TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO

Exames: AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  3.629 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA

CRISTIANE MEIRA COSTA DOS SANTOS

ELIETE PAES MENDES DE OLIVEIRA

AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

E A QUALIDADE DO ENSINO

SÃO PAULO

2014

ELIETE PAES MENDES DE OLIVEIRA RA C298GA-4

CRISTIANE M. COSTA DOS SANTOS RA C1771F-3

AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

E A QUALIDADE DO ENSINO

Projeto Atividade Prática Supervisionada

Disciplina – Pedagogia

Orientador: Professor Nonato

SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................1

SISTEMAS DE AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL...........................2

PROVA BRASIL.................................................................................................3

SISTEMAS ESTADUAIS DE AVALIAÇÃO: O CASO DE SÃO PAULO.............4

SARESP.............................................................................................................5

REFORMULAÇÃO DO SARESP E SUAS CONQUISTAS................................7

CONCLUSÃO...................................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................11

INTRODUÇÃO

Em busca de melhores resultados na qualidade de ensino, a educação no Brasil virou tema de vários estudos de forma que ele mensure essa qualidade para que se possa planejar e replanejar os métodos de ensino e a aprendizagem que foram aplicados nas escolas estaduais e municipais do nosso país. E um dos mediadores usados são as “Prova Brasil” e “Saresp”, onde os professores podem acompanhar e avaliar a qualidade do ensino aplicado.

O planejamento das atividades escolares é uma necessidade inerente a todo processo educacional que prime pela qualidade, cujo objetivo de atingir os resultados da ação educacional previsto na legislação em vigor e especialmente na Lei de Diretrizes e Base-LDB 9394/96. Desta forma as atividades escolares devem ser objeto de reflexão por parte de toda coletividade, incluindo-se nesta os próprios alunos. Como resultado dessa reflexão surgirá os possíveis caminhos a trilhar na ação pedagógica. Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações, transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, permitir que o aluno encontre seus espaços pessoais, sociais e profissionais; tornando-se cidadãos realizados e produtivos.

SISTEMAS DE AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL

De acordo com Maria Helena Guimarães de Castro (2009), no Brasil o desenvolvimento de um sistema de avalição da educação básica é bastante recente. Até o início dos anos 1990, com a exceção do sistema de avaliação da pós-graduação sob a responsabilidade da Capes, as políticas educacionais eram formuladas e implementadas sem qualquer avaliação sistemática. Não era possível saber se as políticas implementadas produziam os resultados ou não. Simplesmente, até meados da década de 1990, não havia medidas de avaliação de aprendizagem que produzissem evidências sólidas sobre a qualidade dos sistemas de ensino no país. Costuma-se falar da velha escola pública do passado como exemplo de qualidade. No entanto, a escola era outra, uma escola excludente e de qualidade para os poucos eleitos que a ela tinham acesso. O problema hoje é mais complexo: construir e valorizar a boa escola pública, agora democrática e para todos.

Em pouco mais de uma década foi construído, no país, um complexo e abrangente sistema de avaliação educacional que cobre os níveis da educação e produz informações que orientam as políticas educacionais em todos os níveis de ensino. Com esse objetivo geral comum, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb, o exame Nacional do Ensino Médio – Enem e mais recentemente a Prova Brasil apresentam distinta características e possibilidades de usos de seus resultados para que o próprio processo de formulação, implementação e ajuste de políticas educacionais. O principal desafio é definir estratégicas de uso dos resultados para melhorar a sala de aula e a formulação dos professores, de modo a atingir padrões de qualidade compatíveis com as novas exigências da sociedade do conhecimento.

PROVA BRASIL

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com