TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO - Violência Contra o Idoso no Ambiente Familiar

Por:   •  12/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.821 Palavras (8 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 8

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Violência Contra o Idoso no Ambiente Familiar

Trabalho apresentado às disciplinas: Estatística e Indicadores Sociais, Processo de Trabalho e SSOC, Comunicação na Pratica do Assistente Social: Projeto de Pesquisa, Estágio Curricular Obrigatório III do Serviço Social do 7º período da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Professores: Amanda Boza, Clarice Kernkamp, Rodrigo zambon.

Esperantina – PI

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 5

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO 7

4. JUSTIFICATIVA 8

5. METODOLOGIA 9

6. REVISÃO BIBLIOGRAFICA 10

7. CRONOGRAMA DA PESQUISA 12

8. ORÇAMENTO 13

9. RESULTADOS 14

10. REFERENCIAS 15

1. INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa tem como tema “Violência Contra Idoso” buscando conhecer as diversas formas de violência, assim foi elaborando com a intenção de trabalhar os tipos de violência, a saúde e qualidade de vida e o papel do serviço social frente a violência contra o idoso.

Quando se fala em violência contra a pessoa idosa, pensa-se Imediatamente na violência contra as pessoas idosas, pensa-se imediatamente na violência física, mas esta não é a única existente, pois há inúmeras formas de violência, escondidas e mascaradas na sociedade.

Pessoas idosas não querem mais do que as outras pessoas, elas desejam equidade. Necessitam de um tratamento digno, independentemente de sexo, raça, origem técnica, deficiência, situação econômica.

Uma das formas de conceituar a violência contra a pessoa idosa é a adotada pela Rede Internacional para a Prevenção dos Maus-Tratos contra o Idoso, segundo a qual esta se manifesta como um ato único ou repetido ou em omissão que lhe cause dano ou aflição e que se produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança.

2. TEMA

• Violência contra o idoso no Ambiente Familiar

3. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBELMA

• Violência contra o idoso no ambiente familiar.

4. OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL.

 Compreender a violência doméstica contra o idoso.

OBJETIVOS ESPECIFICOS.

 Compreender as formas de violência contra os idosos;

 Analisar os desafios do profissional de serviço social com essa demanda;

 Avaliar a visão dos idosos sobre a violência sofrida.

5. JUSTIFICATIVA

O presente trabalho originou – se a partir de estudos voltados para a “VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO“. Com o objetivo de que haja uma mudança significativa em favor dos idosos. Diante dos inúmeros fatos de abusos, agressões e desrespeito aos idosos e que vem sendo trabalhando a defesa e proteção aos idosos através de palestras e denúncias que muito irá ajudar na proteção para esse público.

O estudo realizado busca esclarecer a violência contra os idosos no ambiente familiar como são as várias formas de agressões e que na maioria das vezes ficam impunes. Devido não haver denúncias as agressões são verbais e até mesmo físicas que gera um grande problema psicológico para esta faixa etária, e poderia ser punido todos aqueles que cometesse esses abusos mas infelizmente muitas vítimas protegem devido ser pessoas da família.

Este projeto de pesquisa está voltado para a conscientização dos órgãos competente, comunidade, família e sociedade civil, que todos juntos passam está contribuindo com a segurança dos direitos. Que todos divulguem no dia a dia o não contra a violência contra os idosos. Que todos tenham consciência que essa população deve ser amada e bem cuidada por todos.

Nesse tema cessa esse projeto de pesquisa foi desenvolvido devido aos grandes aumentos dos casos e violência contra o idoso. Decorrendo no nosso cotidiano divulgado por meio de comunicação ao perfil demográfico do país que caminha para uma população que cada dia está mais envelhecida crescendo a expectativa de vida. Essa realidade despertou um grande interesse de elaborar um projeto que possa contribuir para a formulação da nossa realidade onde o ser humano conheça todos seus direitos principalmente da pessoa idosa.

No decorrer dos meus estágios I, II, III, despertou – me interesse por esse tema devido a minha convivência no meu ambiente de estágio com pessoas idosas e sua realidade, onde conhece os aspectos importantes, sobre a terceira idade específicos de proteção a pessoa idosa a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com