TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO

Por:   •  10/10/2016  •  Bibliografia  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  1.594 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP

[pic 1]

PROJETO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA -APS

AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO.

Juliana Nogueira Sanches   RA: T68453-6

Michele Cristina de Souza Lopes   RA:N89HF-5

Tamires Aparecida Salvador da Silva  RA: C8114C-1

Vanessa Mariane da Silveira Santos  RA:C907CC-8

Wlademir Meireles Leal  RA:N881GJ-1

ARARAQUARA-SP

2016

INTRODUÇÃO

Para este trabalho foram analisadas diferentes formas de avaliações de ensino do nosso país. Conforme o Brasil foi se desenvolvendo na economia, a educação se tornou um foco importante, com isso foram desenvolvidos vários modelos de avaliações que se modificaram durante as décadas, tentando se adequar a essas constantes mudanças que o país vem sofrendo.

Com isso, hoje temos não apenas as avaliações que medem o rendimento dos alunos, como também avaliações feitas em espaços de tempo definidos e projetados com o intuito de avaliar também as instituições de ensino, e até mesmo os professores para ter certeza se estão realmente capacitados para o trabalho, tentando corrigir os problemas antes que possam afetar o crescimento e o desenvolvimento da educação.

Foi-se estudado sistemas de avaliação de ensino como o Sistema de Avaliação da Eduação Básica (SAEB), Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB), Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"), Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), Provinha Brasil, IDEB e SARESP.

DESENVOLVIMENTO

Para a elaboração deste trabalho foram feitas discussões em sala de aula, pesquisas em sites relacionados ao assunto, e também houve uma entrevista realizada com a Coordenadora Pedagógica Rita da instituição EMEF.OLGA.F.CAMPOS.

.Primeiramente, analisamos e discutimos assuntos referentes a educação escolar e métodos de avaliações, para que o grupo pudesse dominar e desenvolver o tema requisitado para o trabalho.

Logo entendemos que a educação passou por diversos momentos de desenvolvimento, sendo assim visada cada vez mais a sua melhoria. Com isso, o Brasil mediante a este desenvolvimento cria vários tipos de mecanismo para avaliar a qualidade de ensino.

No ensino fundamental e médio, foram implantadas avaliações que pudessem não apenas analisar o rendimento da instituição, mas também podendo acompanhar o desenvolvimento dos alunos, índice de evasão da escola e a qualidade do ensino.

Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB.

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem o objetivo de avaliar a Educação Básica brasileira sendo assim contribuir para a melhoria de sua qualidade e para o acesso à escola, oferecendo auxilio para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

O Saeb é composto por três avaliações externas:
 

Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb:valia a qualidade, equidade e a eficiência da educação brasileira, caracteriza-se de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira. 

O que é avaliado?

Habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas).A partir de 2013 também serão realizadas provas de Ciências (somente para o 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental e 3º série do Ensino Médio).

Como é a divulgação dos resultados?

Oferece resultados de desempenho apenas para as unidades da federação, regiõese Brasil.
 

Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"):  avaliação envolvendo os alunos da 4ª série, 5ºano e 8ªsérie, 9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. 

O que é avaliado?

Habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas). A partir de 2013 também serão realizadas provas de Ciências (somente para a 8ª série/9º ano do Ensino

Fundamental).

Como é a divulgação dos resultados?

Fornece as médias de desempenho para cada escola participante, cada um dos municípios, unidades da federação, regiões e Brasil.

A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA: avaliação envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.

A Aneb e a Anresc/Prova Brasil são realizadas bianualmente, enquanto a ANA é de realização anual.

 Provinha Brasil

É uma avaliação diagnosticada do nível de alfabetização das crianças matriculadas nas escolas públicas brasileiras que desejam visualizar os resultados da Provinha Brasil em forma de relatórios eletrônicos. Com base nas informações obtidas por meio da avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização dos alunos Não é obrigatória a realização desta prova. Trata-se de uma opção da escola.

QUEM PARTICIPA DA PROVINHA BRASIL?

A Provinha Brasil avalia o processo de alfabetização de crianças matriculadas no 2° ano do Ensino Fundamental.

 O que é o IDEB?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 com a iniciativa de avaliar e reunir informações sobre a educação brasileira, utilizando dois conceitos, o fluxo escolar e médias de desempenho nas avalições.

METAS DE QUALIDADE DO IDEB

O ideb foi criado com uma escala de zero á dez, sintetizando dois conceitos igualmente importantes para a qualidade de educação: aprovação e média de desempenho do estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre a aprovação escolar, obtidos mediante o desempenho dos alunos nas avaliações do Inep.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com