TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE À DISTÂNCIA E INDIVIDUAL

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE COMÉRCIO INTERNACIONAL

Disciplina: PROCESSO DE EXPORTAÇÃO

Professora: SIMONE FONSECA DE ANDRADE

[pic 1]

ATIVIDADE À DISTÂNCIA E INDIVIDUAL

POSTAR NO WEBFÓLIO ATÉ 03/04/2016

Com base na leitura do material disponível no AVA, Acervo da Turma, Aula 4, “Apresentação – INCOTERMS 2010”, responda as questões abaixo:

1) Por que se diz que os Incoterms são considerados cláusulas de preços?

2) Quais são os Incoterms exclusivos para o transporte marítimo?

3) Com base nos INCOTERMS 2010, responda as questões abaixo:

a) Você compra de uma empresa situada em Marselha (França) um contêiner de móveis, utilizando o INCOTERM FAS. Você deverá pagar as despesas de desembaraço aduaneiro para a exportação?

b) Um exportador canadense realiza uma venda DAP Porto de Narvik (Noruega). Ele deverá pagar as despesas para descarga da mercadoria em Narvik?

c) Você está comprando mercadorias na condição CIP Valência (Espanha). Você deverá contratar o seguro?

d) Você exporta para o Canadá um container FCL carregado de implementos agrícolas. O contrato de venda determina a utilização do INCOTERM FOB Itajaí (Brasil). Você pagará as tarifas de manipulação da carga (THC – Terminal Handling Charges/Capatazia) em Itajaí?

e) Você exporta mercadorias para o México, utilizando o INCOTERM CFR Porto de Navegantes (Brasil). Você deverá pagar o desembaraço aduaneiro para importação?

f) Sua empresa está situada em Belo Horizonte e você vende FCA Aeroporto de Guarulhos, você deverá arcar com as despesas de transporte interno até o aeroporto?

g) Você vende EXW Caxias do Sul, e a carga será levada de caminhão até Montevidéo-Uruguai, quem pagará o transporte terrestre até Rivera?

h) Você exporta para a Espanha um container LCL. O contrato de venda determina a utilização do INCOTERM CIF Ceuta (Espanha). Você deverá contratar a consolidação da carga no terminal do porto de saída?

i) Você compra FCA Aeroporto de Kano (Nigéria). Você deverá pagar o frete aéreo?

j) Um exportador brasileiro vende suas mercadorias utilizando o Incoterm DAP Fronteira Brasil-Argentina (lugar determinado). Esse exportador terá a obrigação de pagar os impostos para importação?

4) Em todas as situações abaixo descritas, você atua como exportador de mercadoria.

Descreva, de forma completa, o INCOTERM (versão 2010) apropriado em cada caso:

Descrição da situação

INCOTERM ESCOLHIDO

Você vende mercadorias a um importador situado em Stocolmo (Suécia). Ele lhe solicita que você inclua no preço todas as despesas do processo (transporte, seguro, desembaraços aduaneiros de importação e exportação). A entrega deverá ser feita em Stocolmo.

Seu comprador pede que você remeta as mercadorias de forma que ele não tenha que pagar o frete internacional. Porém, ele aceita correr os riscos de tal transporte, pois possui uma apólice de seguro com amplas coberturas. O porto de destino é Rotterdam (Holanda)

Você não quer se preocupar com nenhum desses fatores: transporte interno, transporte internacional, despacho de exportação e seguro de transporte. Sua fábrica está localizada em Joinvile.

Seu comprador solicita que você envie suas mercadorias por via marítima e que assuma todos os riscos e custos do transporte oceânico, bem como aqueles relacionados com a descarga no Terminal do Porto de Toquio (Japão). O despacho aduaneiro de importação será por conta do importador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com