dos direitos do Idoso 7

Metodologia 9

Cronograma 9

Recursos 9

Considerações Finais 10

Referências 11

INTRODUÇÃO

A metodologia científica é uma importante forma de aprendizado e estímulo ao ensino-aprendizagem, pois promove a ideia de que para se atuar em determinada realidade é necessário primeiro ter uma postura crítica e investigativa que vai desde o início da vida acadêmica até a atuação profissional.

Para o assistente social no âmbito da sua atuação a pesquisa social se torna imprescindível para que ele possa saber a que ponto está à situação em questão e o que poderá ser trabalhado para reverter o problema diagnosticado, sempre tendo uma visão crítica e sobre os aspectos psicossociais que cercam o público-alvo da pesquisa-ação.

É muito importante que para trabalhar sobre um problema referente a qualquer área de atuação do Serviço Social, se conheça profundamente a realidade em que se encontra essa área, para que assim se observe criticamente s situação, formulando hipóteses e estabelecendo conexões que às vezes passam despercebidas por outros profissionais. Neste projeto de pesquisa será utilizado o tema de maus tratos ao idoso, pois se sabe que anualmente é cada vez mais frequente o número de pessoas que atingem 60 (65) anos, fazendo com que o crescimento populacional do idoso seja desproporcional às políticas públicas para garantir melhorias a todo esse contingente populacional.

LEVANTAMENTO DE LITERATURA

Segundo Maria Tereza Pasinato, Ana Amélia Camarano e Laura Machado, que fizeram um trabalho para o XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, realizado em Caxambú- MG – Brasil, de 20- 24 de Setembro de 2004.

A violência entre seres humanos parece fazer parte da própria história da humanidade. No entanto, alguns aspectos e causas da violência são mais facilmente percebidos do que outros, com variações decorrentes dos sistemas de valores e econômicos das sociedades em que se inserem. O entendimento da violência familiar como um problema social é muito recente.

Segundo as autoras de Idosos Vítimas de Maus-Tratos Domésticos: Estudo Exploratório das Informações dos Serviços de Denúncia, a violência é algo que sempre aconteceu desde muito tempo, porém a violência que acontece nos lares na verdade ganhou mais enfoque, pois antes a violência acontecia, mas os familiares e o próprio idoso se calavam. Agiam como se nada acontecesse, mas com a criação da Constituição Federal de 1988, esses idosos tiveram pela primeira vez seus direitos garantidos pela constituição cidadão, pois foi elaborada para garantir os direitos sociais também.

Arlette Gomes dos Santos afirma que:

“(...) a velhice é construída cognitivamente no decorrer da vida. O ser humano não se dá conta dessa construção, que opera das mais variadas formas, como por exemplo: O idoso não tem condições de trabalhar, o idoso não tem vida sexual, o idoso é dependente de outros, portanto um peso, o idoso é a fase da regressão. Há uma tendência a generalização onde os idosos saudáveis sofrem pressão e são taxados de terem comportamentos inadequados. É assim que a velhice é aprendida socialmente, a apologia da falta, falta de saúde, falta de companhia, falta de atividade, falta de desejo e até mesmo de senso crítico. (SANTOS, 2003).

Para ela, a sociedade aprende a ter uma visão equivocada do que é se tornar idoso, do que é envelhecer. Fazendo com que haja por conta desse hábito enraizado na sociedade capitalista, faça com que os idosos que podem ter toda uma vida normal, sejam criticados por conta do seu comportamento “inadequado”, segundo a sociedade, para uma pessoa dessa idade. É preciso ensinar as pessoas a respeitarem o processo de envelhecimento, afinal esse é um processo por quais todos nós iremos passar um dia.

PROBLEMA

Quais os riscos e vulnerabilidade de uma pessoa idosa que possa a vir ser vítima de violência doméstica? Quais os tipos de violência e o que se entende por violência?

Qual o motivo de terem tantos casos?

HIPÓTESE

Os idosos tem se tornado vítimas fáceis devido à dependência que tem com seus agressores, que em sua grande maioria são pessoas com laços de consanguinidade ou afetivos. Tais violências causam à pessoa idosa danos muitas vezes irreparáveis que geram frustrações, medo, angústia, trauma, depressão e exclusão social.

Isso acontece muitas vezes por causa da reprodução que o sistema capitalista vem disseminando que envelhecer é um processo ruim, fazendo com que a sociedade, a família e até mesmo o idoso promovam a discriminação, o preconceito.

OBJETIVO GERAL

• Analisar a tipologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com