TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação do Serviço Social no Núcleo Familiar dos Idosos

Por:   •  8/8/2016  •  Dissertação  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

A Atuação do Serviço social no núcleo familiar dos idosos

Não tem como falar em idosos, sem antes falar na sua família,e uma vida inteira que os mesmos trazem ao longo do tempo.Para começar a falar,vamos nos basiar primeiro no que diz a nossa Constituição Federal de 1988.Ela apresenta a família como base da sociedade e coloca como dever da família, da sociedade e do Estado “amparar as pessoas idosas assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar e garantindo-lhes o direito à vida”.

Neste sentido, cabe aos membros da família entender essa pessoa em seu processo de vida, de transformações, e conhecer suas fragilidades, modificando sua visão e atitude sobre a velhice, e colaborar para que o idoso mantenha sua posição junto ao grupo familiar e a sociedade.sabendo que isso não é nada fácil,pois a cada dia que se passa,torna-se mais difícil a convivência entre idosos e seus familiares,muitos não entendem que essa condição é algo natural da vida,e que o filho passa a ser muitas vezes o provedor da família,ainda assim,muitos estão mal acostumados com a ideia que os pais tem obrigação de prover para o filho,e não cabe em sua cabeça a ideia contraria disso. Sendo assim iremos a primeira indagação:Como os filhos, de uma maneira geral acostumados a serem cuidados e dependentes dos pais por longos anos,num dado momento se veem sem esses cuidados, e ficam a experimentar uma inversão nessas relações quando os pais começam a necessitar de atenção e ajuda

Com as fragilidades que muitas vezes acompanham o processo de envelhecimento é comum surgirem conflitos entre os filhos quando a situação dos pais passa a lhes exigir novas responsabilidades e cuidados. Na realidade, a família precisa de um período de adaptação para aceitar e administrar com serenidade a nova situação, de forma a respeitar as necessidades dos pais e evitar que se sintam um encargo para os filhos. Daí a importância do assistente social em meio a esse núcleo familiar. Pois o assistente social trabalha com a efetivação dos direitos de idosos. Infelizmente algumas famílias ainda pensam em ficar isentas de tal responsabilidades com seus idosos,sem saberem que esse fato pode trazer agravamentos e complicações na vida destes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com