TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As avaliações, as politicas educacionais e a qualidade do ensino.

Por:   •  30/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

CURSO PEDAGOGIA

‘’ As avaliações, as políticas educacionais e a qualidade do ensino’’

1- Introdução

O caderno ‘’Currículo e avaliação’’ (MEC, 2007) diz que a para avaliar é preciso ter critérios, mesmo nas avaliações mais simples que temos que fazer em nossas vidas, há sempre uma forma de avaliar.

Porem avaliar um aluno é preciso ter mais vigor, pois a responsabilidade de avaliar é função, na maioria das vezes, para os professores ou conselho de classe, e mais que isso é preciso ter a consciência de que tal aluno precisa antes de tudo, de um ensino de qualidade para que seu desenvolvimento seja pleno.

Assim buscamos mostrar certas avaliações pesquisando como são feitas as avaliações em sala de aula, buscando também conhecer um pouco mais das avaliações de nível nacional, com isso pretendemos ampliar nosso conhecimento em avaliações, com o intuito de enriquecer nossa formação.

2- Apresentação da escola visitada:

• Centro educacional Gisno

SGAN 907 Módulo A Asa Norte, Brasília, DF.

Telefone: (61) 3447-7441

CEP: 70790-070

3- Justificativa

A escolha deste tema tem como principal objetivo mostrar que a educação brasileira precisa alcançar um padrão educacional, previsto na constituição de 1988 onde diz que a educação nacional garanta um padrão mínimo de educação.

Com isso foi feita uma pesquisa de campo para analisar como é feita o controle desta qualidade, verificando então como os alunos são avaliados em cada instituição.

4- Objetivo geral

Avaliar o trabalho feito com relação ÀS AVALIAÇÕES, AS POLITICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO, mostrar como é feita a avaliação do ensino no Brasil, e como o resultado dessas avaliações é utilizado para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

5- Metodologia

O Trabalho apresentado é o resultado de uma pesquisa de campo onde a seguinte escola foi analisada:

1- Centro educacional Gisno

(faixada da escola)

6-Métodos

Esclarecimento das principais avaliações feitas em diferentes escolas que visam avaliar como está o processo de aprendizagem dos educandos.

7-Desenvolvimento

Hoje no Brasil a educação precisa de uma atenção maior do governo, é preciso investir, não há uma boa educação sem um grande investimento, não se tem uma educação de qualidade sem a atenção necessária que os nossos alunos merecem. Entretanto não podemos nos esquecer de que não só o governo, ou as autoridades tem de carregar a responsabilidade de garantir um bom ensino as crianças, devemos pensar também que pais de alunos, a comunidade e também gestores da escola precisam participar ativamente deste processo, que garanta um ensino de boa qualidade, como está previsto na legislação.

Porém não faz efeito algum tentar procurar um culpado para as diversas falhas que há na educação do Brasil.

A avaliação é uma das formas de verificar como anda o ensino. No Brasil as principais avaliações que temos são, Prova Brasil, ENEM e SARESP. Apesar de não terem uma total eficiência, os dados ajudam muito para a o começo de uma mudança significativa na educação.

A Prova Brasil, aplicada em escolas publicas do Brasil, tem como objetivo avaliar a educação oferecida pelo sistema brasileiro de educação, com testes e perguntas socioeconômicas. Do quinto ao nono ano (4° a 8° serie) os alunos respondem à questões de português e matemática, e respondem à questionários socioeconômicos que ajudam a observar o que pode ou não influenciar no desempenho de cada um.

Professores e diretores também ajudam com os dados, respondendo a algumas questões. Tais dados são utilizados pelo MEC (ministério da educação) logo após as avaliações, observando as escolas que precisam de mais atenção, procurando também suprir certas falhas que se nota ao ver os dados.

As taxas também são usadas para mostrar o IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica).

Tudo isso nos mostra que há uma busca por melhoria no ensino da educação em nosso país, que infelizmente ainda, deixa a desejar. Nos mostra também que muitos lutam para que a nossa educação seja um exemplo, que forme cidadãos de caráter, para conviver em sociedade.

A ênfase dos Parâmetros Curriculares Nacionais em trabalhar a diversidade, valorizando a interdisciplinaridade, temas transversais e a formação para a cidadania, traz olhar original, ao menos na teoria, para a construção de uma “nova escola”. A interdisciplinaridade assume papel fundamental, nesse contexto, por inserir o cotidiano escolar na realidade social, ou seja, facilita a compreensão entre teoria e prática, tornando mais relevantes os conteúdos propostos pela escola. SOUSA; VIEGÁS, 2009 p. 4

Temos que nos conscientizar de que os educandos precisam sentir que seus estudos tem relação com algo vivido no dia a dia, pois é com esses educandos que o país tende a melhorar, e formando cidadãos é que há de se ter um país com alto desenvolvimento.

A professora entrevistada no Centro Educacional Gisno diz que tenta ao máximo trazer a realidade dos alunos para dentro da sala de aula, diz ainda que ao avaliar as crianças levam em conta todas as especificidades de cada um, onde as crianças precisam de um apoio maior.

Temos no Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com