TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A globalização e a desigualdade social na América Latina

Por:   •  16/5/2016  •  Artigo  •  4.798 Palavras (20 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 20

Resumo

A globalização com as suas fases, veio a trazer diversos benefícios para a população mundial, como a internet que facilita a vida da população e a funcionalidade das empresas na comunicação com o mundo por exemplo, mas também foi a precursora de alguns problemas como impactos no meio ambiente e ainda foi uma grande influência para a desigualdade social conforme seus avanços. Na américa latina, os problemas sociais são grandes e isso causa impacto principalmente na economia dos países e na educação da população refletindo na saúde, no desemprego e na criminalidade por exemplo.  Para dar fim à desigualdade social na américa latina, é necessário criar políticas sociais que deem início com políticas de empregabilidade e educação a partir do nível básico, pois é dessa forma que se pode reduzir a pobreza e a desigualdade de oportunidade, mas para isto é necessário a cooperação do estado e da sociedade como um todo.

Palavras-chave: Globalização. Desigualdade. Social. América. Latina.


Abstract

Globalization with its phases, came to bring many benefits to the world population, such as the internet which facilitates the life of the population and the functionality of the companies in the communication with the outside world for example, but it was also the precursor of some problems such as impacts on the environment and also was a big influence on social inequality as their advances. In Latin America, social problems are great and this impact mainly on countries ' economies and education of population reflecting on health, unemployment and criminality for example. To put an end to social inequality in Latin America, it is necessary to create social policies that give beginning with employment and education policies from the basic level, because that is the way to reduce poverty and inequality of opportunity, but for that, the State and society as a whole need to collaborate.

Keywords: Globalization. Inequality. Social. America. Latin.

1.O que é globalização?

Globalização trata de uma ideia onde há um aglomerado de processos sociais e econômicos de maneira que os países e as pessoas que os habitam se integrem de uma maneira facilitada.

A globalização é um processo dividido em quatro fases e cada fase contribui para a expansão deste processo.

A primeira fase, ocorreu do século XV até a revolução industrial, onde tem-se o surgimento do capitalismo. A partir daí, como a revolução industrial muda as relações do espaço geográfico mundial, surge a segunda fase na qual se dá desde a revolução industrial até a segunda guerra mundial.

Nesta segunda fase, houve uma expansão muito grande do capitalismo e ainda existiam países subdesenvolvidos que eram colônias dos europeus, principalmente no continente africano.

A terceira fase se dá desde da segunda guerra mundial até 1989, período chamado de guerra fria. A indústria cinematográfica trabalhou muito em cima do conceito guerra fria, fazendo uma relação de capitalismo e socialismo, mostrando que só o capitalismo era o ideal e o socialismo era ruim por meio dos filmes “Rocky Balboa –olhos de tigre, Rambo e Top Gun” esses filmes tiveram uma forte contribuição ideológica para a formação da opinião pública. Nessa fase, há a bipolaridade, onde o socialismo impede a expansão do capitalismo.

E por fim entra a quarta fase, onde a nova ordem mundial é iniciada com queda do muro de Berlim que marca o fim da guerra fria. Na nova ordem mundial, o conceito de globalização se expande e começa a aparecer de uma maneira muito mais intensa por que agora, quase todo o mundo é capitalista.

  1. Globalização no século XXI        

O ponto de partida da globalização é a comunicação, tanto em empresas facilitando a troca de informações e dados e ajudando no comércio, quanto para com a população do mundo inteiro trocando informações uns com os outros e compartilhando seus costumes e culturas. E o principal veículo para a evolução da globalização no século XXI tem sido a internet.

A internet é fundamental em todo o mundo, tanto que é impossível uma empresa expandir sem o uso de tal rede de comunicação. A aldeia global também é fruto dessa globalização que o mundo recebeu, favorecendo a interação cultural, regional, social e econômica de forma válida.

  1. Pontos Positivos

A globalização tem marcas favoráveis, como por exemplo o barateamento do sistema de produção das indústrias. Essas, por sua vez, procuram fabricar seus produtos em vários países de acordo com o ponto positivo de cada um em favor das próprias industrias; elas optam por países que têm energia, mão de obra e matérias primas de custo menor com o objetivo de reduzir o custo de fabricação de seu produto e obtenção de maior lucro.

O avanço dos meios de transportes é um ponto bastante forte quando se trata de globalização, especialmente o transporte marítimo importando e exportando produtos diminuindo a distância entre os países e aumentando o fluxo comercial.

Da mesma forma, a troca de informações na área científica faz com que haja avanço acelerado nas áreas da biologia, da medicina, da química, etc. E uns dos mais importantes aspectos favoráveis da globalização é o cultural, onde as pessoas se interagem por meio de locomoção de um país pelo outro, conhecendo diversas culturas, costumes e assim, há o respeito e aceitação de todos e esse aspecto social é tão importante que faz com que povos se ajudem prestando serviços comunitários e fazendo com que as pessoas se sintam parte não só de sua comunidade, mas sim do mundo inteiro.

  1. Pontos Negativos

Dentro da globalização, existe um fator muito importante que é a preocupação com a ecologia; pois a era de consumo traz muitos impactos negativos para com a natureza na parte de exploração de matérias primas do meio ambiente.

Os países acabam se tornando dependentes uns dos outros e os países já desenvolvidos são os mais beneficiados nos termos relacionados à riqueza, enquanto os em desenvolvimento são menos beneficiados de forma crescente.

Há também um grande problema na parte econômica dos países, pois há a possibilidade de especulação nas finanças, fazendo com que a movimentação de dinheiro entre os países seja muito difícil de ser controlada pela economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (190.1 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com