TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Responsabilidade Social

Por:   •  22/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 4

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Rio de Janeiro

2023.2

Desde o inicio da década de 70, a responsabilidade social das empresas que são metas que não estão ligadas diretamente a parte econômica, legal e ética é entendida como um parâmetro a se seguir para obter bons resultados, ao contrário do que muito se pensava em torno do pensamento conservador e liberal, a responsabilidade socioambiental não inibe o lucro da empresa, não são questões antagonistas uma vez que atualmente, é indubitável a necessidade da preservação e discussões sérias para que ambos os cenários coexistam.

Uma empresa que só visa o lucro sem se atentar para a concepção tecnicista da crise ambiental estará fadada a ter suas matérias-primas esgotadas e sua imagem manchada, da mesma forma que uma empresa que não prioriza formar gestores bem-informados nas questões e necessidades sociais, além de desatualizada, e beirando a falta de ética, não promoverá impacto positivo algum acarretando a longo prazo uma falta de reconhecimento dentro e fora da empresa.

O conceito de desenvolvimento sustentável, tão fomentado pela ONU,está intrinsecamente ligado ao conceito de responsabilidade social, uma vez que o axioma projetado é de que não haverá crescimento econômico em longo prazo sem progresso social e sem cuidado ambiental. As empresas não promovem essas ações por serem do bem, mas sim para sua própria existência.

Os 17 objetivos da ONU de Desenvolvimento Sustentável no Brasil vem buscando um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes objetivos são dados para a sociedade em geral por em prática, mas como as empresas da atualidade vem se comportando em relação a essas ODSs?

É sabido que instituições com viés conservador não corroboram pra ações sustentáveis de forma tão eficaz uma vez que são céticas aos problemas que o capitalismo gera, podendo abordar o assunto apenas de forma superficial visando engajar suas propagandas. Por outro lado, a visão socialista predispõe o lucro como um valor quase paradoxal acerca do tema de desenvolver sustentavelmente por gerar esgotamento de recursos naturais e desemprego a longo prazo. A visão que mais se adequa ao posicionamento das ODS portanto é a progressista, que acredita que é possível haver a parceria do eixo sustentabilidade e desenvolvimento com ajuda de meios tecnológicos e mudanças de pré-conceitos internos de uma companhia.

A aplicação das medidas sugeridas pelas ODS já é uma realidade e vêm sendo postas em prática por grandes empresas que acabam influenciando as menores, impactando não só comunidades locais, mas a sociedade como um todo, uma vez que disponhamos de um mundo globalizado, pautas palpáveis e não palpáveis vem sido discutidas, ampliadas e impostas com o fim da construção de mundo mais justo, mais igualitário e mais salubre para vivermos.

Empresas de diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com